Pensa em manter um bom relacionamento com seu cliente, conquistando a simpatia ao oferecer além do produto um conteúdo de qualidade? A newsletter é o modelo de comunicação bastante eficaz e de baixo custo, com maiores taxas de retorno, ideal para ajudar na fidelização de clientes e converter leads. Quer saber como?

Primeiro entenda o que é uma newsletter. Também conhecida como boletim informativo, trata-se de uma publicação com conteúdo, periodicidade, linha editorial e comunicação visual atrativa. Possui muitos elementos de jornais e revistas, pode ser também impressa, mas atualmente é mais utilizada na forma eletrônica, enviada por e-mail.

Conteúdo relevante é a cereja do bolo

O marketing tem evoluído e o consumidor está cada vez mais exigente. Cada vez mais as pessoas estão abertas a se comunicarem via mídias online, através de seus smartphones, redes sociais, sites, blogs, etc, e isso tudo se torna um tanto invasivo.

De acordo com pesquisa da organização We Are Social, o Brasil está no topo do ranking quando o assunto é o tempo utilizado na internet. O brasileiro gasta em torno de 5 horas por dia conectado a computadores e 3 horas 55 minutos em dispositivos móveis, em média.

Além de recursos online, muitas empresas bombardeiam seus clientes em potencial ou fidelizados com chamadas de vendas via SMS. O consumidor dos dias de hoje está cansado de tanta falta de privacidade e não mais tolera contato de empresas com explícita intenção de venda. Ele precisa sentir que seus interesses são valorizados.

Para isso, o marketing de conteúdo é um ótimo caminho para sedimentar um relacionamento mais duradouro. E a newsletter enviada via plataforma de e-mail marketing é uma das ferramentas mais simples e com alta taxa de retorno para se fazer isso.

5 tipos de conteúdo que recebem mais compartilhamento

E como a newsletter ajuda na conversão de leads?

Agora você já entendeu que conteúdo é tudo, e que a newsletter é um ótimo caminho para levar informações com assuntos relacionados à empresa que despertem o interesse do público em questão.

Não de forma aleatória e/ou massificada, mas entregue para pessoas que escolheram receber determinados tipos de conteúdos da empresa. E é possível descobrir isso quando preenchem seu cadastro fornecido via formulário online.

Aí está o pulo do gato para não se tornar um spam: clientes e leads só vão receber conteúdo que concordaram em receber e que realmente os interessa.

Portanto, as taxas de abertura e conversão vão ser muito maiores do que em uma comunicação simplesmente massificada.

6 erros que não podem ser cometidos com os leads gerados

Segmentar é a chave

Faça abordagens interessantes sem alongar o assunto. O conteúdo precisa ser objetivo, criativo e segmentado. Crie nichos dentro do universo da marca. Trabalhe com temas específicos e únicos em cada newsletter.

Por exemplo, se trabalha com artigos esportivos, procure saber para quais times e tipos de esportes seus clientes gostam. Ou se tem uma empresa de cosméticos, que tipo de pele e/ou cabelo seu lead informa ter e dar dicas sobre cuidados específicos e assim por diante.

Crie uma base de e-mails detalhada, dividida por temas e utilize uma boa ferramenta de e-mail marketing com serviço de automação.

Depois que seu lead se interessou pelo assunto o estimule a acessar seu site, ou ir direto para a compra do produto ao qual o conteúdo possa estar relacionado. Também é importante deixar um canal para que o cliente faça contato direto e de forma simples ao responder ao seu e-mail para sanar dúvidas.

O processo precisa ser o mais ágil e dinâmico possível para que seu lead se sinta valorizado e conclua a compra.

De olho na periodicidade

Faça com o que seu cliente ao pensar em determinado tema lembre-se do seu negócio como solução. Para fixar o nome da sua empresa como a número um em determinado segmento na mente dele é importante que o envio da newsletter seja periódico, e que tenha uma estrutura gráfica e de conteúdo minimamente pré-definida. A newsletter para e-commerce, por exemplo, é uma estratégia fundamental para reforçar a marca na mente dos clientes.

A partir do momento que seu leitor recebe conteúdo que o interessa cria expectativa e segurança sobre os próximos e-mails que serão enviados, o que faz aumentar o interesse e também indicá-lo para outras pessoas.

Monitorar para evoluir sempre

Observar taxas de abertura e conversão ajuda a dar um panorama geral de cada campanha. Mas estar atento na forma como alguns clientes se comportam, e quais palavras-chaves relacionadas ao seu negócio geram mais engajamento, pode dar bons insights sobre o que mais interessa ao seu público alvo.  Mantenha o foco nos padrões e mudanças de comportamento das pessoas que almeja atingir.

Lembre-se sempre: conteúdo, segmentação, periodicidade e monitoramento fazem da sua newsletter o sucesso na comunicação do seu negócio.

Mais sobre newsletter como estratégia:

O que é uma newsletter e como ela pode ajudar no Marketing de Conteúdo?

Author

Freddy Thorvaldsen é profissional de marketing e publicidade com grande experiência em estratégias de marketing e vendas para marcas nacionais e internacionais (B2C e B2B), gestão de projetos Internacionais em países como Noruega (In loco), Filipinas (in loco), França (in loco), Portugal, EUA, Ucrânia e Alemanha. MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA Executivo internacional nos EUA (Ohio University). Bacharel em Publicidade e Propaganda e Curso Portfólio pela ESPM.

1 Comment

  1. Tem que buscar o a combinação perfeita de todos os elementos e principalmente analisar onde está seu cliente na jornada do consumidor.
    A maioria peca nisso, no afã de vender acabam fazendo como diz o Alex Vargas matando a galinha com os ovos de ouro dentro!

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