Se você deseja começar um negócio online no próximo ano, confira as principais recomendações para ter um empreendimento de sucesso e lucre com ele!
Nos últimos anos, o comportamento do consumidor mudou bastante e isso se deve ao fato de que, cada vez mais, pessoas têm acesso à internet e às novas tecnologias, algo que vem tornando suas decisões e ações de compra cada vez mais práticas.
Obviamente, é preciso ressaltar que o cenário pandêmico também contribuiu para fortalecer essa mudança de comportamento e o crescimento de negócios online, mas a perspectiva é que mesmo com a normalização, esse setor de empreendimentos digitais continue crescendo, se fortalecendo e aumentando o seu lucro.
Para se ter uma noção, agora em 2021 foram registradas 78,5 milhões de compras online, o que representa um crescimento de 53% em relação ao ano passado.
Desse modo, o empreendedorismo digital no Brasil não é mais uma tendência, mas sim uma forte realidade e quem pensa em empreender pode, e deve, considerar em suas opções começar um negócio online.
Para te ajudar, preparamos neste artigo dicas práticas de como montar o seu negócio online em 2022. Confira agora e boa leitura!
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Motivos para começar um negócio online
Iniciar um negócio online possui diversas vantagens que podem ser determinantes para quem deseja começar a empreender.
Por exemplo, os custos são mais baixos, pois não possuem os gastos que um negócio físico exige, como aluguel, água/luz, IPTU, mobília, custos com transporte e por aí vai.
Também é mais fácil segmentar o público alvo, pois a internet oferece inúmeras possibilidades de estudar quem são os seus consumidores e de como chegar até eles.
Além disso, o alcance é bem maior, pois não existem limitações geográficas e havendo uma boa logística para entrega de produtos, “o céu é o limite”.
Outro ponto que vale destacar é a flexibilidade, você pode fazer os seus horários e trabalhar de onde quiser, entre outros vários motivos.
Como começar um negócio online em 2022?
A seguir, confira algumas dicas que vão ajudar você a começar um negócio online no próximo ano.
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Escolha um nicho de mercado
O nicho de mercado é a segmentação do público-alvo. Esse nicho representa as preferências de determinado grupo, seus problemas e possíveis soluções.
Por isso, saber identificar um nicho de mercado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.
Faça uma lista com os mercados em que você quer atuar e com os segmentos que você mais gosta ou domina.
Depois, faça uma pesquisa sobre quais destes são mais rentáveis, quais permitem que você possa inovar e quais possuem mais concorrência, para que você possa avaliar a viabilidade econômica deles em um negócio.
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Defina o seu orçamento
Apesar de precisar de um investimento menor que um negócio físico, um negócio online ainda precisa de investimento.
Por isso tenha bem definido o quanto você poderá gastar inicialmente, seja para legalizar a empresa, para divulgação com marketing digital, para compra de domínio e construção de site (caso você não saiba fazer), além de gastos com aquisição de produtos para estoque, contratação de colaboradores, entre outros gastos.
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Faça um plano de negócios
Um bom plano de negócios é capaz de antecipar possíveis situações e criar estratégias para lidar com elas, além de ajudar você a entender o mercado e suas mudanças. E essa é uma etapa igualmente essencial para empreendimentos virtuais.
Para começar, descreva o seu empreendimento e qual o diferencial dele no mercado; descreva seu perfil como empreendedor e dos colaboradores, caso os tenha; defina quais produtos, serviços e principais benefícios do negócio para o público-alvo, entre outras informações.
Um plano de negócios abrange muitos aspectos e quanto mais detalhado ele for, melhor será para você. Muitos sites fornecem modelos gratuitos e completos de plano de negócios, pesquise e encontre qual se adequa melhor ao seu negócio.
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Firme boas parcerias
Por mais que você domine sua área de atuação, o apoio das pessoas certas para começar um negócio online é essencial, sejam eles parceiros comerciais, tecnológicos ou fornecedores.
A qualidade dessas parcerias é importante pois está diretamente ligada com o bom funcionamento do seu empreendimento.
Assim, se você optou por investir em uma loja virtual de roupas, por exemplo, é importante que seus fornecedores ofereçam produtos de qualidade e dentro do prazo, que os parceiros na divulgação saibam como atingir o público alvo e que os parceiros responsáveis pelo atendimento sejam atenciosos e dedicados em resolver os problemas.
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Escolha uma plataforma de vendas
Ao decidir empreender pela internet, você precisa escolher por onde fará isso. Pode ser em e-commerce com um site próprio ou em marketplace.
Uma loja virtual funciona como um modelo único de negócios e é uma marca exclusiva do seu empreendimento.
No e-commerce é você (ou um desenvolvedor) quem controla os códigos, a hospedagem, todas as melhorias e formas de integração. Fica por sua conta a gestão e personalização do ambiente virtual.
Já o marketplace funciona como um Shopping Center, onde em um só portal estão reunidos diferentes vendedores. Nesse modelo a infraestrutura já vem pronta, e você só precisa se cadastrar e anunciar os produtos.
Ambos os tipos possuem vantagens e desvantagens que vão ser definidas de acordo com o objetivo do seu negócio.
Por isso, faça uma pesquisa detalhada sobre essas duas opções para entender qual delas se enquadra melhor ao seu negócio online.
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Divulgue o seu negócio online
Entenda que nesse sentido não existe uma fórmula mágica de divulgação, são várias as estratégias e tipos de abordagem possíveis e um plano de marketing se faz necessário para entender e determinar quais são as mais ideais para o seu negócio. Veja algumas ideias
- Faça presença nas redes sociais com conteúdo de qualidade e relevante para seu nicho;
- Otimize seu site para motores de busca;
- Faça parcerias com influenciadores que atinjam seu público-alvo;
- Invista em Google Ads;
- Participe de grupos online para criar um relacionamento orgânico;
Essas são apenas algumas sugestões, mas procurando por Marketing Digital na internet você terá acesso a uma infinidade de ideias capazes de impulsionar seu negócio gastando pouco ou até mesmo nada.
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Valorize o pós-venda
Nicho de mercado escolhido, plano de negócios feito, boas parcerias firmadas, plataforma de vendas escolhidas, já fez sua divulgação e pronto, seu negócio online já está funcionando.
Agora é hora de fortalecer o relacionamento com os clientes e isso é feito através do pós-venda.
Procure manter contato com os clientes, pedir um feedback se o produto ou serviço correspondeu às expectativas e se não, quais as possibilidades de melhorar.
Dessa forma você mantém seus consumidores próximos à você e fideliza-os mais facilmente.
1 Comment
Realmente o negocio online é um desafio, estamos sempre competindo com os melhores vendedores de moda do mercado. Pode ter certeza que vou aplicar muito deste bloque no meu dia-a-dia.