Hoje o nosso Astro Rei é o campo de busca de uma loja virtual. Sim, aquele carinha que quase sempre está no seu cantinho direito superior, caladão e de poucos amigos, esquecido por muitos, não visto como útil por tantos outros.

Mas que esconde um enorme poder de captar informações relevantes para o nosso negócio.

Iniciaremos a nossa jornada rumo ao conhecimento com com a nossa amiga Kaoru, ela quer comprar um presente especial para o aniversário do seu amigo o Dr. Gensai e para isso escolheu comprar o presente na loja virtual ZZZZ.COM, ela entra na loja virtual e digita no campo de busca camisa polo azul tamanho 44. 

Clica no botão de pesquisar e adivinha o que acontece… Nadaaaaaa… Apenas uma mensagem nada amigável informando que o produto não foi encontrado.

Mas a Kaoru, xxiii ela é persistente, com muita fé ela digita novamente no campo de busca short amarelo e nada de resultado… Ela tenta bermuda azul, tenis nike verde tamanho 45 e com apenas 3% de esperança em encontrar o presente ela digita camisa regata branca… E adivinha…

Coisas boas acontecem com quem tem fé, e Kaoru foi agraciada com uma camisa regata branca no resultado da busca… Ok, ela queria 44 mas só tinha 38 mais isso é outra história.

Você meu amigo leitor e minha amiga leitora, consegue imaginar a quantidade de pessoas que entram em uma loja virtual e saem frustadas sem comprar absolutamente nada?

É alto, muito alto. O que mais doí financeiramente é que muitos destes clientes foram embora put?s da vida com a loja virtual, pois não encontraram o presente que tanto queriam, e….

Calma aí, vai piorar… Muitos, muitos e muitos e-commerces nem sequer sabem que isso ocorreu!

E como podemos resolver isso?

Relativamente Simples. 🙂

Temos de ter acesso aos dados, as palavras e aos termos buscados/pesquisados em nossa loja virtual, isso vale ouro, o mais puro ouro digital!

E onde e como solicitamos tais dados? Fale com a empresa que administra sua plataforma virtual, solicite detalhes sobre como baixar o Log ou o arquivo com as buscas/pesquisas do site. Caso elas estejam conectadas ao Google Analytics, podemos pegar lá!

Xiii, sua plataforma não tem isso. Fique 35% em pânico. 😕

Veja se eles utilizam UTM nas buscas ou outro método ou formato que permita a integração ou a comunicação dos termos buscados para o Google Analytics.

Falei com a minha plataforma e eles não tem nada disso, xiii já dá para ficar 78% em pânico, pois não conseguiremos extrair informações vitais para várias análises de comportamento. 😯

Já estou com eles em mãos e agora? O que podemos saber?

1) O Ranking dos produtos mais procurados

35   pesquisas por  camisa polo azul tamanho 44
23   pesquisas por  short amarelo
19   pesquisas por  shorts azul
13   pesquisas por  tenis nike verde tamanho 45

Podemos compará-los com as vendas e mensurar o quanto poderemos aumentar o faturamento após os ajustes na busca. OK, eu sei que são só buscas e que isso não é garantia de venda, mas já temos a informação, e agora a meta transformá-la em venda.

Este processo é um ciclo infinito:
Levantamento? Análise?  Ação?  Mensuração? Lições aprendidas? Levantamento?…

2) Buscas sem resultado

Buscas sem resultado é uma pepita grande de ouro, ela poderá indicar regionalismo, problemas com a escrita da palavra, termo ou expressão, gírias, nomes técnicos e mais um monte de possibilidades.

Vamos aos exemplos:
      •  nike azul ou nique asul ou naike azul
      •  Abraçadeira ou laça gato ou enforca gato
      •  shorts ou bermuda ou calção
      •  geladeira ou refrigerador

Lembre-se de uma coisa importante: Quando o cliente não encontra o produto desejado nós perdemos a venda e a fé do cliente em nossa loja virtual.

Então, vamos levantar o máximo de informação sobre como os clientes buscam o produto em nosso site. Pesquisar erros ortográficos, nomes técnicos, gírias, apelidos, nomes específicos de uma cidade ou região, quanto mais informação melhor!

Atualmente muitas plataformas permitem a associação de palavras (tags) diretamente no cadastro do produto. Com isso dá para melhorar sensivelmente o resultado da busca.

Tente monitorar diariamente o log de buscas e fazer os ajustes dos termos e palavras diretamente no cadastro. Assim você aumenta a exibição do produto nos resultados de busca e tem mais chances de converter a venda.

Outro detalhe importante, não é necessário exibir o “você quis dizer” já vá direto para o resultado, isto já caiu em desuso e alguns clientes podem ficar ofendidos com a correção.

3) Palavras e termos para Publicidade

Relacione as palavras buscadas e o seu potencial de conversão ou cruze com as vendas e saiba no detalhe quanto cada palavra gerou de venda.

Agora que sabemos quais as palavras e termos são pesquisados em nossa loja virtual podemos ter uma base para campanhas de Adwords ou até mesmo compará-las com as palavras que já definimos.

» Será que o valor que pagamos nesta ou em outra palavra está de acordo com o que ela gera de faturamento?
» Será que não é hora de investir em outras palavras ou mesmo de aumentar o investimento em Adwords?

Agora você tem como saber!

4) Prevendo o futuro

Como assim prever o futuro? Opa, então quais os números da Mega Sena acumulada? Ei, pera lá, não é este tipo de futuro… Infelizmente 🙁 …

Mas, o futuro das nossas vendas, da nossa querida loja virtual e do nosso share de mercado cada vez maior.

Imagine um monte de buscas de diversos produtos que não vendemos, ou que vendemos parcialmente… Só temos a cor X no tamanho Y e os nossos clientes estão buscando incansavelmente a cor A, B, C, D, E nos tamanhos 33, 38, 44, 45, 46, isso pode ser uma indicação de:

A) Demanda reprimida: estamos marcando toca em não atendê-la? Tem um monte de clientes ávidos por comprar e não temos o produto, descontinuamos ou não importaremos mais o modelo…

Com base nesses dados temos informações que poderão nos fazer repensar a estratégia ou podem realmente confirmar que o seu feeling de lobo digital ainda está a toda! AAAAUUUUU!!!

B) Micro sazonalidade: eventos não mapeados e/ou não previstos podem ser identificados ao analisar estes dados. Vendas e mais vendas em uma semana ou mês em que as vendas são baixas podem indicar alguma coisa nova… Existe uma nova onda, um novo nicho de mercado se formando…

5) Palavras para o SEO

SEO (Search Engine Optimization) significa o um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos. (sem pagar)

Uma campanha de SEO bem planejada poderá melhorar o nosso posicionamento nos resultados de buscas orgânicas do Google. Imagine o impacto que isso terá nos investimentos em publicidade digital. O departamento financeiro ficará em festa!

Bem e o que mais?

Com um pouco de esforço e um Excel ou uma planilha de código aberto ou a planilha do Planilhas Google, podemos levantar e extrair dados relevantes sobre o que os clientes estão buscando.

Se estão satisfeitos, se estamos fazendo bonito ou se estamos deixando os clientes escapar para os concorrentes.

“Dados, dados, dados,
não posso fazer tijolos sem barro
.
Sherlock Holmes

Obrigado e paz nos corações de todos.

Texto publicado no LinkedIn.

Author

Empreendedor, instrutor do curso E-commerce Professional da Impacta e ao longo de 10 anos, presta consultoria para empresas na área de planejamento montagem e gestão estratégica.

8 Comments

  1. A busca é realmente muito importante. Sou desenvolvedor front/back-end para e-commerce e uma das ferramentas que já ofereço de cara ao meu cliente é a busca dinâmica. Nela, conforme a pessoa vai digitando, vão sendo exibidos resultados sem que a pessoa precise clicar.
    Quanto ao fato de buscar “blusa amarela tamanho M” é um dos desafios que nós desenvolvedores enfrentamos, pois as buscas são feitas com base no nome do produto e categorias. Logo, é importante disponibilizar uma barra com filtros na vitrine de produtos e possibilitar que o cliente filtre por faixa de preços, atributos, etc…

  2. bem interessante essas dicas, trabalho com otimização de sites acho a melhor forma hoje de se trabalhar pela internet.

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