Atualmente não dá mais para evitar, seja uma pequena ou média empresa, todo negócio precisa garantir sua presença na Internet. Se você não estiver lá o seu concorrente estará.

Loja Virtual, site ou blog: existe uma solução para cada necessidade

Dependendo do tipo de negócio e até mesmo a fase que sua empresa está você escolherá o tipo de presença digital, e pode ser que você precise utilizar mais de uma solução, como por exemplo criar uma loja virtual e um site institucional.

Uma coisa é certa ter uma presença digital é praticamente um certificado de existência.

Tenho certeza que você ao comentar sobre uma academia, um restaurante, um hotel ou outro negócio com seus amigos, a primeira coisa que fez foi procurar referências nos sites da internet, um pacote turístico ou informações nas redes sociais.

Já notou que muitas vezes você, familiares ou amigos mesmo inconscientemente já buscaram uma receita, um artigo, ou uma referência de algum serviço ou produto em blogs especializados?

Os blogs são como uma fonte riquíssima de informações sobre negócio, segmento de atuação das empresas, serviços e produtos, por isso dizemos que eles ajudam a criar autoridade, não é o nosso foco mais segue a dica para usar um blog com sua Loja Virtual:

  • Escrita menos formal conhecida como comunicação 1:1 (um para um);
  • Estilos de comunicação criam um forte relacionamento com seu público;
  • Empresas mesmo pequenas também precisam se aproximar de seus clientes e futuros consumidores.

Por fim, quantas vezes antes de você comprar um produto foi na Web pesquisar em 5, 6 ou 10 lojas virtuais a procura do melhor preço, de informações e até mesmo buscar outras opções em relação ao que buscava comprar?

Isso é muito cômodo, rápido e normalmente mais barato que uma loja física, por isso criar um e-commerce de qualidade é fundamental, sua empresa virtual precisa ter qualidade, não economize demais nisso.

Preço é bem diferente de valor

No final da década de 90, criar loja virtual era exclusividade das grandes empresas, as plataformas de desenvolvimento eram caras, a administração muito complexa e a falta de informações eram extremas.

Criação de sites então era um artigo de luxo, com o passar do tempo preços de hospedagem e desenvolvimento foram caindo, as plataformas foram ficando mais tecnológicas e o público-alvo com mais informações passou a perder o medo de comprar produtos e serviços usando a internet.

Com isso toda pequena e média empresa passou a ter condições de ter uma presença digital com a criação do seu e-commerce ou um blog ou um site.

Atualmente existem duas maneiras de criar o seu e-commerce, você pode utilizar uma plataforma que se denomina gratuita, pois você não paga pelo uso desta plataforma até uma determinada quantia de produtos ou acessos, e em contra partida você precisa aprender sobre como funciona a plataforma para montar seu e-commerce. Ter um certo bom gosto de layout e design, e conhecer sobre combinações de cores, fontes e mais algumas técnicas essenciais, o grande desafio é o tempo que isso pode demandar, semanas ou até meses.

A outra maneira é você utilizar-se de um profissional, agência ou uma franquia de loja virtual, normalmente esses profissionais farão todo o trabalho para você, utilizando ferramentas como WordPress, e-commerce da Shopify ou um programa próprio como o LigueSpeed (LS).

Independente da maneira que você escolher para criar seu e-commerce, avalie preço final do valor agregado.

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A seguir vamos mostrar alguns pontos que você precisa ter ao criar seu e-commerce.

Divulgação do seu e-commerce

A criação do seu e-commerce é o primeiro passo do seu projeto no mundo digital, tenha em mente que usuários buscam produtos e serviços nos motores de busca como o Bing, Yahoo, e Google o maior disparado de todos.
Em sua análise de qualidade x preço, mensure se você fará tudo sozinho ou se um empresa com cases de sucesso poderá lhe ajudar com os links patrocinados.

Para divulgar ainda mais o seu e-commerce, monte uma estratégia de campanhas sazonais em que as pessoas estão propensas em comprar e buscando novidades, isso se dá bastante em datas especiais como Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães, Black Friday e muitas outras.

Números da sazonalidade no E-commerce brasileiro

Google AdWords é uma excelente opção

O AdWords tem muitas vantagens, determine suas metas e o AdWords poderá com certeza te ajudar, o AdWords é uma plataforma do Google que permite várias adaptações a fim de personalizar sua campanha – quanto investir, qual segmentação de público, quanto tempo, quais horários e muitas outras variáveis que você poderá ajustar com objetivo de ser o mais assertivo possível para sua campanha.

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Gere tráfego e atraia clientes

Ao utilizar o link patrocinado no AdWords, você poderá ainda selecionar palavras-chave e tópicos, selecione o tipo de público que você para seus anúncios e de forma online mensure e gerencie tudo.

Quando o anúncio chega nas pessoas certas, ou seja, usuários que querem comprar exatamente aquilo que você quer vender, sua loja virtual começa a receber um trafego de qualidade.

Além de você aumentar o tráfego para sua loja virtual, você tem mais possibilidades de conquistar mais clientes.

Sempre se coloque no lugar dos compradores, quais palavras chaves são as melhores, o que você precisa explicar sobre o seu produto, quais os diferenciais seu produto tem – por exemplo: Frete grátis para a região tal, N tempo de garantia, e assim seja mais especifico possível.

Dica – cuidado com a quantidade de palavras

Nos links patrocinados do AdWords para cada palavra-chave existe um valor que você pagará diferente e de forma individual, lembre-se disso.

Para você controlar melhor sua campanha e principalmente seu dinheiro de orçamento, e sucessivamente obter melhores resultados para sua empresa, comece com poucas palavras-chave (entre 5 e 10) e que tenham maior precisão para seu cliente comprar, vá ajustando e com o tempo essa lista pode crescer, mas fique de olho em seu orçamento.

Os anúncios são importantes

Produzir anúncios criativos e com experiência positiva é uma estratégia fundamental para sua loja aparecer bem aos consumidores.

Não foque apenas nas especificações técnicas do produto ou serviço, procure deixar claro quais os problemas seu produto ou serviço poderá resolver para o consumidor. Seja positivo e agradável, procure mostrar quais sensações de bem-estar o seu produto dará aos usuário, mas lembre-se seja sempre muito sincero.

Chamar a atenção no seu anuncio de forma positiva é fundamental.

Cada detalhe é fundamental para criar os melhores anúncios online

Esses são alguns pequenos detalhes de quem faz Marketing Digital todos os dias, e eles podem fazer muita diferença para o sucesso do seu e-commerce.

Marketing Digital é um bom investimento para meu e-commerce?

Qualquer empresário que já investiu em Marketing Digital com o parceiro certo, teve retorno, a curto, médio ou longo prazo dependendo de qual estratégia utilizou.

Normalmente links patrocinados é uma estratégia de curto prazo, lá um blog com otimização de sites é uma estratégia de médio para longo prazo, o fato é que todas tem o seu momento, valor e resultados.

Em comparação com a publicidade tradicional em TVs, o marketing digital ainda tem como vantagem preços acessíveis, flexibilidade de investimentos e muitas ferramentas de que permitem mensuração.

Comece investindo o que cabe no seu bolso depois compare os resultados, e vá aumentando os investimentos gradativamente!

Author

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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