Você quer fazer as mídias sociais funcionarem? Que tal uma pitada de Storytelling?
Nós temos muitas ferramentas para nos ajudar a coletar diversos contatos em nossas redes sociais favoritas. Elas podem ser realmente úteis para qualquer um – especialmente os pequenos empresários, freelancers e empreendedores individuais.
Mas colecionar contatos não é realmente a questão, não se você quiser causar impacto em seu nicho. As mídias sociais nos permite capturar contatos e seguidores, mas não vai nos conectar com essas pessoas até que comecemos a construir relacionamentos.
E os relacionamentos são o lugar onde a magia acontece.
Relacionamentos nos ajudam a conseguir clientes, aumentar nossos negócios e, levar as nossas grandes ideias para um estágio ainda maior. A história que contamos é importante para isso.
Se você só coletar seguidores ou falsos amigos, mas não se conectar a eles, você não vai conseguir interação ou engajamento. E você certamente não vai enraizar seus clientes.
Uma história faz com que a mensagem toque as pessoas. É isso mesmo: um elemento importante para cultivar relacionamentos, especialmente através de meios de comunicação social. Esse é o storytelling.
Aqui está maneiras de como contar uma história através das mídias sociais que toque o seu público-alvo para que você possa se ??conectar.
Use seu perfil para contar a sua história
Não importa qual rede social que você usa, ela tem uma seção de biografia ou perfil. Use isso. Resumidamente informe aos usuários o que /quem você é – e que tipo de conteúdo eles podem esperar de você se eles quiserem se aproximar de você.
O perfil é muitas vezes o primeiro ponto de contato que um novo usuário tem com você.
Você pode definir as expectativas, usando o espaço com sabedoria para deixar sua história começar a desenhar uma conexão com o usuário.
Compartilhe conteúdo que promove a história
Depois de alguém ter começado a seguir você por conta da história que você contou em sua biografia, você precisa conectar a história com o conteúdo que você compartilha em seus canais sociais.
Por isso, não se esqueça de compartilhar conteúdo que envolve o seu leitor em um nível emocional. Contar histórias é falar sobre emoção.
Crie conteúdo – posts, vídeos, podcasts, que permitam que seu objetivo seja alcançado através de histórias carregadas de emoção. Não é apenas sobre os fatos que você deseja compartilhar. É também sobre a maneira como você faz o seu leitor se sentir.
Por exemplo, se você escrever um post no blog sobre um problema de seu público e você humanizá-lo falando sobre um momento em que você teve o mesmo problema e o que você fez para resolvê-lo, então você aproveita as emoções.
Relembre os leitores da frustração, irritação, dor de cabeça e a dor desta questão. E mostre como tudo o que pode ser uma coisa do passado, com sua solução ou abordagem.
Quanto mais histórias você contar que inspiram ou que mostrem como compreende a dor de seu cliente, mais oportunidades você tem que criar para eles.
Mesmo quando você estiver contando a sua história, lembre-se do seu leitor
Contar sua própria história pode ser uma maneira poderosa de se conectar via mídias sociais. Você pode usar a sua história para permitir que o leitor veja que vocês 2 têm algo em comum.
Mas tome cuidado para não transformar tudo em um monólogo. Claro, você está compartilhando sua história, mas faça isso no contexto das necessidades de seu leitor.
Você pode fazer isso, mostrando ao seu leitor como sua história é relevante para seu problema ou dor.
Você pode fazer isso mostrando ao seu leitor de que o que você tem a dizer é realmente sobre o momento que ele está lidando agora.
Storytelling não é sobre ser um escritor
A ideia de contar histórias nas mídias sociais pode ser intimidante, mas não deixe que seja. Lembre-se, nem todo mundo é um escritor nas mídias sociais para criar histórias.
Fazer storytelling não é sobre ganhar um prêmio literário.
É sobre a conexão com seus seguidores, amigos e círculos em um nível emocional. Conecte-se em um nível emocional, e você vai ter uma conversa mais profunda e mais significativa nas mídias sociais.
Texto publicado no Excited.com.br.