Os consumidores estão cada vez mais adeptos às compras em sites. O segmento de marketplace de produtos usados e novos e artesanatos faturou R$ 73,4 bilhões em 2017, um crescimento de 21,9%, em relação ao ano anterior, quando o movimento foi de R$ 60,2 milhões, de acordo com dados do 37º Webshoppers, elaborado pela Ebit.

Ebit Webshoppers 37: E-commerce faturou R$ 47 bilhões em 2017

O número de clientes assíduos desse segmento também mostra que o marketplace continua crescendo e se tornando um dos negócios mais populares do País, pois 58% dos clientes realizaram pelo menos quatro compras nesse tipo de plataforma, em 2017.

Embora esse segmento esteja crescendo, a logística ainda é uma das grandes dificuldades desse setor, pois segundo levantamento da Synapcom, 50% dos pedidos online no Brasil sofrem problemas como danos e atraso na entrega. As empresas e pessoas que vendem por marketplaces, devem se atentar à etapa de entrega dos produtos, e escolher com cautela seus parceiros, já que essa é uma das fases mais importantes na jornada de compra.

Os consumidores que compram pela internet optam por vendedores que oferecem os melhores prazos de entrega e têm boas avaliações no pós-venda, o que nos remete também às questões envolvendo danos e extravios de mercadorias que, infelizmente, acontecem com frequência e impactam nessa avaliação.

O mercado de transporte precisa buscar a inovação, para levar qualidade na entrega para o consumidor final e ajudar a fidelizá-los.

Para quem está começando a vender por marketplaces ou já comercializa por essas plataformas, algumas recomendações são muito importantes na hora escolher a empresa que vai enviar sua encomenda.

  • Ter uma embalagem que realmente preserve o produto;
  • Verificar se a empresa de marketplace tem restrição de transporte do produto vendido.
  • Conferir medidas, peso e valor de nota fiscal, se estão adequados ao mercado de marketplace;
  • Comparar o prazo de entrega que é oferecido, para saber se é o mais adequado para o negócio;
  • Verificar se o valor de nota fiscal é restituído em caso de avaria ou extravio;
  • No contrato de uma transportadora, sempre pedir a apólice de seguro, para confirmar a veracidade e condições estabelecidas pela seguradora;
  • Não basta apenas despachar uma mercadoria. A venda se encerra quando a entrega for finalizada e o cliente demonstrar satisfação pelo produto e pelo processo de entrega.

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Cláudio Alvadijan, especialista em logística e CEO da Movetogo. A Movetogo é uma plataforma online onde qualquer cliente pode solicitar uma cotação e contratação de coleta e retirada de encomendas, de uma maneira simples e rápida. A empresa atua em todo Brasil e atende consumidores e empresas de todos os portes. A segurança das entregas é garantida pela parceria com a seguradora Porto Seguro e a startup tem iniciativas diferenciadas, como a aferição do peso e tamanho dos produtos no momento da retirada.

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