Quer elevar suas habilidades de apresentação para o próximo nível? Encontre inspiração em algo improvável: na oratória de comediantes. Eles podem te ensinar muito sobre a criação de apresentações memoráveis ??, mesmo que seu discurso não seja assim tão parecido com o deles.
No desenrolar de sua experiência de falar em público, você vai aprender com suas falhas. Mas também vai desenvolver suas forças e a capacidade de entender seus públicos e que tom usar com cada um.
Os comediantes formam um grupo que é obrigado a aprender desde cedo. Representam um tipo incomum de oradores, que podem simplesmente serem vaiados e até expulsos do palco ao invés de só verem algumas pessoas se retirando do auditório.
Assim, eles tem muito a ensinar sobre o ato de falar em público:
1. Crie uma história que seu público vai curtir
Quando um comediante bola suas piadas, eles não pensam em atingir o mundo todo. Eles miram um público específico, com um ponto de vista específico e focam nas verdades, estereótipos e oportunidades para desafiar ou reafirmar os valores daqueles públicos.
Como fazer isso?
Não importa o tamanho do auditório, busque sempre se conectar com esse público. Entenda para quem você está falando e esforce-se para entregar a eles aquele valor que eles esperam para saírem do auditório com a sensação de ter aprendido algo.
Lembre-se: Seu público alvo é provavelmente o principal fator a ser considerado na ora de preparar sua apresentação.
2. Aprenda com as pessoas que você admira
Os melhores comediantes inspiram-se em outros comediantes que admiram. Eles reconhecem a importância de estudar os melhores do ramo para entender as dinâmicas das boas piadas e as reações das plateias.
Como fazer isso?
Os melhores oradores de diversos segmentos estão em vídeos no Youtube em que apresentam-se em eventos e conferencias pelo mundo. Tire umas horas por semana para assistir à performance deles e estudar tudo em seu discurso, desde a presença de palco à maneira como interagem com o auditório.
Lembre-se: Você não admira pessoas a toa. Elas estão à frente de você em algo. Estude o trabalho delas, entender seu sucesso vai ajudá-lo a construir o seu.
3. Trabalhe a plateia antes de subir ao palco
A maioria dos comediantes estuda o público previamente antes de começar sua apresentação. É uma tática simples mas que vai ajuda-lo a garantir que as piadas são apropriadas para a audiência.
Como fazer isso?
Nunca suba ao palco sem bater um papo com uma ou duas pessoas da plateia. Esforce-se para construir empatia com elas e você se sentirá mais confiante sabendo que elas vão eventualmente apoiá-lo caso algo dê errado.
Lembre-se: em palestras de negócios, gente importuna é diferente de quem atrapalha um show de comedia. Essas pessoas não vão gritar “você é horrível!” do fundo do auditório, em vez disso vão levantar a mão e perguntar algo que não acrescenta em nada ao assunto ou simplesmente dizer que discordam de algo. Esteja preparado para lidar com eles.
4. Comediantes são pró-ativos. Seja você também!
Seinfield é considerado um dos melhores comediantes de todos os tempos. Fora de sua rotina intensa de shows de standup, ele é conhecido por trabalhar duro para se aprimorar. Dizem que Jerry Seinfield estuda mais comedia, sobe mais aos palcos, e aplica mais tempo escrevendo do que qualquer um.
Como fazer isso?
Trabalhe duro, entenda a arte de ser pró-ativo, de correr atrás e seja totalmente dedicado ao seu ofício. Isso pode até ajuda-lo a gerar uma renda por suas palestras.
Lembre-se: É raro até para os melhores oradores afirmar que eles têm uma “habilidade natural”. Eles vão dizer que trabalharam bastante e inspiraram-se nos melhores naquele ofício. Um dom de falar naturalmente pode te ajudar, mas só a busca por aperfeiçoamento constante vai te levar ao sucesso.