É importante saber que o frete é cobrado de acordo com o peso da mercadoria ou o espaço que ela ocupasempre o que for maior. Produtos com peso leve mas com um grande volume (por ex. travesseiro), acabam saindo tão caro como produtos pesados.
Para medir se o produto é muito volumoso, utiliza-se o “peso cubado” que é a multiplicação das dimensões do produto (já embalado), Comprimento x Altura x Largura (CAL) multiplicado ou dividido por uma constante que varia se o transporte for aéreo, rodoviário ou via correios.
Logística

No caso dos Correios os valores são multiplicados em cm e divididos por 4800

Exemplo:
Comprimento Altura Largura
Peso cubado : (60 x 10 x 30 ) / 4800
Resultado: 3,75 kg
As plataformas de e-commerce possuem sistemas que fazem este cálculo e são programadas para sempre considerar o frete mais oneroso para que o lojista não tenha prejuízo.
O frete pode ser calculado de duas maneiras em uma loja virtual dependendo da plataforma utilizada .
• Importação de planilha de  CEP/custos  do operador logístico: O mais comum e recomendado, é que plataforma possa importar uma tabela com faixas de CEP e custos, do operador logístico que irá compor a loja. Essas planilhas juntamente com os dados de peso e volume, possibilitam o sistema calcular na hora o valor do frete a ser pago pelo cliente. Os correios, por exemplo, comercializam uma planilha Excel própria para este tipo de aplicação, sempre com a última atualização das faixas de CEP.
Logística

– Vantagem: o cálculo é feito rapidamente, e não tem problema de ter indisponibilidade.

– Desvantagem: os valores podem estar desatualizados, assim como as faixas de CEP.

• Consulta remota online: normalmente feita via webservice, utilizando-se a linguagem XML. Neste modelo a loja está integrada com o sistema do operador logístico e efetua o cálculo na hora da compra. No caso dos Correios isto pode ser feito seguindo de quatro formas diferentes conforme explicado na página http://www.correios.com.br/webservices/


– Desvantagens:
o sistema está sujeito a instabilidades dos servidores de terceiros, isto pode fazer com que a resposta seja lenta ou até mesmo não ocorra.

– Vantagens: o lojista tem a certeza de sempre consultar a base de dados atualizada.

 

Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

2 Comments

  1. Estou tentando integrar o webservice da JADLOG no meu site, mas nunca fiz esse tipo de trabalho. Alguem pode me dar um norte?

  2. Marco Antonio Reply

    Boa Tarde, Ótimo site, meus parabéns, com certeza vou ler todos os seus artigos. Estou pretendendo iniciar minha loja física no mundo digital, mas ainda tenho muitas duvidas, principalmente sobre o calculo de frete.
    Trabalho com produtos elétricos em sua maioria, pesados. Vi que neste artigo foi citado para o calculo, o “peso cubado”, mas, como saberei este peso cubado e seu tamanho antes do cliente comprar o produto? Teria que embalar um por um dos produtos que tenho em estoque, para saber o volume e peso cubado de cada um dos 10.000 itens que tenho em estoque?
    Me desculpe se minha pergunta é absurda mas não vi em lugar algum explicação sobre isso.
    Agradeço muito sua atenção.

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