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Top 20 plataformas de E-commerce mais utilizadas no Brasil 

plataformas de ecommerce mais usadas no Brasil

Quais são as plataformas de e-commerce mais utilizadas no Brasil?

Se você está há bastante tempo no mercado de e-commerce, com certeza já se fez a seguinte pergunta ou já ouviu de alguém.

É interessante que essa pergunta tem uma sabedoria popular onde se quer saber uma resposta que tenha base na “inteligência coletiva”.

A pergunta “qual a melhor plataforma de e-commerce?” também é muito boa, mas depende de uma série de análises com relação as necessidades de cada empresa para ser bem respondida.

E ainda você estará sujeito a ter uma resposta influenciada pela experiência particular de quem te dá a resposta.

Algo similar acontece ao entrar em um restaurante e perguntar “qual o prato mais gostoso do cardápio?”

É bem possível que o garçom vai te dar uma resposta influenciada pelo gosto dele ou pelo prato que é melhor (lucrativamente) para o restaurante.

Mas e se você perguntar qual o prato mais vendido do restaurante?

Aí você vai ter uma resposta baseada em centenas, talvez milhares de pessoas que frequentam aquele estabelecimento.

No caso das plataformas, saber quais as mais utilizadas no Brasil, aumenta a chance de se fazer uma boa escolha.

Ah.. e é claro e depois de saber as mais utilizadas, será a etapa de pesquisar qual a melhor para suas necessidades.

Leia também: Metodologia: Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua operação

O ovo em pé

O problema é que antes de 2019 não era possível saber tecnicamente quais tecnologias eram usadas pelas centenas de milhares de lojas no Brasil e no mundo.

Na verdade já existia a tecnologia para isso, mas somente as grandes empresas tinham acesso.

Até que… começaram a surgir empresas especializadas em rastreamento de tecnologia, como por exemplo a BuildWith que passaram a divulgar essa informações.

Essa empresa finalmente conseguiu colocar o ovo em pé.

Mas como eles fazem isso?

Usando a própria explicação da BuildWith:

Todo site emite “sinais” de que está usando uma tecnologia específica. A BuidWith rastreia esses sinais e determina se um site está usando uma determinada tecnologia da web a partir dele.

Mas onde entram as as plataformas de e-commerce nessa história? Você pode estar se perguntando.

A BuiltWith disponibiliza um relatório gratuito chamado eCommerce Usage Distribution in Brazil (Distribuição de uso de comércio eletrônico no Brasil) que disponibiliza dados de 725.000 lojas pesquisadas (relatório de 07/08/23).

Em outras palavras mata a cobra e mostra o porrete.

Plataforma SAAS e Open Source

Cabe aqui, uma observação importante, o ranking abaixo é composto de plataformas no modelo SAAS (o lojista contrata uma empresa que desenvolveu a solução e paga uma mensalidade pelo serviço) e OpenSource (código aberto, o lojista usa um código gratuito, mas precisa pagar por serviços de hospedagem, segurança e personalização do sistema).

Ambas tem seus prós e contras e é bem importante saber a diferença entre cada tipo antes de tomar a decisão de escolha.

Você poderá entender isso melhor neste artigo aqui: SaaS x On-premises x Open Source: Qual plataforma de Ecommerce escolher?

Muito bem, sem mais delongas, vamos as top 20 plataformas mais utilizadas no Brasil começando da 20° para a 1° do ranking.

Ranking das Plataformas de E-commerce mais utilizadas no Brasil

fonte: BuidWith eCommerce Usage Distribution in Brazil – report 17.08.23

20° – BigCommerce (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 1.083
Nota no Reclame Aqui: não possui cadastro. (em 17.08.23)

A plataforma australiana BigCommerce foi lançada em 2009 e com a missão de atender do pequeno ao grande e-commerce.

Disponibiliza 4 planos com valores em dólares. Os primeiros 3 possuem os valores mensais de U$29.95, U$79.95 e U$299,95. O 4° plano , o Enterprise,  é orçado sob medida para grandes lojas.

Destaques da Plataforma BigCommerce

    • Sem limitação de número de produtos em todos os planos
    • Sem taxas de transação
      • Ampla variedade de modelos de loja para escolher e personalizar.
      • Integração padrão com PayPal o que facilita vendas internacionais
      • Contas de equipe ilimitadas
        • Ferramentas integradas de blog e SEO
        • Relatórios detalhados de desempenho das vendas
        • Funcionalidade de carrinho abandonado (em planos superiores) para recuperar vendas perdidas.
          • Suporte a vendas em várias moedas, facilitando a expansão global.
            • Vasta biblioteca de aplicativos para integração com software de terceiros.

19° – DLoja (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 1.364
Nota no Reclame Aqui: não tem avaliação. (em 17.08.23)

A plataforma DLoja Virtual, foi lançada em 2009 em Canoas/RS com foco em atender o micro e o pequeno empreendedor. Foi adquirida em 2023 pela empresa americana Newfold (empresa por trás da Hostgator), como parte da estratégia de oferecer mais serviços ao seus clientes.

Oferece 3 planos, o Básico o Essencial e o Completo, cujos valores são pagos integralmente um vez no ano. Iniciam de R$28,91/mês (pgto. de R$346,92 uma única vez) e o plano com mais recurso custa R$99,50 (pgto. de R$ 1.194,00 uma única vez).

Destaques da Plataforma DLoja Virtual

18° – Magazord (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 1518
Nota no Reclame Aqui: não tem avaliação. (em 17.08.23)

A plataforma Magazord, nasceu em 2019 em Rio do Sul/SC, seus fundadores eram lojistas virtuais e decidiram desenvolver um sistema que tivesse recursos que eles sentiam falta nas plataformas de mercado.

A empresa não trabalha com planos, é cobrado um valor de setup (para implantar a loja) que gira em torno de R$ 10.000,00 e mais comissionamento sobre as vendas que começam com 3,5% ao mês e vão diminuindo a medida que o volume de vendas aumenta.

Destaques da Plataforma Magazord

17° – Irroba (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 1.953
Nota no Reclame Aqui: não tem avaliação. (em 17.08.23)

A Irroba é uma plataforma brasileira de e-commerce, fundada em 1998, com uma extensa experiência no mercado e uma base sólida de clientes em todo o Brasil.

A Irroba oferece soluções abrangentes e escaláveis para operações de todos os tamanhos.

Possui 6 opções de planos sendo o que o de entrada é R$120,00/mês (Bronze) e pode chegar a R$730,00 (Yellow Diamond) conforme o número de produtos.
O período de experimentação gratuito e de 7 dias.

Destaques da Plataforma Irroba

16° – Prestashop (modelo Open Source)

N° Lojas ativas rastreadas: 1.976
Nota no Reclame Aqui:
por ser Open Source não possui cadastro

O PrestaShop é uma plataforma Open Source desenvolvida em PHP e MySQL projetada especificamente para a criação e gerenciamento de lojas virtuais.

Sua primeira versão foi lançada em 2007 visando empresas de pequeno e médio porte .

Se destaca por seu foco exclusivo no varejo digital, proporcionando uma experiência de implantação e manutenção de e-commerce eficiente e acessível.

Destaques da Plataforma PrestaShop

15° – wBUY (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 2.085
Nota no Reclame Aqui:
não tem avaliação. (em 17.08.23)

Nascida em 2015, a empresa paranaense wBuy criou uma plataforma de entrada que oferece uma estrutura de vendas para lojistas e agências de afiliados, com destaque para sua abordagem de baixo custo, tornando-a ideal para pequenas e médias empresas.
Possui 4 opções de plano variando de R$59 a R$309 mensais

Destaques da Plataforma wBuy

14° – Iluria (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 2.649
Nota no Reclame Aqui:
não tem avaliação. (em 17.08.23)

Desenvolvida em 2012, pela empresa de Campinas/SP Iluria Serviços,  é uma plataforma de e-commerce, foi projetada para atender principalmente pequenas e médias empresas.

Possui um período gratuito de experimentação de 15 dias e disponibiliza 8 planos mensais que variam com a quantidade de produto, e iniciam com 19,99 (25 produtos) e podem chegar até R$1.199,99 (20 mil produtos).

Destaques da Plataforma Iluria

13° – VTex (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 3.129
Nota no Reclame Aqui:
6.9 de 10 – Regular (em 17.08.23)

A VTex é uma multinacional brasileira, líder em e-commerce na América Latina, e presente em mais de 16 países.

É sem dúvida uma das melhores opções para empresas de grande e médio porte, devido a sua robustez, capacidade de integração e a enorme variedade de funcionalidades presentes em seus diferentes módulos.

A Vtex não possui plano, é cobrado um valor mensal fixo de R$ 3.500,00/mês referente a manutenção do ambiente e uma comissão de 2,5% sobre os pedidos aprovados.

É importante ressaltar que será necessário a contratação de agências de e-commerce parceiras que farão a implantação da plataforma na operação de quem contratá-la.

Destaques da Plataforma VTex:

  1. Ampla Gama de Funcionalidades e módulos avançados como VTEX Pricing, VTEX OMS, Rates And Benefits, CMS e Masterdata.
  2. Personalização Avançada: oferece alto nível de personalização
  3. Integração de Gateway de Pagamento
  4. Suporte Ágil e Eficiente
  5. Experiência Omnichannel: permite que os clientes sejam atendidos em diferentes canais de vendas.
  6. Segurança nos Pagamentos: possui certificação PCI
  7. Integração com Marketplace: possui integração com os principais e mais de 20 outros do mercado.
  8. Cadastro de Produtos Simplificado: A VTex oferece APIs de integração que agilizam o processo de cadastro e manipulação de produtos, economizando tempo e esforço.
  9. SmartCheckout: Um sistema desenvolvido por eles que simplifica a experiência de compra do usuário, com todo o processo ocorrendo em uma única página para maior eficiência de conversão.

12° – Cartpanda (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 3.941
Nota no Reclame Aqui: 7.9 de 10 – Bom (em 17.08.23)

Start up nascida em 2020 a Cartpanda (ex CartX) é uma plataforma de e-commerce que pode vender produtos físico e digitais.

Possui 4 planos distintos com valores mensais fixos e taxas sobre pedidos aprovados. Inicia com o Light por R$4,99/mês e taxa de 2,5% e vai até o Advanced R$ 1649,00/mês com taxa de 0,5%.

Destaques da Plataforma Cartpanda:

11° – Magento (modelo Open Source e SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 4.581
Nota no Reclame Aqui: por ser Open Source não possui cadastro

A plataforma Magento é um sistema baseado em PHP e MySQL com mais de 250 mil lojas implantadas pelo mundo e presente em mais de 50 países. Foi adquirido pela Adobe em 2018 por U$1,68 bilhão e possui 3 versões:  OpenSource Edition (Community), Commerce Edition (versão paga com recursos avançados) e Magento Cloud (versão paga hospedada na nuvem oferecida pela Adobe)

Diferenciais da Plataforma Magento

10° – Bagy (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 7.179
Nota no Reclame Aqui: 7.5 de 10 – Bom (em 17.08.23)

A plataforma Bagy incorporou os clientes da plataforma Dooca e foi adquirida pelo Grupo Locaweb em 2021 que também é dono da plataforma Tray Commerce. O objetivo do grupo com a compra foi trazer uma plataforma simples e que permitisse pequenas e médias empresas, pessoas físicas, influenciadores e montassem de forma rápida e descomplicada suas lojas.

Possui 3 planos : o básico de R$55,30/mês, o essencial de R$ 90,30/mês e o Profissional de  R$ 174,30/mês,

Destaques da Plataforma Bagy

9° – OpenCart (modelo Open Source)

N° Lojas ativas rastreadas: 8.503
Nota no Reclame Aqui:
por ser Open Source não possui cadastro

O OpenCart é uma plataforma de comércio eletrônico de código aberto, desenvolvida em PHP pelo engenheiro de software britânico Daniel Kerr em 2007, projetada para permitir que empresas de médio a grande porte criem e gerenciem suas lojas virtuais de maneira eficaz.
Oferece um conjunto robusto de recursos integrados, possibilitando personalização e expansão, além de se destacar com ferramentas de múltiplas lojas e suporte global.

Destaques da Plataforma OpenCart

8° – Ecwid (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 14.438
Nota no Reclame Aqui:
não possui cadastro

Lançada em 2009 e comprada pela Lightspeed a plataforma já tem mais de meio milhão de adeptos pelo mundo.

Ecwid é uma abreviação de Widget para Comércio Eletrônico e sua proposta inovadora e também sua principal vantagem é poder ser incorporada a sites já existentes o que facilita sua implantação.

Outra vantagem é que ela é gratuita para até 5 produtos o que atende muitos lojistas iniciantes.

Seu site ainda não tem tradução para português e conta com 4 planos do gratuito até o Unlimited que é de U$82.50

Destaques da Plataforma Ecwid

7° – MercadoShops (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 25.337
Nota no Reclame Aqui:
7.2 de 10 – Bom (em 17.08.23)

O Mercado Shops é uma plataforma desenvolvida para usuários do Mercado Livre que desejam criar sua própria loja virtual. Ela permite a integração dos produtos do Mercado Livre à nova loja, proporcionando vantagens para expandir as vendas.

Indicada para quem está iniciando no comércio eletrônico, não cobra custos fixos mensais para quem já vende no Mercado Livre e as tarifas e porcentagem de venda se aplicam conforme as transações neste marketplace.

Destaques da plataforma Mercado Shops:

6° – Tray Commerce (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 29.252
Nota no Reclame Aqui:
7.6 de 10 – Bom (em 17.08.23)

A Tray empresa nascida em Marília/SP foi adquirida pelo Grupo Locaweb em 2012, com a intenção de liderar o e-commerce nacional.

Oferece 4 modalidades de planos que vão de R$49,00 mensais no Plano 1 até R$ 339,00/mês no Plano 4 que é o mais completo.
Os planos variam conforme o número de produtos e de visualizações da loja.

Destaques da Plataforma Tray

    • Flexível: Funciona como plataforma para criação de lojas virtuais, e pode atuar como um Hub para integrar com diversos marketplaces.
    • Possui API pública para realizar outras integrações.
      • Fácil utilização e adaptação.
      • Diversidade de Temas: disponibiliza mais de 40 modelos de temas responsivos  para escolher.
      • Possui solução para dropshipping nacional e internacional (integração com AliExpress)
      • Mais de 30 marketplaces integrados a plataforma
    • Atendimento ao cliente e suporte técnico de boa qualidade centralizados no Desck360
    • Checkout transparente (Easy Checkout)
    • Loja de aplicativos com grande variedade
    • Tray App: permite o lojista  acompanhar pedidos, alterar o status e adicionar dados de envio, entre outras funções, tudo pelo celular .
    • Amplo material didático na Escola de E-commerce by Tray e também no Blog da plataforma

5° – WooCommerce (modelo Open Source)

N° Lojas ativas rastreadas: 45.948
Nota no Reclame Aqui:
por ser Open Source não possui cadastro

Desenvolvida em 2011, o Woocommerce é uma solução de e-commerce de código aberto que opera como um plugin para a plataforma de gerenciamento de conteúdo WordPress.

Como o WordPress está presente em mais de 40% dos sites mundiais isso fez este plugin ser extremante popular principalmente entre as pequenas e médias empresas que desejavam ter seu e-commerce.

Destaques da plataforma WooCommerce:

4° – Loja Integrada (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 47.029
Nota no Reclame Aqui:
8.2 de 10 – Ótimo (em 17.08.23)

Criada em 2012 a Loja Integrada é uma plataforma de e-commerce que foi adquirida em 2013 pelo grupo VTEX. Após a sua estreia em 2013 em apenas um ano já possuiam 60 mil lojas criadas

Ideal para pequenas e médias empresas devido a sua abordagem simplificada e recursos abrangentes.

Pode-se iniciar com uma versão gratuita com até 50 produtos e 5.000 visitas/mês. Essa versão é claro, tem recursos limitados a começar pelo meio de pagamento que só tem o Mercado Pago disponível.

Os planos pagos bem mais completos, vão de R$43 a R$191/mês

Destaques da Loja Integrada:

3° – Wix E-commerce (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 77.102
Nota no Reclame Aqui:
8.3 de 10 – Bom (em 09.10.24)

A Wix é uma plataforma de construção de sites israelense, reconhecida globalmente pela sua facilidade de uso e design atraente. Com uma abordagem “arrastar e soltar”.

No Brasil, segundo a Build With, são mais de 250 mil sites usando a plataforma. A Wix possibilita a criação de sites sem a necessidade de habilidades técnicas.

Além disso, a plataforma oferece diversas funcionalidades integradas, incluindo a automação de tarefas com inteligência artificial (IA) para otimização de SEO, criação automática de descrições de produtos e sugestões de design.

Destaques da Plataforma Wix

Esses recursos tornam a Wix E-commerce uma solução versátil e estável para empresas que buscam  criar ou expandir suar presença no comércio eletrônico

2° – Nuvemshop (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 89.802
Nota no Reclame Aqui:
8.4 de 10 – Ótimo (em 17.08.23)

A Nuvemshop é uma plataforma argentina, desenvolvida na Argentina e originalmente chamada de Tienda Nube. Quando chegou ao Brasil em 2011, passou a se chamar Nuvenshop e sempre focou no mercado de pequenos e médios e-commerces.

Assim como a Loja Integrada, é possível começar a usá-la gratuitamente com uma versão limitada caso o lojista opte por usar o meio de pagamento Nuvem Pago.

Possui 4 planos pagos que iniciam com R$ 59/mês e vão até R$249/mês. A plataforma oferece ainda um plano especial para lojas que vendem acima de 100 mil/mês mas o custo mensal é orçado caso a caso.

Destaques da plataforma Nuvenshop:

1° – Shopfy (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 127.247
Nota no Reclame Aqui: 
5.2 de 10 – Ruim (em 17.08.23)

A Shopfy é uma empresa canadense fundada em 2004, relativamente nova no Brasil em relação as outras plataformas, mas que ganhou uma legião adeptos de forma muito acelerada.

A Shopfy é atualmente a plataforma mais usada nos EUA com 28% do mercado segundo o site Statista  o que talvez explique um pouco desse grande e rápido sucesso.

Apesar de sua enorme variedade de recursos é conhecida por sua simplicidade e facilidade de uso.

Possui 3 planos cobrados em dólar que iniciam com U$ 19/mês no plano Basic e $399 no plano Advanced.

Possui uma avaliação gratuita de 3 dias e depois passa a cobrar U$ 1 por mês durante o período de 1 mês no plano Basic, e 3 meses nos outros planos antes de cobrar o valor normal do plano.

Destaques da Plataforma Shopfy

 

 

 

 

 

 

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