O SEO continua sendo uma das melhores formas de dar visibilidade relevante à sua loja virtual e gerar negócios na internet. Segundo o Advanced Web Ranking 2014, a primeira página de resultados orgânicos nos mecanismos de busca como o Google recebe 71,33% dos cliques, sendo que os cinco primeiros resultados listados concentram 67,6% dessas interações e quem está no topo da lista leva 36,4% dessa fatia.
Isso significa que, quanto melhor posicionada no Google sua loja virtual estiver, mais interações ela receberá. E o que o aumento de cliques significa para você? Qual a importância do SEO para o crescimento do seu negócio? GRANDE.
1. Aumento de tráfego
A diferença de cliques entre o primeiro e o último resultado na primeira página de busca orgânica é de 34,2% de cliques (dados do AWR 2014), ou seja, seu posicionamento nos resultados é essencial para que você gere tráfego para a sua loja virtual e, consequentemente, visibilidade para a sua marca e produtos.
2. Maior alcance
A internet se tornou o lugar perfeito para fazer negócios pelo alcance que confere a qualquer inciativa, superando barreiras geográficas. Mas de nada adianta se você não tiver um bom posicionamento nos mecanismos de busca, já que você se torna praticamente invisível à medida que sai da primeira página de resultados.
Ou seja, investindo em SEO, você garante que os seus produtos sejam vistos por um número cada vez maior de pessoas, atingindo públicos que jamais teriam conhecimento da sua marca sem o auxílio dessa estratégia.
3. Geração de tráfego mais qualificado
De nada adianta ter mil visitas diárias na sua loja virtual se a sua taxa de conversão é irrisória. O que você precisa é atrair pessoas que realmente estejam dispostas a comprar, e isso é perfeitamente possível identificando as palavras-chave certas e otimizando suas páginas para os mecanismos de busca.
Por mais que o fluxo de visitantes diminua, você percebe um incremento significativo no número de conversões.
4. Links externos que asseguram sua relevância
Um dos maiores erros de SEO no e-commerce é pensar que se está sozinho. Existem diversos sites de comparação de preços (como o Buscapé), reunião de ofertas e bônus, e você deve se valer do seu SEO para ser indexado por esses sites.
Através disso, será possível obter links externos que direcionam para suas páginas de produtos e geram ainda mais tráfego e vendas para você. Além de aumentar sua visibilidade para o público desses sites, você ainda aumenta sua relevância para os mecanismos de busca, que consideram links externos como prova do seu valor.
5. Aumento das vendas
Se o SEO é responsável pelo aumento de tráfego, da visibilidade e do alcance da sua loja virtual, fica óbvio que ele impacta diretamente nas vendas.
Segundo um estudo da Conversion, ele é o principal canal de vendas do e-commerce, responsável por 26% do faturamento, seguido por estratégias de e-mail marketing (16%) e SEM (Search Engine Marketing) (15%).
Guia de otimização SEO para lojas virtuais
Este guia vai te levar pelos tópicos mais importantes da SEO e demonstrar como é possível otimizar a sua loja virtual. O marketing de busca hoje é uma das maneiras mais poderosas de atrair novos clientes qualificados para seu negócio sem um investimento alto com publicidade.
Você precisa estar preparado para o público certo te encontrar, e conhecer SEO vai te ajudar à economizar muito dinheiro.