Você tem um site international? Conheça 22 ferramentas e um infográfico que pode ajudar você a melhorar sua estratégia de SEO Internacional
A estratégia de SEO para sites Internacionais é um desafio para profissionais de Marketing Digital, devido às complexidades das línguas e costumes locais.
Infelizmente, não é o suficiente para assumir que as empresas do Reino Unido podem se expandir para a América Latina, simplesmente traduzindo seu conteúdo para o Espanhol e para o português.
Por sorte, existem algumas ferramentas online gratuitas disponíveis que podem tornar essa tarefa um pouco mais fácil, automatizando parte do processo.
Leia também: SEO: Como Fazer Redirecionamentos em Lojas Virtuais
Em uma conferência do evento SearchLove em Londres, promovido pela agência Distilled, o Aleyda Solis (Head of Digital Strategy at WooRank) deu uma excelente visão geral de alguns dos principais desafios envolvidos na implementação de uma estratégia eficaz para lojas.
A matéria completa está disponível no Slideshare, mas logo abaixo você encontra uma compilação das ferramentas recomendadas por Solis
Ferramentas de busca de keywords
• SEMrush
• Google AdWords Keyword Planner
• Google Trends
• Yandex Keyword statistics
• SEO Chat Suggestion Keyword Finder
• Searchmetrics
• Ubersuggest
• Baidu Keyword Tool
Outra dica importante, não confie no Google Global Market Finder para identificar oportunidades, nem sempre é preciso.
International SEO ROI Calculator
Depois de você ter analisado o que é exigido de um negócio, as técnicas e conteúdo, além da perspectiva de suporte ao idioma, esta ferramenta pode ajudar a validar a viabilidade e o ponto de equilíbrio para cada mercado.
Hreflang Tag Generator
Quando devidamente implementadas, as hreflang tags auxiliam os sites a fim de evitar distorções, especificando o idioma da página e o país em questão.
Esta ferramenta irá auxiliar na criação das hreflang tags para diferentes linguagens e países com a sintaxe correta e seus formatos de valores.
Hreflang sitemap tool
Essa ferramenta da The Media Flow permite que os usuários criem um sitemap em XML incluindo as anotações da hreflang.
Hreflang validation
O Dejan SEO foi criado como uma ferramenta gratuita que permite aos próprios donos de seus sites Validar a implementação das anotações da hreflang.
Understanding local markets
O Google Consumer Barometer e a TNS Digital Life tem informações que ajudam a entender melhor o seu negócio e sua audiência internacional.
SimilarWeb
O SimilarWeb permite que os donos de seus próprios sites vejam seus concorrentes, identificando assim os principais sites que são relevantes na setor e no país em questão.
Popular content
Essas ferramentas são utilizadas para identificar o conteúdo mais compartilhado e vinculado à cada mercado e setor internacional
• BuzzSumo
• Social Crawlytics
• Majestic SEO
• Ahrefs
Influencers
Essas ferramentas identificam influenciadores da indústria local, o que permite que os proprietários do site alcancem um conteúdo direcionado e tenham uma estratégia melhor de divulgação allows site
Followerwonk
E finalmente… O Infográfico
Aqui está o Infográfico com o Checklist para SEO Internacional: