Qual é a taxa de conversão do seu negócio? Será que ela é uma boa taxa? Saiba a resposta
Se alguém respondesse para você qual é uma boa taxa de conversão, o que você faria com essa informação? Será que você pode responder a essa pergunta?
Vamos dizer que uma boa taxa de conversão seja de 2%, 5% ou 10% – e agora? O que você vai fazer de diferente?
Se você ver que o seu caso já é uma boa taxa, você vai sentar e relaxar? Se for uma porcaria, vai trabalhar mais? Mas, você tem que trabalhar mais, não importa o motivo.
As taxas de conversão são algo totalmente contextual
A taxa de um site que vende 10 mil reais em diamantes, versus a taxa de um site que vende 2 reais em bugigangas vai ser muito diferente. O contexto é algo que importa.
Mesmo se você comparar a conversão de sites no mesmo mercado, ainda não é a mesma coisa.
Sites diferentes têm diferentes fontes de tráfego (e a qualidade da fonte faz toda a diferença), volumes de tráfego diferentes e percepção da marca totalmente diferente.
A maioria dos sites de comércio eletrônico competem com a Amazon de um jeito ou de outro. Então, quem sabe as estatísticas de conversão da Amazon ajudam você de algum jeito?
Membros da Amazon Prime convertem a 74%. Isso é um sinal de um relacionamento forte com o cliente. Os membros nã-prime convertem a 13%. Agora, o que você vai fazer de diferente? Provavelmente, nada.
Aqui está a resposta certa para sua pergunta
A única e verdadeira resposta para “qual é uma boa taxa de conversão?”, é essa: uma boa taxa de conversão é melhor do que a que você teve no mês passado.
Você está melhorando em cima de suas próprias taxas e em cima de seu próprio benchmark.
A taxa de conversão de outros sites não devem ter nenhum impacto sobre o que você faz, uma vez que não é algo que você controla. Mas você controla a sua conversão.
Trabalhe duro para melhorá-la em todos os segmentos e seja capaz de adquirir clientes mais baratos no seu processo.
E pare de se preocupar com o que é uma boa taxa de conversão. Trabalhe para melhorar o que você tem mensalmente.
Este artigo foi adaptado do original, “What’s a Good Conversion Rate?”, do ConversionXL. Publicado anteriormente no Jornal do Empreendedor.
Leia também: