Estou há sete anos no mercado e hoje comando a Gazin Semijoias. Após o início da pandemia do Covid-19, percebi que as vendas pelo e-commerce da empresa aumentaram de maneira expressiva.
Na semana do Dia das Mães, por exemplo, registramos uma demanda 70% maior, em comparação aos anos anteriores.
Com isso, foi necessário reformular nosso sistema de produção e até fazer contratações para conseguirmos entregar todos os pedidos a tempo para nosso revendedores.
Acredito que a tendência é de que a venda online seja cada vez mais forte no comportamento do consumidor, pois muitas pessoas que estão habituadas a comprar na loja física estão descobrindo que é muito mais fácil comprar de casa, de maneira simples e barata.
A logística no Brasil está melhorando, principalmente em grandes capitais, é possível comprar hoje e receber amanhã. As vendas por sites, marketplace e Instagram se tornaram um novo modelo de negócio, que com certeza não voltará a ser como antes.
Entender velocidade e direção é primordial para o início do negócio na internet, porque uma sem a outra se torna um desastre. É importante que as pessoas estejam dentro do mundo online, mas é essencial que elas tenham a direção.
Hoje nós temos muitos conteúdos gratuitos que as pessoas estão fazendo para conseguir ter um e-commerce bacana, um patrocínio legal e uma busca maior.
Contudo a velocidade só é importante quando se tem direção. Por exemplo, o Google é super interessante para pessoas que querem gastar pouco.
É fundamental estudar o setor antes de iniciar um projeto online e as marcas precisam ter cuidado para não fazerem promessas mirabolantes.
É necessário ter muito controle de estoque, principalmente para não prometer uma coisa e entregar outra, ou até atrasar entregas. Isso acaba com a recorrência e escala de compra e gera reclamações que serão muito mais difíceis de resolver.
Após a quarentena, o comércio eletrônico estará muito mais consolidado e este é o momento de fidelizar os clientes.
O online é um mundo completamente diferente do offline, tudo nele acontece muito mais rápido. Você só tem acesso ao cliente na hora que a caixinha chega na casa dele.
Por isso, aproveite esse momento e tenha um site com as facilidades que o cliente gostaria de ter. As pessoas precisam entrar com frequência e navegar de forma confortável para fazer suas escolhas.
Não pode ser um ambiente cansativo, os menus e os botões precisam ser simples e funcionais. O carrinho e o valor da compra precisam estar sempre visíveis para gerar uma experiência prazerosa e se transformar em venda.