Temos um dado triste no Brasil: mais de 30% das lojas virtuais fecham nos primeiros 2 anos de atuação, segundo dados do IBGE. Isso se deve, muitas vezes, ao e-commerce não vender o suficiente para manter suas operações.
E quando você compara a taxa de conversão da sua loja virtual com as taxas do mercado, você pode perceber que ela não está convertendo tanto em vendas como devia.
Se você estiver nesse cenário, vale a pena uma reflexão: você está utilizando os serviços de marketing digital da maneira correta? Sua agência de marketing digital está te ajudando a levar visitantes para sua loja virtual?
Um e-commerce precisa ter o marketing digital e suas inúmeras possibilidades de ações como uma parceira. Muitas vezes, o baixo desempenho em vendas de uma loja virtual se dá ao mau uso das ferramentas ou às ações sem um planejamento bem definido.
Pensando nisso e com o objetivo de ajudar a aumentar as vendas da sua loja virtual, separei alguns serviços para você começar a usar:

1- Campanhas segmentadas

Quem quer falar com todo mundo acaba falando com ninguém. Essa é uma frase clássica do marketing. Um dos erros mais comuns praticados por gestores de lojas virtuais é não criar uma campanha para sua persona.
Isso faz com que seu e-commerce apareçam para pessoas não interessadas em seus produtos. Com o uso de mídias pagas como Google Adwords e Facebook Ads é possível rastrear o visitante da sua loja virtual por meio de várias características – daí a necessidade de identificar bem a sua persona – e vender para as pessoas certas.

2- Usabilidade – tenha uma loja atraente e funcional

Tempo, hoje é em dia, é algo bem importante e ninguém gosta de perdê-lo em páginas confusas. Por isso, é importante prezar pela construção de uma boa experiência para o usuário da sua loja virtual.
No planejamento da sua loja virtual, é necessário pensar na organização dos produtos e nas funcionalidades que serão oferecidas aos usuários, como chats, cupons e etc. Isso tudo deve ser refletido na construção de um layout que transmita segurança para o visitante – outro fator importante para aumentar a taxa de conversão.

3- Redes sociais

As redes sociais são ótimas maneiras de levar visitantes para sua loja virtual. Elas se tornaram canais importantes para que as marcas possam falar, escutar, responder e criar relacionamentos com seus clientes.
Com isso, é possível que seus posts com produtos ou serviços sejam comentados e ou compartilhados pelos usuários das redes sociais. Por isso, o seu e-commerce precisa estar nas redes em que seus clientes estejam.

4- Invista no SEO da sua loja virtual

Um serviço de marketing digital que pode ajudar a aumentar o número de visitas da sua loja virtual é o SEO (Search Engine Optmization). Tendo um ótimo trabalho de SEO, seu e-commerce consegue aparecer uma boa posição nos buscadores como o Google.
Imagina que legal seria se a cada vez que seu potencial cliente pesquisar por um produto ou serviço que você venda, a sua loja virtual aparecesse nas primeiras posições da busca?! Seria legal, né?
Mais sobre SEO:

4 maneiras de aproveitar SEO de conversão para e-commerce

5- Relacionamento com clientes

Diversas pesquisas mostram que é mais barato vender novamente para um cliente do que conquistar um novo. Então, por que não estimular a recompra de um cliente?
A metodologia de inbound marketing aplicada à e-commerce, é uma boa sugestão para estimular a recompra no e-commerce.
Mais sobre Inbound Marketing:

10 Inbound Hacks para você gerar leads e vendas


Espero que estas dicas tenham ajudado você a encontrar alternativas para aumentar as vendas da sua loja virtual. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe seu comentário.

Author

Walace Emrich é consultor de inbound marketing para e-commerce e de marketing de moda. Diariamente, ajuda diversas lojas virtuais a aumentarem seu faturamento, seja atraindo mais clientes, estimulando a recompra no e-commerce ou aumentando o ticket médio das lojas virtuais.

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