SEO ou Links Patrocinados? As duas coisas. Na hora de definir uma estratégia, muitos têm que optar, no começo de um negócio a verba é normalmente escassa e pode ser necessário escolher apenas um tipo de especialista, sem possibilidades para investir em tudo. Porém, lembramos que SEO hoje é básico. Qualquer site deve ser desenvolvido com otimização para os sites de busca desde o início. A desvantagem da falta de SEO em uma loja virtual, por exemplo, é enorme.
O ideal é que todas técnicas de SEO sejam combinadas com os Links Patrocinados. O SEO contribui bastante com os links patrocinados quando se leva em consideração o Índice de Qualidade, determinante para definir as posições em resultados de busca. URLs amigáveis e um conteúdo bem trabalhado na otimização aumentam a relevância dos sites. O Google e os sites de busca em geral procuram por qualidade nos resultados.
Importante lembrar: o SEO é também deve ser trabalhado diariamente e não só no momento do desenvolvimento, conteúdo indexável (relevante) deve ser gerado constantemente, a ideia do Blog corporativo com conteúdo adequado e focado é muito bem vista e pode turbinar os resultados de uma busca.
Os resultados apresentados mostram que as ferramentas se complementam. Em nenhuma métrica ou situação podemos notar qualquer tipo de conflito entre as técnicas.