De acordo com o resumo executivo financeiro do primeiro trimestre de 2017 divulgado pela Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações), de janeiro a março deste ano a indústria de telecomunicações obteve uma receita bruta de 56,2 bilhões de reais.
Considera-se, neste cálculo, todos os setores da indústria de telecomunicações: indústria, telefonia fixa, banda larga fixa, telefonia móvel, TV por assinatura e trunking. Além disso, de acordo com essa mesma pesquisa, desde 2014 observa-se uma queda nas receitas anuais desta indústria.
Por este motivo, faz-se ainda mais necessário que as empresas deste ramo observem o perfil dos brasileiros interessados em telecomunicações para que possam conhecê-lo em profundidade, gerar insights sobre as suas necessidades e entregar publicidade relevante.
Na esfera sociodemográfica observamos que a maioria dos brasileiros interessados em telecomunicações é mulher (69%), casada (75%), com idade entre 35 a 59 anos (39%), da classe Alta (59%) e não graduada (51%).
Os três produtos pelos quais este público mais busca são TV, quarto infantil e sala de estar. Já as três marcas preferidas são Brastemp, Tramontina e Panasonic. Para realizar tais buscas, utilizam smartphones (57%).
Fora do tema telecomunicações se interessam por Corrida de carros, Design e Botafogo. Além disso, a maioria deles pertence ao cluster Seguidores (25%) do Navegg EveryOne. Ou seja, os responsáveis por replicar as tendências, pois estão sempre antenados.
Quando o assunto é comportamento de consumo dentro da indústria de telecomunicações, a maioria deles se encaixa no perfil Pré-pago (43%) do Navegg EveryBuyer – composto por pessoas que consideram que o preço é o principal fator na hora da decisão, portanto, preferem planos básicos e não se importam se for necessário abrir mão de alguns itens para reduzir o valor -, seguido do perfil Conforto (35%) – composto por pessoas práticas, que pagam mais para ter mais comodidade – e do perfil Casa Nova (22%) – formado por pessoas que estão em fase de transição, seja mudança de residência, casamento, categoria social ou grande transformação profissional.
Confira o infográfico completo abaixo e saiba mais sobre o perfil dos brasileiros interessados em telecomunicações.

Author

Especialista em Marketing Digital, possui 5 anos de experiência na área e é responsável pelos esforços de marketing da Navegg - analytics, DMP e data provider, líder e referência de inteligência de dados na América Latina.

1 Comment

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.