Ter um e-commerce é praticamente obrigatório para qualquer empresa de varejo, afinal, o alcance que a internet pode oferecer não deve ser subestimado. Porém, mesmo que essa loja esteja funcionando, ainda é necessário investir nela de alguma forma. E uma maneira de fazer isso é integrar o blog e a loja virtual.
A 1ª pergunta que você está pensando deve ser “por que deveria ter um blog?”. Simples: é uma forma barata e muito eficiente de contribuir para o rendimento do seu e-commerce.
Muitas ações podem ser realizadas por meio de um blog, o que proporciona maior taxa de conversão e fidelização de clientes — e todos esses benefícios se refletem diretamente no seu faturamento.
Ainda está em dúvida sobre como fazer isso dar certo? Então veja 7 dicas de como integrar blog e loja virtual nas suas campanhas:
Produza conteúdo relevante para o seu público
O marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de engajar o seu público e de adquirir mais compradores.
Normalmente, você teria que buscar um canal de produção de conteúdo voltado para o seu público e pagar para que façam anúncios. Porém, nem todos os espectadores daquele canal são o seu público ideal. Isso significa que você pagará por uma audiência com baixa taxa de conversão.
Porém, ao criar um blog, você também criará esse canal ideal, voltado exclusivamente para o seu público-alvo. Dessa forma, você garantirá que a sua taxa de conversão seja mais alta, pois a maior parte da sua audiência é composta por pessoas interessadas nos seus produtos.
Insira links e chamadas para a sua loja
A forma mais direta de unir blog e loja virtual em uma campanha é inserir um link que leve o cliente para a página de um produto relacionado ao conteúdo da postagem. Essa é uma técnica simples e muito mais eficiente do que aparenta.
Digamos que você escreva um conteúdo sobre manutenção correta do motor de um carro. Ao final, você pode direcionar o leitor para um produto relacionado, como uma ferramenta.
Da mesma forma, você pode fazer o caminho reverso: se um cliente chega à sua loja diretamente e não sabe se aquele produto é o mais adequado para resolver o seu problema, ele pode ler um artigo sobre o assunto e verificar se essa é a compra que ele precisa. E, caso não seja, ele poderá descobrir qual é.
Crie anúncios relacionados no próprio blog
Da mesma maneira que você poderia anunciar os seus produtos em outro site, por meio de um pop-up ou de um banner, é possível criar um site para anunciá-los no seu próprio blog.
É muito fácil colocar pequenos materiais de propaganda nas laterais ou ao final de um artigo, permitindo que o leitor veja e relacione o conteúdo do texto com o do anúncio.
Pense nesses anúncios como chamadas secundárias. O segredo para extrair o máximo de rendimento dessa estratégia é garantir que o anúncio inserido esteja de acordo com o texto. Assim você terá chances bem melhores de levar aquele leitor para a sua loja.
Ensine como usar melhor as suas mercadorias
Uma das primeiras dificuldades ao tentar integrar blog e loja virtual é não saber que tipo de conteúdo se encaixa bem com os seus produtos. Que tipo de informação você pode oferecer para manter os seus clientes engajados e garantir mais vendas? A resposta mais simples é: tutoriais de uso.
Pense em uma loja que venda acessórios para carros. Muitos clientes têm interesse em trocar um aparelho secundário — como o rádio — ou instalar caixas de som internas. Nem sempre é necessário ajuda profissional para fazer instalações mais simples, mas o cliente pode não saber como completá-la.
Ao oferecer instruções detalhadas, o leitor estará ainda mais inclinado a fazer a compra.
Contribua para o SEO do seu e-commerce
A otimização de motores de busca (Search Engine Optimization ou SEO) é um conjunto de técnicas com o objetivo de aumentar a classificação de uma página nas pesquisas do Google e, consequentemente, o tráfego de visitantes. E mais visualizações significam mais leads para se tornarem clientes.
Um dos fatores que contribui para o SEO de uma página é a quantidade de outros links que apontam para ela. Considerando que uma das principais tarefas do seu blog é redirecionar o leitor para sua loja virtual, você já deve imaginar que o seu e-commerce passará a ter uma classificação muito melhor graças ao blog.
Mantenha a atenção do seu público
Já mencionamos como o conteúdo relevante é uma das chaves para integrar blog e loja virtual de forma eficiente. Mas outra característica importante é a continuidade e regularidade desse conteúdo.
Se um blog passa períodos longos e irregulares sem atualizações, a maior parte dos seus leitores apenas migrará para outras fontes de conteúdo.
Uma forma de garantir essa regularidade e de manter a atenção do público é criar uma agenda de postagens. Em vez de entregar uma grande quantidade de textos em pouco tempo, tome nota dos principais temas que devem ser abordados regularmente e de qualquer nova ideia que possa surgir.
Busque também assuntos que estão em alta no momento. Eles sempre possuem maior volume de procura.
Divulgue eventos e temas relacionados ao seu produto
Você não precisa falar apenas da sua loja e dos seus produtos no seu blog. Na verdade, é interessante que você se mantenha relevante ao participar e ao divulgar eventos relacionados ao seu setor.
Se você possui um e-commerce de roupas, pode ser interessante participar de eventos relacionados à moda; já uma loja de acessórios deve ir a eventos sobre automóveis; e por aí vai, isso pode ser um bom negócio.
Além de adquirir mais assuntos para postagens, você também oferece aos seus clientes a oportunidade de conhecer a sua marca mais de perto. Dependendo do índice de fidelização do seu público, isso pode levar a uma relação muito mais duradoura — o que é sempre útil para qualquer negócio.
Agora que você entende um pouco melhor como fazer a integração entre blog e loja virtual, é hora de investir e alavancar o seu e-commerce.
Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário com a sua pergunta. Seja estratégico, conecte-se.
Mais sobre o assunto:
1 Comment
Isso merece uma boa nota. Muito bom.