Sou um curioso por natureza e adoro pesquisar novas ferramentas que possam otimizar processos e tarefas relacionados à gestão de uma loja virtual (ou qualquer outro negócio online) e coincidentemente, este é um dos assuntos mais requisitados pelos meus alunos e clientes. Diante disso reservei este espaço para listar algumas das principais ferramentas que eu experimento, utilizo e recomendo.

É uma bela lista, são mais de 60. 65 até o momento para ser exato!

Espero que elas também possam ajudá-los como ajudam a mim no meu negócio e com meus clientes. Não esqueça de salvar o endereço desta página nos favoritos e retornar sempre para verificar que se há alguma novidade ou basta se cadastrar no final deste artigo que sempre que houver uma novidade, farei questão de te avisar.

Vale ressaltar que para entrar nesta lista, as ferramentas deverão seguir alguns critérios básicos como:

• Relevância
• Facilidade de Uso
• 
Custo x Benefício

tit1
Google Analytics
Gratuita e bem completa, o Google Analytics é referência no mercado quando se trata de métricas para seu website ou loja virtual.

Google Analytics Mobile
Acompanhe as métricas do seu Google Analytics em seu celular.

Gecko Board
Excelente ferramenta de dashboard. Integra múltiplas origens de dados em um painel único, com interface elegante e de fácil leitura. A versão mobile é tão boa quanto a desktop.

Mixpanel
Acompanhe as ações/eventos de seus visitantes em seu site. Veja a jornada dos seus clientes dentro de seu funil de conversão.

5
Mailchimp
Excelente ferramenta de e-mail marketing. Interface intuitiva, templates (modelos) de ótima qualidade e funcionalidades avançadas fazem do Maichimp uma das minhas ferramentas preferidas.

Active Campaign
Uma ferramenta de e-maill marketing focada na automação. Fácil interface para criar processos automatizados complexos. É a ferramenta que uso em minha empresa para fazer e-mail marketing e automação em marketing.

Mail Tester
Uma boa ferramenta para avaliar a qualidade de sua peça de e-mail. Saiba se ela está dentro das boas práticas ou se ela irá para a caixa de spam de seus remetentes.

E-mail Hunter
Uma das melhores ferramentas para descobrir o e-mail de uma determinada pessoa.

E-mail Generator
Mais uma ferramenta para descobrir o e-mail de uma pessoa na internet. Ela gera múltiplas sugestões (as vezes mais de 50) para depois serem testados por outras ferramentas, como a Sideckick da Hubspot. Neste webinar eu ensino como uso este tipo de ferramenta.

CartStack
Ferramenta para recuperar carrinhos abandonados. Fácil de ativar, gerando ótimos resultados. Em meus clientes vejo um aumento de 5% a 10% ao ativar este tipo de ferramenta. Fundamental para todas operações de e-commerce.

captura-de-emails

SumoMe
Além de heatmaps o SumoMe também é uma simples e poderosa ferramenta para capturar mais e-mails em seu site. Pop-ups, welcome mats e widgets são só algumas possibilidades. Recomendo.

GetSite Control
Ferramenta de pop-ups de chegada e saída. Uma das mais acessíveis e flexíveis do mercado. Você pode ver um exemplo prático nesta página aqui, ao movimentar o mouse para fora do navegador. Um pop-up de saída.

WisePops
Mais uma ferramenta de pop-ups.

PopUp Domination
Mais uma!

Hello Bar
Barra de captura, pop-ups de captura entre outras formas de obter o email de seu visitante.

Bounce Exchange
Uma das ferramentas de captura mais caras do mercado. Não é barata, mas vale cada centavo.

12

Google Page Speed Insights
Ferramenta de Google para avaliar não só a velocidade de carregamento de seu site, mas também como melhorar o seu site para ser mais rápido. Não se esqueça, o Google adora sites rápidos!

Google Webmaster Tools
Monitore o resultado de seu site na pesquisa do Google e encontre possíveis erros em seu site que possam estar impactando nos resultados do Google.

SEO Analyzer
Ferramenta para testar sites do ótimo Neil Patel. Compare a performance das estratégias de SEO de seu site com seus concorrentes.

SEMrush
Referência no mercado para análise de SEO e SEM. Uma das mais completas ferramentas para esta finalidade. Recomendo e tenho orgulho em dizer que eles apoiam formalmente minhas iniciativas como meu curso.

MOZ Bar
Plugin do Chrome e Firefox que mostra de uma maneira fácil e simples os indicadores de DA (domain authority) e PA (page authority) dos sites que visita.

OpenSEO Stats
Plugin do Chrome para visualizar diretamente em seu browser informações de SEO e perfomance do site visitado no momento.

Planejador de Palavras Chave do Google
Descubra o volume de buscas mensal de qualquer palavra chave no Google.

SEO Monitor
Monitore a posição das suas palavras chave mais importantes no Google.

21

Google Adwords
Plataforma de publicidade oficial do Google. Pesquise as palavras chave mais relevantes para seu negócio e monte sua campanha se posicionando da melhor maneira nos resultados de busca.

Facebook Ads
Plataforma de publicidade oficial do Facebook. Crie sua peça, segmente seu público alvo e crie suas campanhas de anúncios na maior rede social do mundo.
Google Trends
Ferramenta de pesquisa de tendências de busca do Google. Importante para verificar se as palavras chave que utiliza estão com buscas crescentes ou decrescentes.

Criteo
Plataforma de anúncios PPC com foco em retargeting dinâmico. As campanhas de display feitas usando a plataforma Criteo são bastante eficientes gerando alto ROI.

26

Typeform
Minha ferramenta de pesquisas e formulários preferida. Possibilita a criação de formulário de pesquisa belissimos e amigáveis em dispositivos móveis.

Survey Monkey
Mais uma boa ferramenta para criação de formulários e pesquisas gratuitas. Eu a usava antes de conhecer o Typeform acima.

Google Forms
Plataforma de pesquisas e formulários do Google. 100% gratuita é uma das mais usadas no mercado.

30

Dropbox
Uma das maneiras mais simples de salvar e compartilhar arquivos na nuvem. Indispensável.

Sidekick para Gmail
Saiba se seus e-mails foram abertos e os links clicados. Muito útil para assuntos mais sensíveis ou para quem trabalha com vendas.

Boomerang para Gmail
Mais um plugin indispensável para Gmail. Ele possibilita o agendamento de mensagens além de reenviar o email caso o remetente não o tenha aberto ou clicado.

Asana
Plataforma de gestão colaborativa de tarefas e projetos. Indicada para projetos com equipes remotas.

Trello
Mais uma ótima ferramenta para gerenciar tarefas e projetos. Concorre diretamente com o Asana no coração dos gestores de equipes.

Google Calendar
Ferramenta de calendário do Google. Nada como um bom calendário para ajudar em seu planejamento de suas campanhas.

Gantter
Plataforma gratuita baseada no formato Gantt de cronograma de tarefas.

Feedly
Leitor RSS e agregador de conteúdo para leitura posterior. Na verdade eu tenho saudades do finado Google Reader 🙁

Pocket
Minha escolha como ferramenta para salvar links e agregar conteúdo. A sua extensão para Chrome torna o processo de salvar e organizar conteúdo rápido e fácil.

Hubsport CRM
CRM gratuito da Hubspot. O uso para para gerenciar meu funil de vendas e ajudar no relacionamento com meus clientes. Não é o mais completo e complexo, mas me atende perfeitamente.

Buffer
Ferramenta para agendar suas publicações as redes sociais. Faça seu planejamento mensal e deixe suas publicações agendadas. Ganhe tempo e otimize o gerenciamento de suas redes sociais.

OneTab
Se você é como eu que deixa diversas abas de seu navegador abertas prejudicando a performance de seu computador e sua produtividade, esta ferramenta é para você. Ela fecha todas as abas abertas e consolida tudo como uma lista de links em uma aba única. Rápido e prático.

42

Pluga.co
Uma das poucas ferramentas brasileiras desta lista a Pluga é uma ótima solução para integrar múltiplas ferramenta sem a necessidade de programação.

IFTTT
Ferramenta pioneira que popularizou as plataformas de integração. Integra dezenas de ferramentas, plataformas e redes sociais. Ótima para automatizar posts, salvar imagens publicadas nas redes sociais, buscar assuntos nas redes sociais entre outras inúmeras possibilidades.

Zapier
Uma das plataformas de integração mais completas do mercado. Utilizo para integrar diversos sistemas que uso. Com ele integro meu CRM a minha plataforma de email corporativo, minhas pesquisas de opinião com minha ferramenta de email marketing entre outras integrações.

46

Crazy Egg
Ótima ferramenta para analisar a navegação dos visitantes em seu site na forma de heatmaps, clickmaps e scrollmaps.

Shoppimon
Ferramenta exclusiva para as lojas virtuais Magento. Ela pode gravar as sessões em seu site para posterior análise. Você verá o que o seu visitante viu ao acessar seu site.

Hotjar
Sou fã do Hotjar. Uma ótima ferramenta para entender como seus visitantes interagem com o seu site. Gravação de sessões, heatmaps, clickmaps além de analisar a conversão de seu funil de vendas. Uso e recomendo.

SumoMe
Heatmaps, clicksmaps e scrollmaps gratuitos para seu site, o que mais você poderia querer?

51

Pingdom
Ferramenta para monitorar o uptime e a integridade de seu site. Com ela você poderá criar rotinas de monitoramento, como navegar no seu site, realizar uma busca ou fazer uma compra. Se algo der errado, o Pingdom te avisa.

Shoppimon
Que tal ter um robô tomando conta de sua loja Magento? É isso que o Shoppimon faz. Esse robô simula diversas ações no seu e-commerce como visitar um produto, colocar no carrinho e realizar uma compra. Se algo de errado acontecer ele tira uma foto do erro e te manda por email. Indispensável para quem tem e-commerce Magento.

Status Cake
Monitore o uptime de seu site e seja avisado quando ele sair do ar ou ficar lento demais. A versão gratuita é bem completa.

54

Iconfinder
Ache aqui aquele ícone gratuito que você precisa para o seu projeto.

Canva
Uma das minhas ferramentas preferidas desta lista. Uso regularmente para produzir imagens rápidas e infográficos de alta qualidade para compartilhar nas redes sociais.

ColorZilla
Extensão do Chrome para descobrir a cor de qualquer elemento de um website. (color picker)

58

SocialMiner
Ferramenta que transforma dados de navegação e perfis sociais em ações personalizadas via notificações do Facebook.

Chaordic
Plataforma de recomendação e personalização de conteúdo e campanhas de forma automatizada e altamente eficiente. Ajuda a oferecer o produto certo para cada consumidor.

Neemu
Plataforma de otimização de busca, personalização e recomendação de produtos.

62

BuzzSumo
Ferramenta de busca de acordo com o nível de interação do conteúdo e identificação de influenciadores. Indispensável para quem trabalha com inbound e produção de conteúdo. Uso regularmente pesquisas ideias de conteúdo e encontrar influenciadores. Aqui você pode ver como eu as uso.

Canva
Já citado nesta lista é uma ótima ferramenta para produção de imagens rápidas e de alta qualidade.

Google Hangout
Ferramenta gratuita de transmissão de vídeos do Google. Indicada para transmissão de webinars.

WebinarJam
Plataforma para automatizar a produção, publicação e distribuição de um webinar.

landing-pages

Instapage
Plataforma de produção de landing pages. Minha ferramenta preferida para esta tarefa.

Unbounce
Uma outra ótima alternativa para criação de landing pages.


Texto publicado anteriormente no RaphaelLassance.com.br.

 

Author

Empreendedor com mais de 15 anos de experiência em projetos digitais, palestrante e professor de e-commerce, marketing digital e growth hacking.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.