Vivemos em uma era onde potenciais clientes estão dispostos a pesquisar e estudar a respeito de um produto ou serviço que desejam.
Nesse contexto, produzir conteúdo relevante virou padrão de marketing e não é mais um diferencial no e-commerce, portanto concorrentes agora brigam pelo maior engajamento possível.
Com base na experiência da minha equipe, separei 4 dicas para aumentar o engajamento em seu conteúdo.

1. Não existe “bala de prata”

Dizem que vídeo é a mídia que mais engaja, porém não é tão relevante ao segmento que acessa seu conteúdo via celular em locais onde a conexão móvel é de baixa velocidade ou inconstante (Metrô, por exemplo).
Portanto, experimente diferentes mídias para diferentes segmentos e dispositivos.

2. Recicle seu conteúdo: teste diferentes formatos e canais

Em complemento a dica anterior, aquele seu artigo bem-sucedido pode ter o alcance ampliado se entregue em outro formato como, por exemplo, infográfico ou e-book em uma landing page para captura de leads.
Esse artigo que escrevo pode virar uma apresentação no SlideShare ou Prezi, e gerar leads de interessados no assunto.

3. Separe campanha mobile e desktop

Dica que vale para o Facebook mas é importante checar o comportamento de outras mídias. Se o objetivo é cliques para levar tráfego para seu conteúdo e gerar leads, você pode ter problemas se não separar as campanhas.
Segundo o relatório da Oribi, “[…] usuários mobile tendem a clicar mais, porém converter menos. Nesse caso, o Facebook passará a exibir mais sua propaganda aos usuários mobile que clicam mais que os do desktop”.

4. Identifique e recompense os mais engajados

Concursos culturais podem ajudar, pesquisas de conhecimento também, nesse caso você pode usar o Survey Monkey. Se além do e-commerce existem lojas físicas, estimular o check-in no Swarm é interessante à marcas cujo conteúdo propõe experiência além do site.
Sistema de ranking também é bom para identificá-los e fazê-los competir pelo posto de mais engajado. Nesse caso, o Izzui é uma alternativa interessante para empacotar seu conteúdo de forma a identificar os mais engajados. Porém, atenção ao contexto. Há assuntos que ninguém quer ser identificado como expert.
Então, o que você tem feito para aumentar o engajamento no conteúdo produzido pelo seu e-commerce? Compartilhe suas dicas nos comentários. E fiquem à vontade para entrar em contato comigo em caso de dúvidas.
Abraços e bom engajamento!

Author

Graduando de Ciências da Computação na UERJ, Cezar é Growth Hacker na Izzui e associado do fundo de investimento anjo VentureOne. Foi sócio em startups na área segurança da informação, importação, leilão de arte e reflorestamento.

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