Será que você está pronto para empreender? Tudo vai depender da sua resposta a essas 3 perguntas
Por Enrico Cardoso. Os empreendedores são solucionadores naturais de problemas. Isso significa que sempre têm ideias surgindo em suas cabeças. Ter um monte de opções é algo muito importante, mas às vezes pode ser difícil se concentrar quando você tiver interessado em passar para a próxima ideia.
Na Virgin, quando alguém pensa em iniciar um novo negócio, os responsáveis buscam saber se o novo projeto atende a uma série de critérios, antes de investir todo seu tempo e dinheiro nele.
Aqui estão 3 perguntas que vão ajudar você a decidir qual ideia deve prosseguir.
Pergunta #1: você faria isso por diversão?
Iniciar seu próprio negócio não é apenas um trabalho, é um modo de vida. Você provavelmente terá de fazer sacrifícios pessoais para conseguir que a sua empresa faça sucesso.
Isso pode significar um corte em seus recebíveis, uma vez que qualquer dinheiro ganho no seu novo negócio pode precisar ser reinvestido nele, ou você pode encontrar-se preso, respondendo e-mails e lidando com o problema dos clientes no final da noite.
Com isso em mente, é essencial que você crie um negócio em um mercado que você ama. Essa é a filosofia de Richard Branson na Virgin.
Então, não é nenhuma surpresa que o primeiro negócio da Virgin foi a Virgin Records.
As pessoas da equipe eram jovens, e adoravam música, o que significava que ninguém se importava em madrugar conversando com clientes sobre novas bandas, ou encontrando artistas para a gravadora.
Na verdade, eles teriam feito isso mesmo se não tivessem esse tipo de negócio para ganhar a vida.
Pergunta #2: será que isso faz diferença na vida das pessoas?
Nossos clientes não veem até nós comprar um produto ou serviço – eles acreditam em nossas ideias.
Construa uma comunidade em torno de um mesmo sentimento sobre o seu negócio, e os clientes vão voltar, espalhar a sua ideia, e apoiá-lo nos momentos difíceis.
Esta estratégia tem ajudado muitas startups a perturbarem grandes indústrias estabelecidas no mercado ao longo dos últimos anos.
Um grande exemplo é a Toms, que doa 1 par de sapatos para 1 criança necessitada para cada par vendido.
Pergunta #3: será que essa ideia será rentável para se sustentar?
Você também precisa considerar suas finanças quando estiver vasculhando suas opções.
A pesquisa mostra que 8 em cada 10 novas empresas falham nos Estados Unidos nos primeiros 18 meses, e o assassino número 1 das startups é a falta de fluxo de caixa.
Se o seu negócio não der lucro, você não será capaz de causar o impacto positivo que está buscando.
É raro uma startup ganhar dinheiro imediatamente, então você precisa se certificar que tem dinheiro suficiente, ou que você tenha outra fonte de renda que possa apoiá-lo.
Se a sua ideia favorita levará mais tempo para dar lucro, seria melhor se concentrar nas ideias menores em primeiro lugar. Depois disso, você pode usar o sucesso do negócio – e seu lucro – como um trampolim para lançar um projeto maior.
Mas lembre-se, começar um negócio com o único propósito de ganhar dinheiro geralmente termina em fracasso.
Este artigo foi adaptado do original, “Richard Branson on the 3 Questions You Need to Ask Yourself Before Lauching a Startup”, da Entrepreneur. Texto publicado no Jornal do Empreendedor.
1 Comment
Tem uma empresa que faz um trabalho bem legal.
Eles pegam a sua idéia e lançam em pouco tempo a sua startup.
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