Aviso aos marketeiros de plantão do Facebook: os 20% de texto em imagens de anúncios não são mais obrigatórios. Se você não faz ideia do que eu estou falando, explico: antes, para fazer um anúncio no Facebook, não era permitido subir imagens compostas por mais de 20% de texto. A medida tinha como objetivo promover uma timeline menos poluída visualmente e garantir anúncios com maior engajamento.
Nos últimos dias o Facebook começou a tirar essa regra aos poucos. Agora, o anunciante tem a opção de colocar quanto texto quiser em uma imagem. Entretanto, manter a regra dos 20% pode continuar sendo a melhor alternativa. Vamos entender o porquê:
O Facebook vai penalizar os anúncios com maior quantidade de texto
Ainda que você tenha a liberdade de promover imagens da forma que quiser, o Facebook continuará preferindo o mínimo possível de texto. Sendo assim, ao fazer o upload da sua imagem, ela passará por uma análise que determinará quantidade de texto presente como:
OK
Baixa
Média
Alta
Quanto maior a quantidade de texto na imagem, maiores serão as restrições de público, menores as chances do seu anúncio performar bem e, consequentemente, mais alto você pagará por ele.
Imagens com pouco texto são Mobile Friendly
Isso quer dizer que não podemos nos esquecer dos dispositivos móveis. Se você pretende capturar a atenção da grande porcentagem das pessoas que verá seu anúncio por meio de um smartphone, deve garantir de que a imagem será bem visualizada em telas menores. Muito texto pode dificultar a leitura e fazer com que as pessoas percam o interesse no anúncio.
Para saber se o seu anúncio está dentro dos padrões, use a ferramenta de medição do Facebook. Procure focar em imagens que despertam o desejo do consumidor e deixe os textos para a descrição da imagem. Caso o texto seja essencial, tente resumi-lo em poucas e fortes palavras. E se necessário diminua a fonte.
Espero que essas dicas te ajudem a criar anúncios mais engajadores!
1 Comment
Que bom, tomara que os marketeiros não exagerem com imagens 99% de texto.