T – Glossário do Profissional de E-commerce

Tag: é um comando inserido no texto de um arquivo que descreve a estrutura lógica do documento e determina como o arquivo será exibido no browser. Também podem ser feitas tags por seções ou como o todo dentro de um determinado site. 

Tag Canonical: elemento da tag Link que visa diminuir a quantidade de URLs com conteúdo duplicado. Todas as páginas apresentam o mesmo conteúdo somente alterando uma única imagem, ou seja, a relevância da página principal http://www.dominio.com.br está sendo distribuída por várias páginas fazendo com o que o Google a considere menos relevante. O link com o atributo canonical deverá ficar dentro do header.

Taguear: processo de inserção de tags na linguagem de programação de um site. Ao inserir as tags de otimização, você está tagueando.

Tamanho de banner: contém duas medidas – o peso, medido em Kbytes, e a altura versus a largura, medida em pixels.

Target: Público alvo.

Targeting: verbete que diz respeito à segmentação, indo além da idade e sexo, como na mídia tradicional. Seu ponto forte é fornecer a segmentação por comportamento, isto é, estudar o que o usuário faz para entregar uma campanha focada em suas necessidades e desejos. É necessário que o veículo ou site tenha informações completas deste usuário para efetuar esta entrega. Os adservers fornecem esta opção para rastrear este usuário único. Ver descrição de Usuário Único.

Taxa de Conversão de Vendas: este é um dos principais parâmetros para se medir a eficiência de vendas de uma loja. Consiste no percentual obtido pela divisão do número de visitas pelo número de pedidos efetuados e concretizados em uma loja. Normalmente, situa-se entre 1 a 5% em uma loja virtual.

Taxa de Rejeição (Bounce Rate): é a taxa de visitantes que deixam o seu site sem visitar outras páginas (além daquela que ele entrou) dividida pelo número total de visitantes dessa página antes que ocorra o tempo da sessão. Este tempo não é padrão, ele depende do software “analytics” usado e será descrito a seguir. Em uma loja virtual este parâmetro é de grande importância para medir o interesse do internauta ao navegar em determinadas páginas de produto e avaliar e desta forma a qualidade do conteúdo oferecido.

TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol): é um protocolo de comunicação entre computadores na internet.

Teaser: em inglês “aquele que provoca” (provocante), é uma técnica usada em marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informações enigmáticas no início da campanha.

Tempo Médio de Navegação: corresponde ao período em que os usuários únicos de determinado site navegaram durante o preíodo analisado. Por exemplo, no mês de junho os internautas do site x navegaram em média 45 minutos por seu conteúdo.

Tempo por Pessoa: tempo médio que cada internauta fica conectado em um endereço.

Time Spending ou Duração da visita: métrica que afere o período de tempo que o usuário fica navegando em um website.

Ticket Médio (ou Tíquete-médio): é um indicador do desempenho de vendas. Corresponde ao valor obtido através da divisão do faturamento de um determinado período pelo número de pedidos recebidos na mesma época.

Tráfego (Traffic): é a quantidade de pessoas que visitam determinado site.  A geração de tráfego é um dos principais objetivos mercadológicos de qualquer negócio online.

Transmídia: o fenômeno do transporte da informação para as múltiplas plataformas de comunicação. É um movimento que acompanha a criação de novas tecnologias, como leitores de e-books e celulares com Televisão Digital.

Tutorial: um passo a passo explicando como fazer algum processo. Descrito detalhadamente, de preferência com imagens.

Tweet: é uma mensagem, postagem ou atualização enviada no Twitter com o limite de 140 caracteres.

——————————————————————————————————————————————————

ABCDEFGHIJKLMNOP-Q-RSTUVWX-Y-Z
Para ver as definições, clique nas letras.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.