Vamos começar a repensar todas aquelas newsletters que você manda? Algumas réguas de relacionamento podem ajudar no engajamento

Bom, não é novidade que trabalhar o relacionamento com seus clientes vai reduzir seu custo de aquisição e aumentar seus resultados com mais facilidade. Também não é novidade que você precisa melhorar o engajamento dos contatos.

Certo, mas eu não vim aqui falar de novidade mesmo, quero falar sobre consistência.

Relacionamento é consistência. Não adianta fazer uma ação de e-mail marketing ou postar ofertas toda semana nas redes sociais sem mostrar que está disponível para o cliente com bom atendimento, entrega rápida ou outras vantagens que trazem proximidade. É preciso mostrar que está lá para quando ele precisar. E mais, é preciso saber o que ele precisa.

Para isso, você tem tudo na mão, só precisa estruturar os dados que estão dormindo na plataforma e saber usá-los. Então, vamos começar a repensar todas aquelas newsletters que você manda, mas não sabe se realmente trazem o retorno que podem gerar?

Dicas de engajamento com newsletter

Se você já tem um fluxo de disparos, é hora de otimizar esse canal. Se você ainda não tem, comece rápido. Levante os dados dos clientes e programe uma comunicação, no mínimo, semanal.

Com o tempo, é possível entender o comportamento de cada um deles e separá-los por interesse, por exemplo. “Interessados na categoria X” ou “Interessados na categoria Y”. Com os dados organizados, é mais fácil criar disparos específicos apenas para quem se interessa por aquele tipo de produto.

Outro uso importante dos dados que você tem é criar réguas de relacionamento automatizadas. Oferecer produtos recém inseridos na plataforma ou enviar um cupom no aniversário do cliente. São exemplos básicos que levantam o ROI de qualquer estratégia. 

Que tal mandar um e-mail com produtos similares após uma compra?

Apesar do e-mail oferecer mais capilaridade, todas essas ações também podem também ser pensadas para impactar clientes que visitaram sua loja, usando o remarketing das redes sociais.

Réguas de Relacionamento para engajar sua base de e-mails

Confira 5 exemplos de réguas de relacionamento que você pode aplicar na sua estratégia para melhorar o relacionamento com seus clientes:

1- Régua de boas vindas (novo cadastro)

E-mail de boas vindas > E-mail de apresentação das categorias > E-mail com cupom especial

2- Fluxo de Pós-compra

Informações sobre entrega > Opinião sobre o produto > Produtos complementares

3- Relacionamento

Novos produtos cadastrados > Aniversário > Datas comemorativas

4- Recuperação de inativos

Sentimos sua falta com cupom ou conteúdo relevante

5- Fluxo de Abandono de Site

Abandono de carrinho > Abandono de página de produto ou de categoria

Como re-engajar a base de clientes

Com disparos frequentes e uma tática constante de relacionamento por e-mail, é hora de conhecer a parte da base que se chama: não engajada. Aqueles que não abrem e-mails ou não clicam em nada.

Bem, nem tudo está perdido, utilizando as ferramentas certas, ações específicas e programadas para esses contatos como cupom de desconto especial para voltar à loja ou conteúdos relevantes podem recuperar boa parte dessa lista.

Uma régua de relacionamento específica para esses contatos é importante. Seja entregar um conteúdo relevante ou oferecer um cupom exclusivo, mostre a eles o quanto são importantes e que a empresa se preocupa em tê-los próximos. Eles querem se sentir especiais.

Por isso, digo que o segredo está em como você trabalha com os dados que os clientes geram. Todas as interações geram dados, eles podem te passar informações valiosas sobre como abordar seu público e sobre seus interesses. Porém, é preciso inteligência e análise constante para prever essas oportunidades e aproveitá-las.

Recentemente, em uma ação específica para recuperação de contatos inativos na base de um cliente da agência, tivemos o resultado resumido no gráfico abaixo:

Engajamento de base inativa

Engajamento de base inativa

A ação se baseou em análise dos contatos, classificação dos dados, limpeza de e-mails inexistentes e um planejamento de 3 meses para recuperar clientes que não interagiam com e-mail marketing há mais de 6 meses.

Foi o início de um planejamento maior, que teve como resultado aumentar em 4x as conversões geradas por esse canal.

Então, mãos à obra, organize suas fontes de dados e comece a trabalhar com consistência nas comunicações para melhorar o relacionamento, mantenha a frequência e fique de olho na qualidade do conteúdo que entrega. Os clientes agradecem e suas vendas também.

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Author

Head de Marketing Digital da Agência Saatis. Empreendedor. Professor. Apaixonado por análise de dados.

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