Texto do Vinicius Guimarães na Escola do E-commerce. Você fez algumas pesquisas e cálculos, planejou e decidiu: quer montar uma loja virtual de camisetas. Porém, iniciar o negócio próprio e seguir em frente com ele requer mais empenho do que apenas ter um desejo. É preciso alguns cuidados básicos que vão desde a formalização da empresa até a maneira como ela é divulgada para os clientes.
No artigo de hoje, vamos oferecer um passo a passo sobre os aspectos que precisam ser considerados na hora de montar a sua loja. Quer saber como deve proceder? Então aproveite e confira agora mesmo!
Formalização da empresa
Nessa fase, você cuidará de todos os processos referentes à abertura de uma empresa. Isso envolve a criação de um CNPJ na Receita Federal e a obtenção da autorização para emissão de nota fiscal, por exemplo.
O ideal é contar com a ajuda de um contador, que tem o conhecimento e a experiência para providenciar todas as questões envolvidas nisso. Verifique a possibilidade de se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI). Nesse caso, você só pagará o ICMS e o INSS, uma carga tributária consideravelmente menor.
Criação de um plano de negócios
O plano de negócios é o documento que especifica todas as questões pertinentes ao empreendimento. Nele, você deve descrever os objetivos, as ações e os investimentos necessários para alcançá-los, o tipo de relacionamento com os clientes, as estratégias de divulgação, entre outras coisas. Ou seja, deve formalizar os pontos relacionados ao:
- financeiro;
- marketing;
- comercial;
- logística.
Em outras palavras, tudo que esteja associado à estratégia de atuação do seu negócio deve ser descrito no plano, e ele servirá como guia para sua tomada de decisão ao longo do tempo. O Sebrae disponibiliza um modelo que pode ser seguido na hora de criar o seu plano.
Seleção de fornecedores
Chegou o momento de escolher os seus fornecedores — de camisas, tintas, embalagens e outros materiais necessários. Apesar de o custo ser um fator de peso, lembre-se de priorizar também a qualidade, visto que isso influencia diretamente na satisfação dos seus clientes e na imagem que o seu negócio cria no mercado.
Procure conhecer mais sobre a reputação dessas empresas, o que tem sido falado delas na internet, a opinião dos clientes e qualquer outro fator que possa influenciar sua decisão. Além disso, é importante avaliar outras questões, como:
- prazos de entrega;
- prazos para pagamento;
- capacidade de atender alta demanda.
Se você ainda não tem o capital disponível para investir em máquinas e equipamentos, pode encontrar fornecedores que fazem o trabalho de impressão e envio das camisetas. No entanto, tenha em mente o custo que isso terá, pois ele provavelmente vai diminuir a sua lucratividade.
Segmentação de mercado
Em vez de montar a loja de camisetas e só depois, na prática, testar o que o cliente aceita, faça uma pesquisa primeiro. Por meio dela, você passa a conhecer melhor o seu público, identifica suas necessidades e a partir daí define o que deve oferecer.
Isso ajuda a diminuir os riscos de investir dinheiro em algo que não vai dar certo. Além disso, você começa o negócio conhecendo seus clientes e sabendo melhor como se relacionar com eles.
Para fazer um trabalho eficiente, é preciso fazer a segmentação considerando questões:
- geográficas;
- demográficas (idade, sexo, renda, escolaridade etc.);
- psicográficas (interesses, opiniões, estilo de vida, passatempos etc.);
- comportamentais (relacionadas ao consumo).
Produção de peças originais
Agora que já sabe quem são seus clientes e o que eles buscam, você tem as informações suficientes para afirmar o nicho de mercado em que vai atuar e os tipos de produtos que deve oferecer. Use isso para criar camisas com estampas originais e mostrar um diferencial, o que vai atrair mais clientes para sua loja.
Se escolher uma temática voltada para filmes, por exemplo, estude bastante sobre o assunto e a partir daí produza suas camisetas. Fazendo um bom trabalho, sua loja se tornará referência no mercado e sempre será recomendada quando alguém quiser encontrar uma peça específica — sobre O Poderoso Chefão, por exemplo.
Definição do volume de trabalho
Estabeleça como será a dinâmica da sua produção. Você tem espaço e dinheiro para manter um estoque ou seu modelo de negócio requer um trabalho sob encomenda?
Planejar essa questão é essencial para otimizar os seus resultados — visto que o estoque gera custo e, consequentemente, afeta o preço dos produtos (ou a sua lucratividade).
Se ainda não houver condições de armazenar as mercadorias, você pode contar com a estratégia do dropshipping, por exemplo. Assim, a entrega e o estoque dos produtos ficarão por conta de outra empresa.
Escolha do método de impressão
Existem métodos diferentes para transferir a imagem para as camisetas, e eles podem influenciar no cuidado que o cliente deve ter com o produto. Além disso, existem diferentes técnicas de impressão. Conheça mais sobre elas a seguir.
Serigrafia
Também é conhecida como silk-screen. Nessa modalidade as estampas são gravadas por meio de telas, cada uma responsável por receber uma cor. Ou seja, se o desenho tiver mais de uma tonalidade, deve-se usar uma quantidade proporcional de quadros.
Sublimação
O processo de impressão por sublimação é feito por meio de uma prensa quente, que vai transferir o desenho para a camisa. Essa opção é mais restrita e só permite trabalhos em tecidos de poliéster na cor branca.
Impressão digital direta
Por fim, na impressão digital direta, o desenho é estampado na camisa com o uso de uma impressora.
Definição dos aspectos comerciais
Agora é o momento de definir as questões relacionadas às suas vendas. Fique atento às questões legais: no e-commerce, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor assegura o direito à troca e devolução sem custo algum para o cliente.
Entre os principais pontos que você deve planejar, estão:
Detalhes do produto
Além de identificar todos os custos relacionados à produção e definir a margem de lucro para fazer a precificação, você também deve planejar a apresentação dos produtos. Para isso, liste as informações técnicas (tipo de tecido, numeração etc.), crie uma chamada que atraia a atenção das pessoas e use fotos de qualidade.
Canais de atendimento
Defina as formas do cliente entrar em contato com a sua empresa. Entre as principais opções estão: o telefone, e-mail e chat no site. Você também pode usar as redes sociais para se relacionar com o seu público — além de fazer a divulgação dos produtos e promoções, por exemplo.
Política de trocas e devoluções
Crie uma política clara de trocas e devoluções e a disponibilize no site para que os clientes possam acessá-la a qualquer momento.
Logística
Aqui, você vai planejar a contratação de transportadoras e negociar o frete e os prazos de entrega. Também é preciso formalizar os processos relacionados à logística reversa, responsável por garantir o fluxo das trocas e devoluções.
Uma loja de camisetas é um excelente nicho de mercado que, se bem explorado, pode garantir o sucesso do seu negócio. Oferecendo produtos de qualidade e com temas atuais, você pode garantir um público fiel e sempre presente. Além disso, há grandes chances dessas pessoas se tornarem os maiores divulgadores da sua empresa, recomendando o e-commerce para familiares e amigos.
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Texto do Vinicius Guimarães publicado anteriormente na Escola do E-commerce.
Veja mais: Quero abrir uma loja virtual, por onde eu começo?
2 Comments
Adorei o texto.
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