O mundo do e-commerce passa por mudanças frequentes e é necessário ao empresário se adaptar às alterações no mercado para que ele possa aproveitar momentos em que as oportunidades aparecem.
Um bom exemplo de alteração na maneira pela qual lojas e consumidores interagem é a inserção de um novo método de pagamento que tem ganhado cada vez mais popularidade entre os brasileiros: as criptomoedas.
Ao analisarmos o Google Trends – uma das plataformas que oferece análise de tendências de mercado e importantíssima para quem quer descobrir alguns trends para o seu negócio – é possível perceber esse aumento no interesse pelas criptomoedas no Brasil.
A busca pelo termo valor do Bitcoin, por exemplo, teve um aumento vertiginoso desde maio de 2017 e volta a ter picos de busca com frequência. Isso demonstra que muitas pessoas procuram saber sobre essa e outras criptomoedas.
É por isso que, para o universo do e-commerce, um negócio online que não se atualiza e oferece moedas digitais como uma opção de pagamento pode ficar para trás de seus concorrentes.
Mais privacidade para o comprador
Existem diversas razões pelas quais um consumidor de um e-commerce pode optar por comprar com criptomoedas. Alguns dos principais motivos da utilização de uma criptomoeda para fazer uma compra em lojas online são os seguintes:
- Maior privacidade nas transações online: pelas criptomoedas contarem com o uso da tecnologia blockchain, elas oferecem muito mais proteção para os dados de quem detém esse ativo em carteira em comparação com outras opções de pagamentos.
- Flexibilidade nos pagamentos: além de comprar produtos ou pagar por serviços na internet, quem tem uma criptomoeda pode utilizá-la para diversos objetivos, não só para compra de produtos ou serviços.
- Rapidez nas transações: as criptomoedas são conhecidas por serem muito rápidas em suas transações. É comum que uma transação seja liquidada em apenas alguns segundos.
Em teoria, o comprador que utilize criptomoedas para comprar produtos ou serviços online tem uma série de vantagens ao utilizá-la.
Além de todos os prós mencionados anteriormente, quem compra criptomoedas também tem disponível um ativo de investimento que pode se valorizar ou desvalorizar, servindo como opção de investimento para quem gosta de diversificar seu portfólio.
O consumidor em primeiro lugar
Já foi comentado sobre a importância de colocar o consumidor em 1º lugar e como isso impacta diretamente na experiência que ele tem com o seu e-commerce. Nesse caso, não é diferente. Pois, quando um comprador tem criptomoedas e quer utilizá-las para comprar, ele dará prioridade a um site que ofereça esse método de pagamento.
Quando um consumidor sente que o site que ele pretende comprar o produto de sua preferência disponibiliza o seu método de pagamento preferido, há muito mais probabilidade de conversão daquela venda. Por outro lado, uma loja virtual que não tenha essa opção para fechar negócio, possivelmente será deixada de lado.
É interessante considerar que as criptomoedas são diferenciadas também para quem utiliza dispositivos móveis. A utilização de smartphones para compras online tende a crescer muito ao longo dos anos, de acordo com informações que estão disponíveis em estudos na internet.
Por isso, quem disponibiliza criptomoedas e ainda disponibiliza a opção de utilizá-la pelo celular é essencial para que a experiência de quem compra seja a melhor possível, o que coloca o papel do consumidor em 1º lugar, uma boa prática para quem tem um e-commerce.
Considerando todos esses aspectos e a importância das criptomoedas para fidelizar e atrair novos clientes, é essencial que um e-commerce que quer se diferenciar permita que os seus consumidores utilizem uma moeda digital para comprar produtos ou serviços pela internet.