Ícone do site Profissional de Ecommerce

Registro de marca: INPI muda para melhorar procedimentos e incentivar inovação


Registro de MarcaRegistro de marca e patente: 
Se você está começando um negócio (virtual ou não), cedo ou tarde vai precisar se preocupar com isso, sendo assim é importante ficar ligado. INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial, lançou nesta terça-feira, 19/3 seu sistema online para depósito de patentes.
O e-Patentes (Não funcionou no Google Chrome, apenas no Firefox) promete automatizar e simplificar todo o processo de registros de patentes do instituto. A meta é chegar até o final de 2014 com uma capacidade de 50 mil patentes ao ano.

“Quando você faz o preenchimento dos formulários eletrônicos, o formulário critica o que está sendo preenchido e os erros que a máquina consegue identificar são evitados já na hora do preenchimento. Além disso, como o formulário é transmitido por via eletrônica, não tem manuseio, não tem que digitalizar. Então, não tem extravio, não tem perda de informação na digitalização. Produz uma entrada de dados para o Inpi muito mais simples, ágil, limpa e livre de erros. Isso agiliza o exame”
Jorge Ávila, Presidente do INPI esta manhã no Congresso do INPI, no Rio de Janeiro.

Além do e-Patentes, outra novidade foi anunciada, o Cartão BNDES:

“Esperamos que o Cartão BNDES contribua para o aumento do número de pedidos de registro de propriedade industrial e fortaleça a inovação”
Maurício dos Santos Neves, representante do BNDES.

O cartão visa facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas aos serviços de propriedade intelectual, como registro de marca e patentes (Veja mais detalhes com requisitos de cadastro e taxas para o Cartão BNDES).
Leia mais sobre o assunto:
Conheça a Cartilha em PDF do INPI com todas as normas em quase 900 páginas…
No site do INPIINPI quer elevar o país à excelência na área da propriedade industrial
Convergência Digital:  e-Patentes: ferramenta para agilizar a inovação brasileira

Sair da versão mobile