Ter boas imagens de produto pode ser um desafio para um e-commerce que vende pequenos objetos. Não é à toa: fotografar itens como miniaturas, joias, bijuterias e afins pode ser difícil para quem não tem intimidade com a câmera e com fotografia para lojas virtuais.

Por outro lado, o e-commerce que consegue boas fotos de pequenos objetos se diferencia em relação à concorrência e vai ser sempre a primeira opção do consumidor.

Por isso, veja agora algumas dicas de como fotografar os pequenos objetos do seu e-commerce:

Tenha atenção à luz

Luz natural é sempre a melhor opção para qualquer tipo de fotografia, seja de pequenos ou grandes objetos. Então, sempre que possível escolha esta opção. Normalmente, fotografar durante o dia garante melhores resultados.

Tenha em mente que o que importa não é somente a quantidade de luz, mas se ela está distribuída de forma uniforme no espaço. Para fotografar pequenos objetos, é importante que a fonte de luz seja maior que o produto.

O quanto mais difusa for a luz, melhor ela ilumina o item que está sendo fotografado.

Aposte no fundo branco

Quando o assunto é fotografar pequenos objetos, optar por um background branco é sempre a melhor opção. Assim, todo o foco fica no item que está sendo fotografado.

Criar este tipo de fundo é bastante simples: posicione um pedaço de papel, cartolina ou tecido branco atrás da superfície em que o produto que será fotografado ficará e dobre para criar uma curva.

Seu item ficará no centro da foto e apenas ele chamará a atenção do consumidor.

Como tirar fotos de produtos para e-commerce em casa

Use um tripé

Quando você tira uma foto, mesmo a vibração mais suave ou movimento pode fazer a foto ficar desfocada.

No caso de pequenos itens, a dificuldade é ainda maior. Usar um tripé é uma forma de garantir que a câmera não vai tremer durante a foto.

Configure a máquina

Para fotografar pequenos objetos lembre-se de desabilitar o flash da máquina. Quem não é um fotógrafo experiente, pode optar por uma o modo semiautomático do aparelho (“P”).

Em seguida, ajuste o a sensibilidade (ISO) para 100 ou 200.

É preciso, ainda, ajustar o tamanho da sua foto no menu. Mesmo sendo para internet, escolha um tamanho grande, com a maior qualidade possível.

Um celular serve para fazer as fotos do e-commerce?

Quer ainda mais detalhes? Use o recurso “Flower”

A grande maioria das câmeras tem um recurso de “close-up”, que pode ser utilizado quando você quer tirar uma foto mais de perto. O recurso “Flower”, na verdade, é chamado de “Macro” e em grande parte das câmeras é representado por um símbolo de flor.

É perfeito para fotografar pequenos objetos, como joias e flores. O resultado é mais profundidade na imagem e uma perspectiva diferente.

Se o objeto comercializado pelo seu e-commerce é ainda menor que uma joia e a função “Macro” não é suficiente, a melhor alternativa é um tubo de extensão para alcançar os mínimos detalhes.

E então, quer saber ainda mais sobre fotografia para e-commerce? Baixe já nosso Guia Prático da Fotografia para Lojas Virtuais!
Guia Prático da Fotografia para Lojas Virtuais

Author

A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

2 Comments

  1. Eu fiz a caixa de luz, tenho uma máquina profissional, mais quando tira a foto a imagem do produto fica ótimo, porém o fundo fica escuro. O que devo fazer?

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.