O ponto-chave para o seu sucesso começa com a definição do melhor modelo de negócios de e-commerce para você. Ter uma loja virtual que não tenha um modelo predefinido, nem mesmo um objetivo de negócios, gera ao cliente insegurança e preocupações na hora de realizar suas compras.
Veja os principais modelos de negócio online e entenda as diferenças entre eles.
A grande dica é buscar esse modelo e criar uma loja virtual que realmente ofereça ao cliente algo significativo e que traga para ele aquilo que ele deseja. E, encontrando esse produto, que ele encontre também produtos do mesmo nicho que possam complementar sua compra.
O objetivo é sempre gerar lucro e alavancar vendas. Dessa forma, é preciso ter um modelo de negócios de e-commerce ideal para conseguir alcançar todos os seus objetivos. Quer saber como encontrar o seu? Continue com a leitura!

Defina seu público-alvo

O erro de muitos modelos de negócios de e-commerce é não ter definido para quem eles querem vender. Sem essa informação, o empreendedor fica sem rumo, muitas vezes colocando diversos produtos em sua loja virtual que não sejam relevantes ao público que costuma frequentar a loja.
Por isso, defina para qual público você vai vender. Para definir direito seu público-alvo? Entenda cada etapa do processo de criação de personas.

B2B: Business-to-business

Esse modelo de e-commerce trata de vendas diretas para outras empresas. É um modelo interessante e gera normalmente uma lista de pedidos sempre repetidos e algumas vezes em quantidades repetidas mês a mês.
Essa pode ser considerada uma vantagem desse modelo. Quer entender melhor sobre o mercado B2B? Parece que é lá que “está o dinheiro de verdade“.

B2C: Business-to-consumer

As vendas desse modelo são destinadas ao consumidor final, por isso, ele é o mais comum encontrado atualmente. As vantagens desse modelo é que muitas pessoas podem visitar sua loja virtual, gerando movimento e aumentando as vendas.
O mercado do E-commerce no Brasil é um dos únicos no país que consegue manter o crescimento mesmo em meio à grande crise econômica que enfrentamos atualmente. O modelo de vendas online parece continuar promissor para quem vende a categoria certa de produtos.
O grande desafio parece ser entender o tipo de produto e nicho de mercado que continua com demanda alta. Os números do mercado, divulgados periodicamente pela E-bit interpretados corretamente podem trazer indicativos valiosos para o empreendedor.

Defina seu produto

Cada modelo de negócio de e-commerce atuará de maneira diferente de acordo com o tipo de produto que for vendido. Por isso, defina qual será seu produto de vendas. Atualmente, os produtos que têm maior saída são os de moda — como roupas e acessórios — que, em 2014, ultrapassaram os itens eletrônicos.
Para entender mais sobre esse ramo confira “Negócios da Moda: uma fotografia do mercado apostando no e-commerce”. Você ainda pode optar por vendas de produtos digitais, como e-books, posts para blogs, vídeos etc. Você sabe qual é o real valor do seu produto ou serviço?

Faça parcerias com distribuidoras

Depois de ter definido o seu produto, busque parcerias com as grandes distribuidoras para conseguir sempre os melhores itens com os melhores preços.
Lembre-se de que seus consumidores têm o poder da escolha e de que a concorrência é alta. Por isso, grandes parcerias com distribuidoras ou diretamente com as produtoras poderão garantir os melhores preços para você.
Entenda como funciona um Centro de Distribuição.

Invista em processos eficientes

Definir como será a logística do seu modelo de negócios de e-commerce é essencial. Uma dica para conquistar o cliente, facilitando seu acesso é utilizar landing pages. Elas direcionarão o cliente direto para a compra.
Depois disso, será preciso definir as formas de pagamento oferecidas ao seu cliente. Lembre-se de que muitos compram produtos pelo simples fato de poderem pagar uma parcela a cada mês. Por isso, é importante implementar um sistema de pagamento que ofereça muitas opções para o seu cliente. Veja como negociar a taxa de cartão de crédito com as operadoras.
A próxima etapa é definir como será a entrega de seu produto. Você tem a opção de correios, transportadoras ou entregadores, portanto, verifique aquela que mais se encaixa ao seu objetivo e tipo de produtos.
Ter um modelo de negócios definido para seu e-commerce garantirá o seu sucesso e sua credibilidade no mercado, portanto faça a escolha certa. Um ótimo e indicado primeiro passo é ter seu Plano de negócios muito bem definido.
Se você ainda tem alguma dúvida não deixe de escrever para nós através dos comentários!

Veja também – Como identificar produtos em alta para vender pela Internet

Author

A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.