Pequenos erros podem fazer a loja online perder dinheiro. Confira dicas para dar um up na taxa de conversão
No Brasil, a taxa de conversão média é de 1,65%, de acordo com pesquisa da Experian Hitwise. O dado no meu ponto de vista preocupante é um alerta ao setor.
O desafio está em transformar os visitantes em compradores. Para isso, é fundamental ficar atento a alguns números que apontam onde estão os ruídos nesse processo. Sabemos, por exemplo, que 84% dos compradores online avaliam uma página de mídia social antes de fazer a compra. Ou seja, é fundamental que a loja esteja presente nesses locais.
Para melhorar as taxas de conversão, alguns tópicos são importantes para o e-commerce, conforme as dicas e o infográfico que produzimos abaixo:
Dados para destacar do infográfico:
1) Faça e disponibilize vídeos sobre os produtos, pois eles podem aumentar as vendas em até 144%;
2) Crie um site simples de usar e certifique-se de que os botões sejam fáceis de encontrar, principalmente os de “Adicionar ao Carrinho” e “Checkout”;
3) O e-commerce deve ser acessível a pessoas com deficiências visual, auditiva, motora, entre outras necessidades especiais;
4) Seja honesto (sempre). Se um produto está esgotado, avise o consumidor. Lembre-se de deixar um botão “Avise-me quando esse produto chegar”;
5) Ganhe a confiança do cliente. Para isso, mostre depoimentos e recomendações sobre a sua página em mídias sociais; disponibilize um número de SAC; tenha uma política de privacidade e mostre que sua loja online possui um processo de pagamento seguro;
6) Ofereça vários métodos de pagamento;
7) Mantenha seu cliente atualizado informando-o quando o produto for enviado e qual o código de rastreamento.
Essas são as principais dicas para melhorar a taxa de conversão do e-commerce. Lembro que o ideal é fazer um acompanhamento constante para saber por que o cliente está deixando a loja online sem efetuar a compra.
Para isso recomendo o uso de ferramentas como o Google Analytics, Crazy Egg, Click Tale e Olark. Não se pode esperar que o problema apareça para o consumidor para tomar as providências. É necessário analisar constantemente para corrigir as falhas rápido, de preferência, antes que afete o usuário.