Existe um monstro que aterroriza todo e qualquer empreendedor com uma loja virtual. Ele tem um nome feio, é impiedoso, e quem ainda não sofreu com ele é um sortudo. Seu nome: Chargeback.
Mas onde vive, como se relaciona, do que se alimenta o Chargeback? Você não precisa assistir ao Globo Repórter para saber. O chargeback acontece quando o pagamento de uma compra é cancelado pela operadora de cartão de crédito.
Os dois principais motivos do chargeback aparecer para assombrar são: má fé da parte do cliente e fraudes virtuais. Estes são reconhecidos pelas operadoras através da divergência de cadastro, ou então do próprio cliente que, para tirar vantagem, entra em contato com a bandeira de cartão de crédito informando que não reconhece a compra de um determinado produto.
A consequência é a seguinte: o valor do produto é estornado e o lojista fica sem o produto e o dinheiro. Além disso, o empreendedor acaba tendo prejuízo administrativo, financeiro e fiscal. É preciso, portanto, ser mais criterioso nos processos de análise de risco. Semana que vem traremos um artigo falando mais a respeito sobre isso.
Até, fique sempre alerta e tome cuidado com o monstro Chargeback!
6 Comments
Pingback: Dicas de como fazer análise de risco em lojas virtuais.
não concordo…
a má fé dos cliente como um dos principais motivos de chargeback.
o principal, sem dúvida é a fraude e a segunda a divergencia e não entrega de mercadoria.
[email protected]
Cara, você foi muito simplista em relação ao Chargeback. Esqueceu de falar, dentre muitas coisas, que há um número enorme de fraudes feitas pelas lojas virtuais, muito maior que as fraudes feitas pelos portadores dos cartões.
Pingback: Loja virtual: como garantir segurança para seus clientes
Esclarecedor,, muito boa introdução sobre o assunto.
teste de comentario