Quando o assunto é plataforma de e-commerce, o sistema Magento é apontado como uma das mais soluções mais completas do mercado, além de ser a mais usada no mundo. Por ser open source, o Magento é extremamente flexível e personalizável, permitindo criar uma loja virtual com identidade exclusiva.
Outra vantagem disparada do Magento em relação a outras plataformas são os recursos avançados de SEO, que facilitam a indexação nos buscadores e geram tráfego orgânico ao site.
A fim de melhorar o SEO de e-commmerces que usam Magento e trazer mais conversões para as lojas, a Trezo criou um guia com cinco dicas imperdíveis de SEO. Confira o passo a passo e um infográfico na sequência:
1 – Configuração de URL: Na aba Sistemas vá em Configuração -> Web -> SEO.
a) Nesse local mude o item “usar URL amigável” para SIM, pois assim você estará removendo o index.php das URLs.
b) Em Opções URL, altere “Incluir código da loja nas URLs” para o modo NÃO, pois impedirá que o código seja adicionado a URLs.
2 – No cabeçalho: entre em Sistema -> Configuração -> Visual -> Cabeçalho html.
a) Mude os robots “Robots Padrão” para “Index, Follow”. Isso permite que os motores de busca indexem seu website.
b) Adicione o nome da sua loja no campo “Sufixo do título”. Isso fará com que seu nome apareça em todos os títulos da página.
c) Preencha os campos “Título Padrão” e “Descrição Padrão”. Isso garantirá que nenhuma página tenha informações em branco.
d) Adicione “Webmasters Tools Verification Tag” no campo “Outros Scripts”.
3 – Evitando a duplicidade: Entre em Sistema -> Configuração -> Catálogo -> SEO.
a) Altere o item “Inserir categoria nas URLs dos produtos” para NÃO, pois ajudará a evitar URLs duplicadas.
b) Após, altere “Canonical link meta tag” para SIM, pois impede que o Magento gere conteúdo duplicado caso você mostre o mesmo produto em várias categorias do seu site.
4 – Gerenciando categorias: Vá em Cátalogo -> Gerenciar Categorias (em todas as categorias):
a) Em Descrição da Página escreva descrições interessantes e precisas de cada produto, categoria e página. Isso permitirá que os motores de busca encontrem seu site com mais precisão.
b) Em Nome da URL crie uma chave de URL para cada URL de sua loja virtual. Isso deixará a URL mais curta e útil para os motores de busca.
c) Em Título da Página, mantenha o campo vazio para usar o nome da categoria no lugar.
5) Google Sitemap: Entre em Sistema -> Configuração -> Catálogo -> Google Sitemap.
a) Em Opções de Geração opte por permitir local e geração de mapa e mude a frenquência de acordo com as suas preferências.
b) Após, altere Habilitado para SIM e digite o código de acompanhamento do Google Analytics (DA – XXXX- X) para conectar o seu site a conta do Analytics.