Esta semana o Twitter introduziu mudanças para tornar a timeline mais visual para os usuários. Não é preciso mais clicar em um link para ver uma foto, por exemplo, pois as imagens agora aparecem diretamente no stream. Os ícones de reply, retweet e favorito passam a ficar sempre aparentes. O redesign funciona tanto para os aplicativos oficiais, como na versão web.
Leia também: Instagram divulga como será o Instagram Ads
Muita gente não gostou das alterações, por achar que polui a timeline e/ou pelo risco de ter imagens NSFW (“Not Safe for Work” ou “Não seguro para o trabalho”) aparecendo sem a necessidade de um clique. Pelo menos para os aplicativos, existe a possibilidade de desabilitar o preview de imagens. Basta optar nas Configurações. Já na web, não há escolha.
Alguns comentários dizem que isso é o Twitter querendo ser mais Facebook. Talvez, mas a verdade é que são mudanças que terão impacto imediato na publicidade. Com fotos diretamente nas timelines, o Twitter tem agora praticamente um formato de mídia display.
Leia também: Foursquare Ads: Rede Social lança plataforma de anúncios voltada para pequenos e médios
Você já pode ver o redesign diretamente no seu Twitter, mas o Vine acima demonstra a diferença. Ah, e um detalhe. O preview não funciona para fotos e vídeos do Instagram. Já virou pessoal.