O home office tem sido um dos principais assuntos no mercado desde que entramos em pandemia. Muitas empresas mudaram para o regime de home office, e agora os colaboradores tentam introduzir novas rotinas para ajudá-los a se manter produtivos enquanto trabalham de casa.
É nessa hora que a sociedade precisa da tecnologia para fazer com que certos problemas do cotidiano sejam resolvidos de forma mais simples e conveniente.
Para muitos consumidores, isso significa pedir comida, fazer compras de mercado via aplicativo e resolver tudo o que for possível por meios virtuais. Para empresas que oferecem esses tipos de serviço, isso significa novos clientes, mais pedidos e algumas limitações.
Diante disso, de que forma a tecnologia pode ajudar nesse processo?
Agora, mais do que nunca, as empresas estão procurando maneiras de criar experiências contínuas para manter um bom relacionamento com seus clientes existentes por meio de canais digitais.
Antes da pandemia, muitos de nossos clientes tinham planos de implementar suas transformações digitais nos próximos anos – isso mudou rapidamente. E, como resultado, fomos capazes de monitorar de perto suas escolhas estratégicas para encontrar novas maneiras de interagir com seus clientes.
Canais como o WhatsApp permitem que empresas se comuniquem com clientes de modo rápido, simples e confiável.
O aplicativo está presente em 99% dos celulares brasileiros, cerca de 76% dos brasileiros já interagem com as marcas por meio da plataforma de acordo com a pesquisa Panorama de Mensageria no Brasil publicada em fevereiro de 2020.
Empresas de delivery de todos os tamanhos podem adaptar o app de acordo com sua clientela, modelo de negócio e necessidades em situações emergenciais.
As empresas estão cada vez mais implementando soluções CcaaS (Contact Center as a Service) baseadas em nuvem para integrar perfeitamente suas comunicações em vários canais, incluindo SMS, WhatsApp, Facebook Messenger, RCS e voz.
Segue abaixo algumas dicas para usar diferentes canais um uma estratégia de Omnichannel marketing:
Informe a seus clientes que você está atendendo via WhatsApp
Assim que você tiver esse canal de comunicação à disposição, é importante que seus clientes saibam disso.
Uma maneira é utilizar links e QR codes que redirecionam diretamente para o WhatsApp (click to WhatsApp) em anúncios nas redes sociais.
Crie um chatbot para automatizar o processo de atendimento
Como o número de pedidos deve aumentar neste período, é importante que sejam implementadas soluções rápidas e confiáveis para responder potenciais clientes dentro do tempo e para diminuir o volume de trabalho de sua equipe.
Chatbots podem ser usados para enviar promoções diárias, menus, cupons de desconto, atualizações e para perguntas mais frequentes sobre um determinado produto ou serviço.
O uso de chatbot tem crescido a cada ano e, por causa da pandemia, houve um boom no setor financeiro (25%), varejo (22%), seguido por telecomunicações com aumento de demanda de 14%.
Os canais de comunicação que mais cresceram com a implementação de chatbot foram: WhatsAppp (88%), sites na web (81%), seguida pelo Facebook Messenger (75%) e o RCS (22%), segundo o Mapa do ecossistema brasileiro de bots, setembro 2020 pela Mobile Time.
Usar notificações para atualizar os clientes
Assim, você pode atualizá-los com o status dos pedidos. O WhatsApp permite o envio de imagens, vídeos, documentos e localização em tempo real. Mas lembre-se de pegar o opt-in do usuário primeiro.
Outros canais muito utilizados para envio de notificações são o SMS e o e-mail, estes são os canais mais comuns utilizados pelas empresas quando se trata de envio mensagens transacionais.
Crie uma rede de suporte
Consumidores estão tomando precauções, e as empresas também devem tomar. Situações como a que estamos vivendo tendem a aproximar as pessoas.
O melhor que podemos fazer agora é utilizar os recursos que temos para colaborar uns com os outros.
Está presente em diferentes canais é uma forma de criar esta rede de suporte ao cliente quando ele mais precisa.