O trabalho remoto se tornou parte da rotina da maioria dos funcionários de escritório nos últimos meses. Em muitas organizações, essa transição repentina ainda está sendo perturbadora e confusa – tanto para funcionários que se sentem mais confortáveis com as rotinas de um escritório físico tradicional, bem como para líderes que antes não gerenciavam trabalhadores remotos.

E mesmo depois de tantos meses tentando trabalhar em casa, implantar parâmetros e orientações sobre trabalho remoto – de tecnologias a práticas recomendadas simples ainda está sendo desafiador para muitos.

Embora possa exigir um pouco de trabalho extra para os executivos C-level gerenciarem funcionários remotos a curto prazo, eles têm recompensas a longo prazo à medida que os funcionários descobrem uma comunicação e colaboração aprimoradas.

Escolha os meios de comunicação com cuidado

Houve um bombardeio de reuniões virtuais, e-mails e bate-papos. Todas as conversas que ocorriam na sala de conferências, no bebedouro, nos cubículos e nas instalações dos clientes, agora ocorrem repentinamente online ou por telefone.

Para ajudá-los a se sentirem menos sobrecarregados e frustrados, os funcionários – especialmente os novatos no trabalho remoto – podem precisar de orientação sobre qual o melhor método de comunicação.

Para isso, líderes precisam estar preparados para aconselhá-los a considerar em cada conversa: complexidade, duração, delicadeza emocional, sensibilidade ao tempo e o nível de colaboração necessário.

  • E-mail: bom para informações diretas, breves, neutras e atemporais, que não exijam respostas, colaboração ou discussão.
  • Mensagens Instantâneas/Chat: essas conversas incentivam a socialização e são ótimas para perguntas e respostas rápidas, colaboração em tempo real e para compartilhar informações e anúncios com prazos.
  • Videoconferência: mesmo sem presença física, as reuniões virtuais cara-a-cara melhoram a comunicação. A videoconferência é a opção ideal para explicar informações complicadas e colaborar, utilizando o compartilhamento de tela para revisar os planos e documentos de projetos.
  • Telefone: quando o vídeo não for uma opção viável, o telefone é uma ótima forma para comunicar informações sensíveis, complicadas ou demoradas.

Considere como e o que comunicar

Há um nível de conforto associado à presença física em um escritório – uma compreensão de que é um local de trabalho. Por conta disso, os líderes empresariais podem se perguntar se os funcionários que trabalham em casa têm o equipamento certo e a estrutura organizacional certa para realizar o trabalho.

Para evitar confusões e suposições, é importante que comuniquem claramente metas, expectativas, prazos e progresso. E lembre-se: deve ser uma via de mão dupla; os funcionários devem mantê-lo atualizado sobre essas mesmas coisas.

Além disso, é preciso ser flexível quanto à disponibilidade e horários de trabalho individuais.

Alguns funcionários remotos podem preferir começar o trabalho mais cedo, fazer uma sesta no almoço ou fazer uma hora de ioga à tarde, e depois trabalhar até altas horas. Isso pode funcionar, desde que eles criem um cronograma regular e compreendam os requisitos e prazos da empresa.

Ressaltar que todos precisam exagerar na comunicação de suas horas de trabalho individuais, para que não haja mal-entendidos ou frustração na equipe é essencial.

Dê o exemplo

Também é importante se concentrar em seus próprios métodos de comunicação como líder. Especialmente em tempos de crise, o ideal é programar reuniões consistentes – para trabalho em equipe, reuniões de atualização de projetos e reuniões individuais com chefes de departamento.

Quando as boas práticas de comunicação começam do topo, os funcionários permanecem engajados e informados.

Por fim, as ferramentas que os funcionários remotos estão usando para se comunicar e colaborar devem ser consideradas. Produtividade e segurança são os objetivos principais.

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1 Comment

  1. Boa tarde! Sei muito bem que comunicacao entre equipa, parece uma coisa essencial. Az vezes pode ser dificil, porque todos nos somos pessoas diferentes. Alem disso, acredito que quando todas pessoas tem terafas certas e o alvo claro, tudo parece muito mais organizado. Por isso eu recomendo Kanban. (kanbantool.com) pentru cada pessoa e cada escritorio. Tenho esperanca que isso ajuda 🙂

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