Como mostrar números em apresentações de forma interessante? Imagine-se assistindo uma reunião onde apenas são apresentados números, dados e gráficos. Um pouco cansativo, não? E se for você a ter que apresentar algo com 120.000 números?
Sim, seria uma tortura ter de prestar atenção nisso, e um sério desafio para o apresentador.
Afinal, como é que você pode transmitir este tipo de informações de forma didática?
Frequentemente, os números são os protagonistas da nossa história e obrigam-nos a sacrificar grande parte da apresentação para podermos sustentar pesquisas quantitativas que foram feitas.
A boa notícia é que existem soluções para isso! Veja como Hans Rosling usou a criatividade para lidar com esse problema:
De acordo com ele, gráficos de informação deveriam ser considerados uma forma de arte.
Agora, veja este outro exemplo, criado pela Column Five Media, que mostra como é que você pode usar dados visualmente, e obter uma comunicação forte e interessante:
Infelizmente, porém, nem todos podem usar ferramentas como as que vimos nestes dois vídeos, mas podemos dar algumas dicas que poderão ajudá-lo a superar o desafio de números em excesso:
• Valorize a sua informação
Sempre que possível, coloque apenas um gráfico por slide. Isso geralmente requer MENOS esforço do que tentar colocar demasiadas coisas num slide.
• Números “chatos” são importantes
Não há como fugir deles, portanto, use fontes com pelo menos 16px, e assegure-se que as principais informações são bem destacadas nos gráficos.
• Livre-se de tudo o que não é essencial
Se questione: “este gráfico é realmente necessário?” Se, por exemplo, tudo o que lhe interessa é mostrar que os níveis de segurança aumentaram, limite-se a mostrar apenas uma seta para cima com o respectivo valor desse aumento.
A nossa sugestão é que só inclua um gráfico quando a história for importante.
• Use cores de forma sábia
Use cor(es) para separar partes discretas de informação.
• Use animações no slide com sabedoria
Guie a atenção do público para o seu gráfico, mostrando as informações em etapas. Faça com que as animações sigam o seu discurso, destacando em cada momento apenas aquilo que está falando, e fazendo desaparecer todo o resto.