Agora, qualquer pessoa pode ver quais anúncios estão sendo veiculados em uma página do Facebook e quais tweets estão sendo promovidos por uma conta do Twitter. Essa é uma inteligência competitiva extremamente útil para empresas.
Então, por que toda essa informação está sendo liberada?
Consumidores exigem transparência.
Dois acontecimentos relacionados levaram essas plataformas a uma maior transparência em seus programas de publicidade.
A primeira foi a intromissão russa durante a eleição presidencial dos EUA em 2016. O governo dos EUA, o Facebook e o Twitter investigaram como as contas ligadas à Rússia usavam as opções de publicidade para promover conteúdo que pode ter influenciado a eleição.
O Twitter divulgou um comunicado no ano passado que vendeu mais de US $ 270 mil em anúncios para contas ligadas à Rússia. As contas do Twitter estavam ligadas à Russia Today – a rede de televisão financiada pelo governo – e promoviam 1.800 tweets voltados principalmente para os Estados Unidos.
O Facebook determinou que aproximadamente US $ 100.000 foram gastos em sua plataforma para cerca de 3.000 anúncios para promover questões sociais que causam divisões durante o ciclo eleitoral.
O segundo evento ocorreu quando a empresa de análise Cambridge Analytica adquiriu dados de usuários de terceiros que obtiveram do Facebook.
Embora os esforços de transparência na publicidade ajudem a impedir o abuso, também oferece aos concorrentes uma enorme quantidade de informações. Por exemplo, considere a indústria de colchões hipercompetitivos online. Empresas como a Purple, a Tuft and Needle e a Casper estão gastando enormes quantias em publicidade on-line. Agora, cada um pode ver o que os outros estão fazendo no Facebook e no Twitter sem espionar.
Anúncios de uma página do Facebook
Para ver todos os anúncios ativos de uma página do Facebook, siga este processo simples:
- Faça o login no Facebook.
- Pesquise e selecione a página que você está procurando no canto superior esquerdo.
- Quando estiver na página desejada do Facebook, clique no link na parte inferior esquerda da navegação, chamada “Informações e anúncios”.
- Agora você tem uma visão completa de todos os anúncios ativos sendo executados por essa página do Facebook.
Observe duas coisas além dos próprios anúncios. No lado direito, há informações que nos informam quando a página foi criada e quais alterações foram feitas nela. Com Casper, o varejista de colchões, vemos as seguintes mudanças.
Isto é interessante. Por um breve período em 2013, a página foi nomeada Tide. Outra vez em 2013 alguém digitou incorretamente o nome como Casperd. Isso ajudará as pessoas a saber se uma página foi inicialmente criada com um nome e, em seguida, o nome foi alterado para alavancar a credibilidade de um grande número de seguidores para diferentes propósitos.
Além disso, há uma caixa suspensa para o país. As únicas escolhas que encontrei, no entanto, são os Estados Unidos e o Canadá.
Mas não há razão para parar sua espionagem competitiva no Facebook. Seus concorrentes também estão promovendo tweets no Twitter?
Tweets Promovidos
O Twitter lançou recentemente o “Centro de transparência de anúncios”. Quando você visita esta página, você tem uma caixa de pesquisa no canto superior direito onde pode procurar anunciantes e ver “todos os anúncios em execução no Twitter, incluindo Tweets apenas promovidos ou um anúncio foi suspenso e por quê. ”Se a campanha for para eleições federais, você poderá ver a segmentação.
Comece procurando por uma empresa. Neste exemplo, procuraremos outra empresa de colchões, a Tuft & Needle.
Isso leva você a uma página onde você pode ver as informações de perfil da conta do Twitter, bem como todos os tweets que foram promovidos nos últimos sete dias.
O que você pode aprender?
Tal como acontece com toda a pesquisa concorrente, como você age dependerá da sua situação. Vamos continuar com a indústria de colchões. Olhando para Casper e Tuft & Needle, vemos alguns anúncios bem típicos. No entanto, se olharmos para o Purple, vemos que ele está exibindo anúncios com um tema de 4 de julho.
Podemos ver as versões para dispositivos móveis e computadores da Purple. Nós vemos a oferta para o 4 de julho. Isso permitiria que um concorrente respondesse à promoção. Um anunciante também pode imitar as ideias de Purple e testá-las em seus próprios anúncios.
Tradução do texto original de Robert Brady no portal PracticalEcommerce