Muitos empreendedores e profissionais da área de e-commerce quando estão em um bom treinamento do ramo, ouvem desde de o início do curso que subestimar o esforço de marketing que terá fazer no seu dia a dia, significa reduzir significativamente as chances de sobrevivência da loja. E agora? Você, freelancer ou agência de e-commerce?
Lá para o meio do curso já vejo alguns alunos um tanto preocupados pensando pra onde correr quando o orçamento é reduzido.
E realmente a preocupação é válida pois no lançamento de uma loja são muitas as preocupações, e fica difícil pensar em marketing quando ainda se está por exemplo aprendendo a gerenciar o fluxo do pedido. Todos que passam por isso sabem que o checklist do e-commerce é grande.
Existem 3 alternativas para encarar a tarefa de implementar campanhas de marketing e fazer a manutenção semanal medindo resultados e fazendo ajustes:
- fazer cursos na área de marketing e chamar a responsabilidade para si;
- contratar freelancers no mercado;
- contratar agências digitais especializadas em e-commerce;
Vamos dar uma olhada com mais calma em cada uma delas.
Primeira opção
É a mais difícil sem dúvida. Conheço alguns casos de empreendedores que eram verdadeiros “exércitos de um homem só” e cuidavam de praticamente tudo no início da operação.
É claro que isso pode ser mantido por apenas algum tempo até progressivamente ser delegado para funcionários ou terceiros. Isto por que quando a loja pega “tração” e ultrapassa 20 pedidos dia por exemplo, é provável que este empreendedor cometa erros críticos ou então fique estafado com a sobrecarga pondo em risco o seu negócio.
Além de, é claro, considerar os investimentos que ele deverá fazer para se capacitar em áreas chaves do marketing digital como SEO, E-mail Marketing, Mídias Sociais, Google Analytics, entre outras.
Segunda opção
Contratar um profissional de mercado para serviços temporários, mais conhecido como “freela”.
Em um tempo não muito distante isto poderia ser uma decisão arriscada pois é comum no mercado histórias de contratações que começam bem, mas depois o profissional não entrega o que foi pedido, ou some do projeto, ou então nunca está disponível nas situações de urgência.
É claro que não se pode generalizar, mas o fato de se contratar uma pessoa e não uma empresa tem este lado da moeda: menos retaguarda.
Hoje felizmente, portais especializados em disponibilizar freelancers e além dos reviews de clientes que ajudam bastante na contratação a intermediação entre as partes dá segurança para ambos os lados.
Se der errado o contratante tem seu dinheiro de volta e o contratado também é pago caso o intermediador entenda que o serviço foi executado (ainda que o contratante diga o contrário). Ok, está resolvido o problema então? Não exatamente.
Não é fácil achar profissionais que tenha um bom conhecimento em todas as áreas necessárias. Os poucos que tem cobram um valor alto pelo serviço, e os mais acessíveis são especializados, ou seja ou é bom em SEO, ou Mídias Sociais, ou E-mail Mkt, etc.
Oh-oh…aí fica caro ter um time de especialistas.
Terceira opção
Bom chegamos a última alternativa, contratar uma agência. A pergunta que normalmente vem à cabeça do empreendedor é ” mas não é muito caro?”
Realmente na maioria das vezes boas agências com foco em e-commerce realmente são. Masss… existem agências com foco em pequenas em médias que podem caber no bolso de quem está começando.
O problema que vejo é que mais uma vez como no caso dos freelancers a maioria não tem uma abrangência grande de serviços e acabam sendo boas em áreas específicas do marketing digital.
A essa altura você empreendedor deve estar pensando:
“então não tem pra onde fugir?”
Não tinha. Começa a surgir no Brasil o conceito de agência acessível e que monta pacotes de serviços para atender de forma efetiva o que o lojista precisa na fase em que se encontra e por um ótimo custo benefício.
A primeira que conheci é SOS E-commerce, mas com certeza outras virão pois a ideia é muito boa. Explicando sucintamente o lojista pode iniciar com um serviço básico de R$ 499,00 por mês que irá lhe atender de início com as principias demandas (e-mail marketing, banner, suporte técnico), e pode ir agregando os pacotes conforme vai crescendo seu faturamento (suporte para marketplace), ou mudar para um plano mais completo.
É inevitável vir a minha cabeça a comparação com o mercado de academias de bairro que foi engolido pelo conceito da SmartFit que conseguiu a baixo custo e ótima qualidade uma grande massa de alunos que viram seu dinheiro muito mais valorizado no novo modelo de serviço.
E você, já passou pela situação de não saber o que escolher para definir sua operação de marketing digital? Divida conosco no campo de comentários abaixo!