Vamos falar de Usabilidade? Mas o que afinal significa esta palavrinha tão falada na internet? Segundo Jakob Nielsen, expert no assunto, é um conjunto de propriedades de uma interface (no caso o sistema de navegação da sua loja), que reúne os seguintes componentes:
1.Fácil aprendizado;
2.Eficiência;
3.Capacidade de memorização;
4.Baixo índice de erros;
5.Satisfação e prazer ao uso
No “frigir dos ovos” isso quer dizer que quanto mais instintivo e simples forem os caminhos de navegação e as ferramentas do site, maior a chance do consumidor fechar uma compra. Em lojas virtuais é usual a simplicidade. Pode ser que você esteja se perguntando, mas por que devo dar tanta atenção a isto?
Simples, muitas vezes pequenos ajustes no layout da loja significam grandes melhoras de vendas.
Uma mudança na cor do botão de compra pode aumentar a conversão de vendas dependendo da loja e o seu faturamento “agradece”.
Saiba que a maneira com que você organiza sua informação influência diretamente no sucesso de um sistema ou interface de site. A seguir, separamos algumas instruções que podem te ajudar neste assunto.
Por importância, as primeiras são mais importantes, as últimas menos.
Dividimos em Arquitetura da Informação, Conteúdo e Design.
1. Arquitetura da informação
a. Entrada de dados
Só pergunte uma vez por uma determinada informação; | |
Use o endereço de envio como endereço de cobrança por padrão; | |
Indique sempre e antes de começar o processo de preenchimento quais são os campos obrigatórios; | |
Mostre exemplos de como preencher os campos; | |
Valide os campos conforme são preenchidos; | |
Use o CEP para pré-popular os campos de endereço e cidade; | |
Os campos devem estar alinhados um embaixo do outro, respeitando a ordem de leitura do usurário; | |
Deixe um campo para nome (chamar de “Nome”) e outro para sobrenome (Chamar de “Último sobrenome”). | |
Se o pagamento for via cartão de crédito, apresentar os campos na ordem do cartão; | |
Evite o uso de Drop Down Menus, pois eles diminuem a velocidade de preenchimento; | |
Desabilite a função “colar” para o campo de validação de e-mail; | |
Nunca peça como obrigatório: RG, telefone fixo, nome do pai ou da mãe; |
b. Navegação
Os labels devem estar visíveis o tempo todo; |
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Mostre a mudança de localização dentro de um processo através de dicas visuais (cores, números, formas); |
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Processos devem ser clicáveis e navegáveis; |
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Títulos (e outras funções hierárquicas não clicáveis) devem indicar o tempo todo que não são clicáveis; |
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Pense em termos de acessibilidade e suas ferramentas e, por isso, coloque a descrição de cada imagem em alt tag. |
c. Fluxo
O processo de check-out deve ser linear; |
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Destaque (mostre claramente) descontos e valores adicionais; |
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Mostre o valor final o mais cedo possível no processo; |
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Evite simuladores dissociados do carrinho (se simular, o valor deve ser mostrado no carrinho); |
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Permita comparação de atributos de produtos; |
2. Conteúdo
Descreva os nomes dos links; |
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Seja conciso nas descrições; |
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Evite jargões técnicos; |
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Nome de “endereço de envio” deve ser opcional; |
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Erros devem conter mensagens simples, claras e conter instruções para resolver o problema. |
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Permita acesso a explicações (sem sair da página), para regras particulares do seu negócio; |
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Texto de finalização deve ser simples, claro e conter instruções que diminuam receio de qualquer natureza; |
3. Design
Crie estruturas claras e de fácil identificação; |
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Todo conteúdo deve ser apresentado de forma hierarquizada; |
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Use diferentes tamanhos de fontes para indicar hierarquia; |
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Permita o controle de tamanho de fontes/visualização; |
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Durante o pagamento coloque o mínimo possível de novos elementos, para evitar distrações; |
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Registro no site deve ser opcional, sempre que o modelo de negócio permitir; |
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Peça informações de registro somente quando o usuário estiver motivado; |
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Não dê demasiada importância ao cupom; |
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Cross-selling deve existir, mas deve ser apresentado com cuidado para não atrapalhar a venda. |
E então? Que tal checar estes quesitos na sua loja? Aposto que você vai descobrir por que os grandes varejistas tem departamentos especializados em analisar o tempo todo a usabilidade de suas lojas.