Ícone do site Profissional de Ecommerce

Quanto é uma boa taxa de conversão?

Quanto é uma boa taxa de conversão?

Qual é a taxa de conversão do seu negócio? Será que ela é uma boa taxa? Saiba a resposta

Se alguém respondesse para você qual é uma boa taxa de conversão, o que você faria com essa informação? Será que você pode responder a essa pergunta?

Vamos dizer que uma boa taxa de conversão seja de 2%, 5% ou 10% – e agora? O que você vai fazer de diferente?

Se você ver que o seu caso já é uma boa taxa, você vai sentar e relaxar? Se for uma porcaria, vai trabalhar mais? Mas, você tem que trabalhar mais, não importa o motivo.

As taxas de conversão são algo totalmente contextual

A taxa de um site que vende 10 mil reais em diamantes, versus a taxa de um site que vende 2 reais em bugigangas vai ser muito diferente. O contexto é algo que importa.

Mesmo se você comparar a conversão de sites no mesmo mercado, ainda não é a mesma coisa.

Sites diferentes têm diferentes fontes de tráfego (e a qualidade da fonte faz toda a diferença), volumes de tráfego diferentes e percepção da marca totalmente diferente.

A maioria dos sites de comércio eletrônico competem com a Amazon de um jeito ou de outro. Então, quem sabe as estatísticas de conversão da Amazon ajudam você de algum jeito?

Membros da Amazon Prime convertem a 74%. Isso é um sinal de um relacionamento forte com o cliente. Os membros nã-prime convertem a 13%. Agora, o que você vai fazer de diferente? Provavelmente, nada.

Aqui está a resposta certa para sua pergunta

A única e verdadeira resposta para “qual é uma boa taxa de conversão?”, é essa: uma boa taxa de conversão é melhor do que a que você teve no mês passado.

Você está melhorando em cima de suas próprias taxas e em cima de seu próprio benchmark.

A taxa de conversão de outros sites não devem ter nenhum impacto sobre o que você faz, uma vez que não é algo que você controla. Mas você controla a sua conversão.

Trabalhe duro para melhorá-la em todos os segmentos e seja capaz de adquirir clientes mais baratos no seu processo.

E pare de se preocupar com o que é uma boa taxa de conversão. Trabalhe para melhorar o que você tem mensalmente.

Este artigo foi adaptado do original, “What’s a Good Conversion Rate?”, do ConversionXL. Publicado anteriormente no Jornal do Empreendedor.

Leia também:

Dobre sua taxa de conversão com essas 11 táticas

Sair da versão mobile