Para qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, as Landing Pages ou Páginas de Captura são essenciais. Esta é a página que vai expor todas as informações necessárias do material oferecido em troca das informações de contato do visitante. É nela que serão listados todos os “atributos de venda” de seus materiais (e-books, aulas gravadas, infográficos, apresentações…).
O “formato Landing Page” tem sido usado atualmente até mesmo como base de sites de empresas. Fato que comprova o sucesso do  formato convencional que apresentamos aqui. Importante ressaltar que o principal objetivo da landing page é ser atrativa o suficiente para despertar o interesse do visitante ao ponto de fazer o cadastro do formulário exposto.
Traduzimos o infográfico abaixo “A Landing Page Perfeita” desenvolvido pela página Indie Game Girl, que se propõe ensinar como vender jogos online. Note que existem muitos outros guias ou infográficos igualmente bons, como este da KissMetrics ou este da Unbounce, este abaixo acredito ser o mais adequado, nada de perfeito. A definição de ‘perfeita’ ou ‘matadora’ já fica como dica do “título que chama atenção“.

A Landing Page perfeita: Como deixar suas páginas de captura matadoras.

Concentre-se nos princípios básicos

Tenha um bom e atualizado conhecimento sobre todos os fundamentos do seu trabalho. Para a concepção de uma página de captura, esteja bem informado sobre o público-alvo, serviços ou produtos oferecidos, e os principais aspectos de um projeto incrível. Nem sempre você usará todos os itens listados. O mais importante é saber como utilizar o que você tem disponível em mãos.

A Landing Page perfeita: Como deixar suas páginas de captura matadoras.Sem navegação

Por mais que inicialmente possa parecer estranho, pode confiar, remova toda a navegação de seu site na Landing Page. Seu visitante não pode ter distrações que podem evitar que ele atinja nosso objetivo principal, converter seu cadastro em busca do material oferecido. Foco.

Ícones Sociais

O compartilhamento precisa ser instintivo e visível. Utilizar as possibilidades de viralização nunca deve ser descartado. Não “esconder” seus ícones é muito importante, aqui é indicado colocar no topo da página, porém logo abaixo do vídeo, por exemplo, também é um ótimo local.

Título

Texto é sempre muito importante para qualquer construção de página na internet. Tudo que pode ser indexado e encontrado por um buscador deve SEMPRE ser levado em consideração. Aqui entra o desafio diário de conseguir construir ao mesmo tempo um título atrativo, instigante e que contenha as palavras-chave corretas, relevantes. O visitante ideal procuraria como seu material? Capriche também na descrição seguindo este mesmo conceito.

Botão Call-To-Action

De longe a parte mais importante. Ele representa a ação que você deseja que seu visitante tome. Verifique que ele está em destaque e seja “grande, destacado e bonito”. O texto do botão deve conter de verbos fortes que incentivam a ação.

Vídeo

A presença do vídeo é fundamental, algo como 85% a mais de chance de comprar ou converter o download de um material. A linguagem audiovisual quando bem trabalhada parece imbatível. Não é a toa que o vídeo é um dos elementos principais na página. Deixe-o em dimensões altas.

Capturas de telas

A transparência com o que será apresentado é sempre muito bem vista. Se for o caso e com informações relevantes, mostre exatamente uma prévia do que contém ali.

Atributos

Pontue suas vantagens e diferenciais. Recheie com argumentos convincentes de que o visitante acabou de encontrar um pote de ouro.

Depoimentos

Recomendações são poderosas. É muito mais forte e apelativo alguém de fora do negócio atestar qualidade do que o dono. O conceito é “humanizar” sua comunicação e passar confiança. Importante que os depoimentos sejam sempre reais. Muitas vezes vale mais uma crítica construtiva que um elogio exagerado.

Com informações do Indie Game Girl e Softtrix.

Guia prático para a montagem de Landing Pages para E-commerce

Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

2 Comments

  1. Marcelo Negrini Reply

    Discordo só dos ícones sociais. Distraem e são inúteis. Se você quer MESMO compartilhamento, peça explicitamente DEPOIS da conversão.

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