O crescimento crescente do e-commerce no Brasil fez com que a variedade de livros de e-commerce aumentasse. Tal crescimento de material didático, por se dizer, se explica na profusão de lojas virtuais que surgem na mesma medida em que são extintas. Isso mostra que para ter uma atividade de comércio online é necessário estudar esse mercado antes.
Dessa forma, os livros sobre empreender no e-commerce mostram os aspectos teóricos, práticos e as tendências deste tipo de atividade empresária. Certamente, os livros de e-commerce são uma excelente ferramenta para quem deseja expandir os negócios para as vitrines online.
Mesmo que você tenha experiência com vendas, com lojas, com logística de produtos e atendimento ao cliente, é preciso unir esse conhecimento a um novo, fazer isso tudo de uma maneira diferente. O ambiente virtual possui características próprias, que o tornam em fator de imprevisibilidade, o qual pode ser perigoso para quem está no começo de sua loja virtual.
A boa notícia é que os melhores livros de e-commerce possuem uma linguagem fácil e um aprendizado real em suas páginas, que farão com que você aplique os ensinamentos em seu empreendimento.
Também vale ressaltar que o formato de livro não deve ser subestimado, pois, ainda é uma das melhores, mais completas ferramentas de aprendizado.
Os principais livros de e-commerce se dedicam a três conceitos fundamentais: extrair o que há em comum com as lojas físicas, mostrar modelos de negócios que se aplicam ao varejo virtual e ensinar as técnicas marketing mais eficientes para a venda online.
Conheça a seguir o que é empreendedorismo digital em detalhes, com ênfase no e-commerce e quais são os principais livros para você dominar essa área!
Como escolher um bom livro de e-commerce?
Para não se perder nas várias opções, se atente principalmente a 3 coisas: A fase que você está no seu empreendimento, e se o livro se adequa a ela. Se você precisa começar do zero, se já tem uma loja mas precisa melhorar a conversão de vendas, se precisa entender mais sobre marketing digital com foco em e-commerce ou se quer buscar livros inspiradores para melhorar sua estratégia.
A segunda dica é ver se o livro está atualizado com o momento atual. Isto porque o varejo digital é muito dinâmico e muitas vezes você está lendo um excelente livro mas ele foi escrito antes de canais como o Instagram estar consolidado como canal de mídia para o varejo online(que foi em 2018).
E a terceira e última dica, não se atenha somente a descrição e a nota de avaliação, leia principalmente o comentário dos leitores. Nos comentários sempre a informações valiosas que muitas vezes não se descobre nas descrições. Nesse ponto, nenhuma outra loja oferece uma riqueza de avaliações de clientes como a Amazon. Você pode até comprar em outra loja, mas vale ver na Amazon o que os leitores dizem sobre aquele livro.
Livros incríveis para empreendedores de e-commerce
Devido à disseminação de conhecimento em canais, sites e livros, é importante saber quais são os principais livros de e-commerce, a fim de obter uma leitura proveitosa e não perder tempo com obras rasas demais.
O grande perigo na variedade é justamente não saber o que levar para casa. Em termos de livros, não há como estabelecer a qualidade e a compatibilidade com o estilo do autor. Dentre as muitas opções de livros de e-commerce, vale a pena destacar as que são mais populares, escritas pelas figuras mais proeminentes do negócio.
Além disso, esses livros de e-commerce reúnem qualidades indispensáveis para quem deseja conhecer sobre empreendedorismo digital através de uma boa leitura. A leitura é fácil, os conceitos são estruturados e as aplicações podem ser feitas em empresas que estão no começo desse modelo de negócio.
Confira abaixo os 4 livros de e-commerce essenciais para que sua empresa prospere.
Satisfação garantida
Este livro é para inspirar e abrir sua mente empreendedora. Conheça Tony Hsieh, ex-CEO da Zappos uma empresa que revolucionou o atendimento ao cliente. Infelizmente Tony nos deixou em um trágico acidente em 2020, mas deixou também um grande legado que explica como uma loja que vende sapatos e roupas foi comprada pelo valor de U$ 928 milhões pela Amazon em 2009. A Cultura Zappos inspirou o mundo e no Brasil foi referência para empresas como Netshoes. Neste livro autobiográfico, Tony conta de modo descontraído e cheio de lições, como esse americano de pais chineses transformou a experiência do cliente no maior patrimônio da Zappos.
Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos
O marketing digital é o combustível de uma loja virtual. Sem atrair audiência qualificada, as vendas não acontece. Neste livro, o empreendedor português, Paulo Faustino mostra porque é reconhecido como um dos profissionais mais influentes na área do Marketing Digital e Marketing de Afiliados em língua portuguesa.
O Livro Marketing Digital na Prática oferece um olhar prático e pragmático sobre a importância da estratégia, como tirar partido das principais plataformas e ferramentas de marketing digital disponíveis e aplicar todo esse conhecimento no desenvolvimento e promoção de qualquer tipo de negócio ou produto.
Ideal para que começar a dar os primeiros passos no marketing digital e precisa de um ponta pé inicial.
Universo do E-commerce
Neste livro o fundador da empresa Codeby, Felipe Guimarães, mostra de forma didática os vários conceitos utilizados no comércio eletrônico. Um livro de consulta que vai ajudar muito que precisa rapidamente se situar no ambiente de uma operação de e-commerce.
Destrinchando temas relacionados a modelos de negócios e operações, pontos de marketing, atendimento e logística, e também tópicos relacionados a tecnologia, sistemas e integrações, acessibilidade e segurança da informação.
Para leitores mais experientes, este livro poderá servir como canal de consulta, onde cada capítulo poderá tratar de assuntos específicos e pertinentes à sua operação.
Um verdadeiro livro de cabeceira para quem quer iniciar seu e-commerce com o pé direito que vale muito o investimento.
Bora Varejo: Como a cultura de transformação digital ajudou as empresas a enfrentarem a maior crise do século
Este livro aqui é para entender o momento que passamos em 2020 e seus efeitos irreversíveis no e-commerce brasileiro. Após a pandemia do Covid-19, Alfredo Soares, convidou os maiores empresários do Brasil para discutir as principais práticas usadas durante a aceleração digital que causou a disrupção do varejo. Após mais de 50 lives em plena quarentena, ele resolveu compartilhar as estratégias utilizadas para não apenas sobreviver, mas obter ainda mais resultados na retomada da maior crise que o mundo viu no século.
Bora Varejo é um manual cujo objetivo é o ressurgimento de empreendedores e gestores pós-Covid-19. Na era da Gestão 4.0, os empresários provam ser possível, sim, se adaptar e deixar de ser refém dos métodos tradicionais de venda, engajamento dos clientes e agilidade nas decisões.
Este livro é mandatório para empresários que tinham uma presença tímida no mundo digital precisam rapidamente adaptar-se a nova realidade.