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Qual pesquisa aplicar?

Para qualquer Plano de Negócios você precisará de Pesquisas de Mercado. Conhecer um nicho de mercado consumidor, concorrentes, demandas, cobertura, tendências, oportunidades ou mesmo depois em suas estratégias de marketing. Sendo assim, temos que entender o mínimo de como, o que pesquisar e principalmente qual pesquisa aplicar.
Pesquisa de mercado - Como fazer?
Pesquisas podem ser classificadas em dados secundários e primários, tanto quantitativas como qualitativas, além da frequência de aplicação (contínuas ou esporádicas):
Pesquisas primárias: específicas, realizadas por empresas com finalidades restritas ao escopo.
Pesquisas secundárias: abrangentes, realizadas por setor de atividade. Geralmente são feitas pelo governo (através do IBGE) ou por entidades de classe como o SEBRAE.
Métodos
Qualitativo: de natureza exploratória e interpretativa, geralmente não possui rigor estatístico.
Quantitativo: um processo estatístico, segue critérios matemáticos rígidos.
Frequência
Contínua: dados de mercado continuamente monitorados, como a e-bit faz anualmente pelo Webshoppers.
Ad hoc ou esporádicas: responde questões específicas.
Cíclica: realizadas a cada determinado período de tempo.
Mas qual pesquisa aplicar?
A escolha vai variar de acordo com seus objetivos. Outros fatores pesam: tipo de público-alvo, prazo e orçamento disponível.
Em uma pesquisa qualitativa, a ideia é conhecer a percepção de clientes sem transformá-los em simples estatísticas. Use no caso de seu interesse por avaliações subjetivas, a finalidade é detectar percepções sobre produtos ou serviços. Aqui você vai identificar comportamentos e tendências. Os principais métodos de pesquisa qualitativa são:
Grupos de enfoque: discussão em grupo acompanhada de um moderador.
Entrevistas em profundidade: entrevistas pessoais.
Consumidor oculto: profissional que experimenta produtos passando-se por um consumidor.
Teste clínico: entrevista com o consumidor após a experimentação de um produto ou serviço.
Para pesquisas quantitativas, o objetivo será o levantamento de indicadores numéricos de mercado. Aqui entram os critérios matemáticos que citei: amostragem, margem de erro, estimativa, desvio padrão e outros.
Fonte: SEBRAE

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