Todos os profissionais de SEO tremem toda vez que o Google modifica seu algoritmo de indexação. Mesmo uma pequena mudança pode acabar causando cortes maciços em seus volumes de tráfego, e tudo em poucas horas.

O Google também modifica sua plataforma de publicidade, não para penalizar seus usuários, mas para capacitá-los. O Google quer que você gaste mais em sua rede de anúncios porque, convenhamos, é assim que eles ganham dinheiro.

Portanto, se você não estiver atento a essas novas tendências do Google Ads, ficará para trás. Você precisa aproveitar essas tendências o mais rápido possível para estar à frente da concorrência.

Neste post, você conhecerá as alterações mais recentes que o Google fez em sua plataforma de publicidade, o que elas significam para você e como você pode usá-las para adquirir clientes com mais eficiência.

Tendência Ads nº 1: campanhas de desempenho máximo

Todas as campanhas do Google Ads que você já executou tinham as mesmas opções de segmentação que você, profissional de marketing, definiu. Você podia escolher uma lista de palavras-chave para as quais deseja dar lances ou um conjunto de canais (ou seja, sites) nos quais deseja que seus anúncios sejam exibidos, e pronto.

Tal estratégia não apresenta falhas para anunciantes experientes, mas não para os inexperientes, como pequenos empresários. Nos últimos anos, o Google começou a
desenvolver novos recursos para permitir uma experiência de publicidade totalmente automatizada que cuida de quase tudo dos anunciantes.

Eles começaram com as Campanhas Inteligentes , que cuidavam da segmentação e da otimização.

Em maio de 2021, eles lançaram um tipo de campanha ainda mais ambicioso chamado Campanha de Maior Desempoenho, que permite novas campanhas com pouca participação humana. O único trabalho dos anunciantes é fornecer:

  • O objetivo ou meta da campanha, por exemplo, CPA, ROAS
  • Os criativos do anúncio, ou seja, cópia, imagens ou vídeos e CTA
  • Orçamento
  • Lances — por exemplo, CPA máx. ou valor/conversão desejado Localização, idioma e programação de anúnciosO Google visa simplificar o processo de otimização para os anunciantes implementando a otimização em tempo real. Uma maneira de fazer isso é através do uso de sinais de público que os anunciantes fornecem – listas de remarketing ou públicos personalizados – permitindo que o Google exiba mais anúncios para um público com maior probabilidade de conversão.

Como resultado, os anunciantes terão mais facilidade para atingir suas metas de
conversão (por exemplo, impulsionar as vendas em um CPA desejado) e aumentar o alcance e o valor da conversão além das campanhas de pesquisa tradicionais baseadas em palavras-chave.

Uma vantagem que as Campanhas de Maior Desempenho têm sobre outras campanhas é que elas permitem que os profissionais de marketing anunciem em todos os canais do Google, ou seja, YouTube, Display, Search, Discover, Gmail ou Maps:

Embora o objetivo do Google não seja substituir os anunciantes humanos que querem
cuidar das questões principais de suas campanhas, parece ter como alvo os empresários que desejam executar campanhas publicitárias “faça você mesmo”.

As Campanhas de Maior Desempenho  ainda são novas, então há muito a dizer sobre como elas se sairão em comparação com os humanos. Sem dúvida, eles mudarão o cenário da publicidade para sempre nos próximos anos.

Tendência nº 2: novos formatos de campanhas locais

As campanhas locais têm sido a principal opção promocional que as empresas locais usam para atrair mais clientes em potencial para visitar suas lojas. Tradicionalmente, as
campanhas locais do Google Ads eram baseadas em consultas de pesquisa como “Joe’s Pizza”, “melhor pizza Los Angeles” ou “melhor pizza CEP XXXX-XX”.

Nos últimos meses, o Google adicionou três novos métodos para promover um negócio no Google Maps, o  aplicativo de navegação mais popular para usuários de smartphones.

Os anúncios de sugestão automática mostram uma loja nos resultados de sugestão automática quando um usuário pesquisa uma empresa perto de seu local. Por exemplo, se um usuário pesquisar “troca de óleo”, ele receberá um anúncio de uma empresa próxima nos resultados de pesquisa do Google Maps :

Os anúncios de navegação mostram os resultados de uma empresa no Maps com base na localização do usuário enquanto ele navega por perto, independentemente do destino. Isso significa que se um usuário estiver indo para sua casa e passar por um negócio promovido, ele verá a loja em sua rota de navegação, mesmo que não esteja
procurando uma empresa naquele local:

Os anúncios de lugares semelhantes permitem que uma empresa exiba sua
localização para usuários que pesquisam no Google Maps empresas semelhantes nas proximidades. Por exemplo, se alguém quiser comprar tacos em um local atualmente
fechado, verá um anúncio de uma empresa semelhante perto de seu local :

As empresas locais podem se beneficiar significativamente dessas três novas opções, pois isso facilita a exibição de suas lojas em um contexto de alta intenção, principalmente os anúncios “Sugestão automática” e “Lugares semelhantes”.

O Google também adicionou anúncios de inventário local, que permitem que as empresas vendam produtos localmente por meio de sua rede de compras por meio de “retirada na loja hoje”, “retirada mais tarde” ou “retirada na calçada”. Os anunciantes podem implementar esse novo tipo de anúncio diretamente por meio de uma Campanha de Shopping .

Fonte

Considerando que 88% dos usuários que fazem uma pesquisa local acabam visitando uma loja relacionada em um dia e 28% fazem uma compra, a exibição desses novos anúncios locais melhorará a eficácia das campanhas locais.

Tendência nº 3: lances de ROAS desejado para campanhas de ação em vídeo e anúncios Discovery

O Google oferece várias estratégias de lances diferentes para diferentes formatos de campanha.

Uma estratégia particularmente útil é o ROAS desejado, que permite definir lances com base no valor de conversão médio previsto em vez da taxa de conversão prevista.

O ROAS “alvo” (também conhecido como “tROAS” – retorno gerado pelos investimentos em campanhas ) estava disponível para a maioria dos tipos de campanha, exceto campanhas de ação em vídeo e anúncios Discovery. Mas isso está prestes a mudar, pois o Google anunciou que permitirá tROAS esses formatos de campanha.

Há dois requisitos que suas campanhas devem atender para aproveitar os lances de tROAS:

  • Você precisará definir valores para as conversões que está acompanhando (você pode usar o ROAS médio de suas campanhas existentes do Google Ads como ponto de partida).
  • Uma campanha de ação de vídeo precisará ter gerado pelo menos 15 conversões nos últimos 30 dias, enquanto uma campanha Discovery precisará de pelo menos 75 conversões nos últimos 30 dias (10 dessas conversões devem ter ocorrido nos últimos 7 dias).

O Google também recomenda gastar até 2 vezes seu orçamento diário médio para coletar dados suficientes para que os lances de tROAS funcionem.

Veja um exemplo de como os lances de ROAS desejado funcionam:

Tendência nº 4: feeds de produtos para campanhas de ação em vídeo

Se você usa anúncios em vídeo para promover seu e-commerce, ficará feliz em saber que o Google adicionou recentemente, feeds de produtos para campanhas de vìdeo

Digamos que um usuário veja um anúncio em vídeo que promova um de seus produtos. Após alguns segundos, o YouTube mostrará um painel abaixo do anúncio que mostra seus produtos (observe que isso só acontece quando o telefone do usuário está no modo
retrato). Quando os usuários selecionam um produto, eles acessam a página de destino do produto para obter mais informações :

Para os profissionais de marketing de comércio eletrônico, esse novo recurso diminuirá o tempo de conversão, melhorará a atribuição de vendas e, o mais importante, aumentará suas vendas.

Tendência nº 5: modelagem de conversão por meio do modo de consentimento

A publicação da Lei Geral de Proteção de Dados ( LGPD ) obrigou as empresas
online a adotarem políticas de privacidade de dados mais robustas, sendo a Google não exceção.

Em setembro de 2020, o Google introduziu o Modo de Consentimento , um método que
ajusta o comportamento das tags do Google com base no status de consentimento dos visitantes de um site. Embora o principal objetivo do Modo de Consentimento seja manter os sites em conformidade com o GDPR, ele gerou um novo problema para os profissionais
de marketing. O Google explicou o problema:

Quando um usuário não consente com cookies de anúncios ou cookies de análise, o Modo de Consentimento ajusta automaticamente o comportamento relevante das tags do Google para não ler ou gravar cookies para fins de publicidade ou análise. Sem cookies, os anunciantes experimentam uma lacuna em sua medição e perdem a
visibilidade dos caminhos do usuário em seu site. Eles não são mais capazes de vincular diretamente as interações de anúncios dos usuários às conversões.”

Fonte

Em abril de 2021, o Google tomou medidas para resolver esse problema disponibilizando a modelagem de conversão para o modo de consentimento. A nova modelagem de
conversão do Modo de consentimento permitirá a recuperação do caminho de atribuição entre os eventos de clique no anúncio e as conversões.

O Google afirma que esse novo recurso recupera uma média de mais de 70% das jornadas de clique para conversão de anúncios:

“A modelagem de conversão usa aprendizado de máquina para analisar dados observáveis e tendências históricas, a fim de quantificar a relação entre usuários consentidos e não consentidos. Então, usando jornadas de usuários observáveis em que os usuários consentiram com o uso de cookies, nossos modelos preencherão os caminhos de atribuição ausentes.”


F onte

Tendência nº 6: conversões otimizadas

Outra maneira de melhorar sua modelagem de atribuição de conversão é por meio de Conversões Melhoradas .

As conversões melhoradas capturam dados primários consentidos que seus clientes fornecem – incluindo endereço de e-mail, nome, endereço ou número de telefone – os hash usando o algoritmo SHA256 e os envia usando sua tag de conversão. O Google faz a
correspondência dos dados de conversão com as contas do Google conectadas e os atribui a seus eventos de anúncio, como cliques ou visualizações. A empresa afirma apenas “conversões agregadas e anônimas”.

Você pode definir as conversões melhoradas manualmente usando:

Observação: se você confiar muito em dados de terceiros para sua modelagem de conversão, seria uma boa ideia adicionar conversões otimizadas antes que o Google mude para dados próprios em algum lugar em 2023.

Tendência nº 7: Integração Shopify

Nos últimos anos, a plataforma Shopify tornou-se a força motriz do mundo do marketing de comércio eletrônico em mutos países. O Google percebeu esse fato, e é por isso que anunciou uma ingração com Shopify para sua plataforma Google Ads.

Seu “Shopping Graph” agora começará a extrair dados (preços, vídeos, informações de produtos) de todas as plataformas do Google para informar aos compradores on-line
sobre onde encontrar itens, como foram recebidos, qual comerciante tem o melhor preço e muito mais.

Agora que o Google tornou gratuito para os lojistas promoverem seus produtos na guia Google Shopping, a integração da Shopify permitirá que os comerciantes comecem a exibir anúncios em todas as propriedades do Google:

Tendência nº 8: Extensões de Imagem

Até recentemente, os anunciantes só podiam criar anúncios da Rede de Pesquisa usando texto.

Em julho de 2020, o Google anunciou o lançamento de um programa beta de extensões de imagem para seus anúncios baseados em pesquisa. Essas imagens são clicáveis e
custam o mesmo que anúncios baseados em texto:

O Google permite o upload de até 20 imagens relacionadas às palavras-chave que você oferece, desde que atendam aos requisitos rígidos de formato, e deve aprovar cada imagem manualmente antes de usá-las em suas campanhas.

Tendência nº 9: Taxas instantâneas de correspondência de clientes

A Segmentação por lista de clientes é um recurso que permite usar seus dados online e off-line para segmentar esses clientes nos canais do Google e outros clientes que se parecem com eles.

Até agora, quando você carregava sua lista de clientes , você tinha que esperar para ver
qual seria sua taxa de correspondência (ou seja, o número de usuários que o Google pode corresponder em sua base de usuários).

Desde abril de 2021, o Google começou a mostrar taxas instantâneas de Segmentação por lista de clientes dos seus uploads atuais e anteriores. Embora aparentemente menor, essa alteração permitirá que você encontre e resolva qualquer problema de correspondência de clientes mais rapidamente:

Para melhores taxas de Segmentação por lista de clientes, o Google recomenda adicionar o máximo possível de informações do cliente. Eles descobriram que os anunciantes que carregam dois tipos de informações de clientes veem um aumento médio de 28% no
tamanho da lista e, com três tipos, um aumento de 35%.

Considerações finais sobre as tendências do Google Ads

Todas as tendências do Google Ads que mostramos  são algumas das muitas
tendências que continuarão surgindo em 2022 e além. É sua responsabilidade como profissional de marketing estar preparado para o fluxo constante de mudanças. Agora que você terminou de ler este artigo, você pode dizer com segurança que você está.

Fonte: Single Grain por Ivan Kreimer

Author

O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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