Credibilidade na Internet: A História da E-bit. Em 1999, quando a internet ainda dava seus primeiros passos no Brasil, quatro jovens sonhadores e recém-saídos de seus MBA’s nos EUA idealizaram um negócio e resolveram dedicar-se ao empreendedorismo, montando uma operação na rede de computadores.
Assim, em janeiro de 2000, André Sapoznik, Alexandre Camilo, Luiz Otávio e Benjamin Quadros viajaram aos EUA, na tentativa de obter oportunidades com companhias de internet. Em fevereiro, conseguiram que os Grupos Brazil Warrant e Accor se tornassem seus investidores.
A princípio, a nova empresa foi instalada na residência de um dos sócios fundadores. O lugar foi apelidado de “Garagem”. Na mesma época, foram feitas as primeiras contratações de funcionários. Eram apenas 10. Os quatro sócios e mais seis pessoas. Entre elas, eu, Pedro Guasti, que fui convidado para auxiliar na estruturação da área comercial.
Tudo estava caminhando. Faltava apenas escolher um nome. Pensaram em bit.com e bit.net, entretanto, ambos os domínios já existiam, fato que os levaram a pensar em uma terceira alternativa: E-bit, que, de acordo com Luiz Otávio, era charmoso por fazer menção à sigla muito usada pelos analistas financeiros, EBIT (Earnings Before Interest and Taxes).
O ano 2000 prometia ser agitado, com a contratação da BRQ para desenvolvimento dos produtos da E-bit. Em Abril, tivemos mais dois acontecimentos importantes: a inauguração do primeiro escritório, situado na Rua Helena, na Vila Olímpia, e a primeira versão do site da E-bit, com aproximadamente 15 lojas conveniadas, entre elas, alguns nomes de peso, como e-ponte (venda de passagens de ponte área da Varig), Ponto Frio e Americanas.com. Em Junho, a Caixa Econômica Federal aprovou o primeiro plano de sorteios. O prêmio foi um automóvel Fiat Palio. O ganhador concorreu com apenas 2.000 pessoas.
Mais de 200 lojas foram conveniadas em apenas três meses, um passo importante para consolidar a presença no mercado e estabelecer as bases para um futuro promissor. A esta altura, entendemos que para atingir um equilíbrio operacional seria necessário ampliar o mix, incorporando aos produtos já existentes, ferramentas inovadoras para o cenário brasileiro da época, como testes de usabilidade, pesquisas adhoc sob demanda, consultoria e gerenciador de envio de e-mails, o Velobit.
No início de 2002, os sócios fundadores decidiram deixar o dia-a-dia da empresa, me convidando para assumir a direção geral, juntamente com Fabiana Yazbek, gerente de Produtos e Usabilidade, e Eduardo Amorim, gerente de Tecnologia, para dar continuidade à gestão e ao avanço sustentável da E-bit.
De 2003 a 2005, com um faturamento que crescia 50% ao ano, chegamos a 700 lojas conveniadas, conquistando espaço e grandes clientes do mercado financeiro, varejo e indústria. Em 2005, com o desenvolvimento da empresa e a necessidade de um local maior, mudamos para um escritório na Avenida Dr. Cardoso de Mello, também na Vila Olímpia.

Pedro Guasti é Diretor-Geral da E-bit
Pedro Guasti é Diretor-Geral da E-bit

No começo de 2007, a E-bit foi reestruturada em três grandes unidades de negócios, dividindo-se em: ‘e-mail Marketing’ (Velobit), ‘Consultoria e Pesquisa’ e ‘Informações de Comércio Eletrônico’. Com essa reestruturação, novas oportunidades apareceram e, em julho, o Buscapé Company adquiriu a unidade de negócios que gera informações sobre o e-commerce nacional.
A partir de 2008, levamos a Certificação E-bit para mais quatro países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia e México, locais onde o Buscapé Company tem seus escritórios instalados para operação dos principais produtos do grupo.
Em 2012, a E-bit lançou o eDashboard na plataforma Cognos. Com essa ferramenta, é possível acompanhar o pulso do comércio eletrônico diariamente, obtendo informações relevantes para a gestão das lojas virtuais, com dados extremamente importantes como o NPS (Net Promoter Score), que avalia a satisfação do consumidor da loja analisada ao seu mercado concorrente.
Finalmente, chegamos ao ano de 2013, com motivos de sobra para comemorar. Lançamos uma nova versão do site, mais moderna e funcional, e atingimos a marca de mais de 16 milhões de questionários coletados junto aos consumidores, que, a fim de relatar a sua experiência de compra online, respondem as nossas pesquisas, contribuindo para a reputação de mais de 20.000 lojas virtuais e, também, para aumentar a confiança de mais de 45 milhões de pessoas que compram pela internet e têm nas medalhas Diamante, Ouro, Prata e Bronze da Certificação E-bit, a certeza de uma compra segura.

Uma história de sucesso: Como a E-bit se tornou um Símbolo de Credibilidade na Internet

Para os próximos anos, continuaremos empenhados no nosso ideal de ajudar a tornar o comércio eletrônico brasileiro cada vez melhor. Os e-consumidores são o nosso foco e estimular os varejistas a oferecerem ótimos serviços faz parte do nosso trabalho. Dessa forma, reafirmamos a cada dia, a credibilidade que conquistamos em 13 anos de história.
Texto escrito por Pedro Guasti, para o Blog do Romero Rodrigues.

Author

Pedro Guasti é CEO da Ebit e ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Interação e e-commerce da Fecomercio SP. Co-fundador da Ebit em 2000, foi responsável pela estruturação das áreas de Marketing Comportamental, Inteligência de Mercado e Universidade Buscapé Company. Colabora ativamente na divulgação e fortalecimento do e-commerce no Brasil, sendo um dos idealizadores do relatório Webshoppers. Graduado em Tecnologia da Computação pelo Mackenzie-SP, pós-graduado em Varejo no Provar/FIA e MBA na Universidade de São Paulo em Conhecimento, Tecnologia e Inovação. Membro do grupo de investidores Harvard Business Angel, Palestrante, Consultor e Professor de e-commerce e tendências no varejo Omnichannel.

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