Dados do censo e imposto de renda dos EUA mostram que a idade média de fundadores de negócios de sucesso nos EUA é 42 anos

Esqueça o que você ouviu falar sobre prodígios de 22 anos de idade, sentados nos escritórios em suas startups do Vale do Silício – se você quiser encontrar os empreendedores mais bem sucedidos, você tem que voltar algumas décadas.

De acordo com um documento de trabalho do professor do MIT Sloan, Pierre Azoulay, e do estudante de doutorado Daniel Kim, a idade média dos empreendedores que iniciaram empresas e passaram a contratar pelo menos um funcionário é de 42 anos.

“Se você não soubesse mais nada, e tivesse duas ideias idênticas, uma proposta por uma pessoa muito jovem, uma proposta por uma pessoa de meia-idade, e essa é a única coisa que você tem que seguir, o melhor a ser feito seria apostar em uma pessoa de meia-idade ”, disse Azoulay.

Para descobrir a correlação entre idade e empreendedorismo, Kim e Azoulay foram ao governo, mais especificamente, em dados administrativos do Banco de Dados Longitudinais de Negócios do Census Bureau, e dados de proprietários de negócios do Schedule K-1 do Internal Revenue Service.

A equipe analisou dados de cerca de 2,7 milhões de pessoas que fundaram empresas entre 2007 e 2014 e contrataram pelo menos um funcionário. Juntamente com a idade média dos empreendedores, eles também verificaram que os novos empreendimentos com o maior crescimento tinham fundadores com uma idade média de 45 anos.

Os pesquisadores divulgaram os dados em empregos de alta tecnologia, empresas apoiadas por capital de risco e empresas de patenteamento. Em todos os Estados Unidos, as idades médias dos fundadores foram 43, 42 e 45, respectivamente, para essas divisões.

A equipe analisou as idades e as startups em áreas como a Califórnia, Nova York, Massachusetts e, especificamente, o Vale do Silício. A idade mais próxima de qualquer fundador chegou de ser “jovem” em empresas financiadas por capital de risco, foi a idade média era de 39 anos em Nova York.

Da mesma forma, a idade média do fundador de um dos setores de tecnologia “mais jovens” – nesse caso, operadoras de telecomunicações sem fio – foi de 39 anos.

Kim e Azoulay também descobriram que os empreendedores eram 125% mais bem-sucedidos se já estivessem empregados em um setor específico no qual estavam iniciando um negócio.

Embora isso possa ser um choque – pelo menos para os jovens de 20 e poucos anos que querem começar empresas e os capitalistas de risco que os procuram para financiar -, Kim disse que para os economistas, essa ideia não deve ser muito difícil.

“Em teoria, sabemos que com a idade muitos benefícios se acumulam”, disse Kim. “Por exemplo, você obtém muito capital humano com experiência, você também obtém mais recursos financeiros à medida que envelhece, além de conexões sociais, e isso provavelmente aumentará suas chances de sucesso como empreendedor”.

20 coisas inteligentes que Jeff Bezos já disse

Ambição e empreendedorismo

Há outras maneiras de obter informações sobre fundadores e empresas, como o LinkedIn, explicou Azoulay, mas os dados do Censo “aproximam-se muito mais da verdade básica do que de qualquer outra coisa. Todo o resto é uma amostra selecionada.”

“Não são apenas os dados do Censo, o principal é que os dados do Censo correspondem aos registros do IRS”, disse Azoulay. “As pessoas tinham acesso ao Censo antes, mas não tinham como determinar quem é um empregado e quem é o fundador. É a primeira vez que podemos fazer isso”.

A equipe colaborou com Benjamin Jones, professor da Kellogg School of Management, da Universidade Northwestern, e Javier Miranda, do Census Bureau. Apenas os pesquisadores internos do Census Bureau têm acesso aos dados do K-1.

Antes de mergulhar nos dados, os pesquisadores tiveram que abordar várias coisas, como esclarecer o autoemprego versus o empreendedorismo, e reduzir o escopo de todas as empresas para aquelas que têm a ambição de crescer.

Muitos negócios são iniciados com a intenção de serem bem-sucedidos, mas ficam pequenos – pense em um drycleaner ou numa pizzaria.

“Não há nada de errado com isso”, disse Azoulay. “Mas quando você está falando sobre empreendedorismo, o que você conjura é a imagem de alguém que está tentando algo com a ambição de crescer no momento em que ele ou ela começa.”

Esse ponto de partida também é algo que precisava ser definido, disse Kim. Como você define empreendedorismo? É o dia em que você realmente contrata alguém, no dia em que surge a ideia em sua garagem, ou é o dia em que você se inscreve em um acelerador?

“Não houve acordo em termos de como você define um empreendedor; isso tem sido um desafio”, disse Kim.“Tivemos a oportunidade de combinar dados do Censo e dados do IRS que nos permitem identificar a propriedade dos negócios, combinada com pessoas que realmente estão no negócio no primeiro dia.”

O que Kim e Azoulay puderam acompanhar não foi apenas quem estava lá no primeiro dia, mas diferenciar os funcionários entre iniciantes e não-fundadores e os empreendedores que estão lá no primeiro dia e também possuem uma grande participação na empresa.

“O que acho legal em nosso artigo é conseguir fazer essas duas coisas ao mesmo tempo: encontrar fundadores e sua idade, para um conjunto de jovens empresas que provavelmente têm a ambição de construir algo significativo desde o momento em que eles começam ”, disse Azoulay.

Melhor empreendedorismo

Então, por que a idade é importante no empreendedorismo? Pode ser o resultado de capital humano, social ou financeiro, uma combinação desses, ou qualquer outra coisa.

“A única coisa que o Censo não tem são bons dados sobre educação. Não podemos contar a vocês se os fundadores tem PhDs ou uma educação universitária. Nós não sabemos disso. Nós vemos um pouco sobre sua experiência ”, disse Azoulay. “Isso é parte da idade, você sabe o que está acontecendo na indústria, você entende os problemas.”

Essa é uma lição para os fundadores e financiadores, disse Azoulay. Neste momento, algumas ideias que merecem financiamento podem não estar conseguindo porque seus fundadores de 37 anos de idade são rotulados como excluídos.

Isso não quer dizer que não existam alguns jovens que criaram “negócios bem-sucedidos muito grandes e robustos”, disse Azoulay, mas isso também não significa que eles não melhorarão com a idade. Bill Gates e Jeff Bezos, por exemplo, tiveram mais sucesso aos 50 anos do que aos de 20 anos.

Jeff Bezos: o termo “visionário” se encaixa com perfeição

Quanto a esses jovens de 20 anos que querem ser o próximo Mark Zuckerberg, Kim disse que eles não devem ser desencorajados pelos dados e, em vez disso, devem estar confiantes de que eles ainda podem obter sucesso e fazer parte do empreendedorismo aprimorado.

“Se você tem 22 anos ou talvez acabou de sair de um programa de MBA, e existe essa expectativa social de que você deve ser um empreendedor agora, repensar isso, porque você pode ter uma ótima ideia, mas pode não ter as habilidades certas ou experiência para realmente impulsionar essa idéia “, disse Kim. “Pense em planos de carreira como opções, não apenas como caminhos absolutos”


Texto publicado anteriormente no Jornal do Empreendedor. Artigo de Meredith Somers no MIT Management Sloan School. Also published on Medium.

7 livros que todo empreendedor de e-commerce deve ler

Author

Em 2004, André foi responsável por levar internet discada para mais de 4.400 cidades brasileiras. Estudou eletrônica e tecnologia na Unicamp, Harvard e MIT e Finanças na USP. Trabalha intensivamente em 2 novos projetos: Fight e Hack além de atender mais de 150 clientes na YOW Internet.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.