“As pessoas não compram produtos por causa do valor real dos produtos – elas compram produtos porque seu preço corresponde ao valor percebido do produto.”
A psicologia por trás de nossas percepções pode nos indicar alguns fatores, observando tendências, práticas de marketing e atitudes de diferentes gerações, entre outros.
Um dos fatores que influencia a nossa percepção de valor é a exclusividade, muito usada pelo segmento de produtos de luxo. Ao longo da história houve alterações na disponibilidade de alguns produtos, que passaram de muito abundantes a escassos.
Nos Estados Unidos da América, no séc. XVII, a lagosta era servida como alimento de presídio e da criadagem por ser abundante. No séc. XX a sobre pesca transforma a lagosta num alimento escasso e este passa a ser servido a classes superiores, associado a cozinha refinada.
Esta mudança de percepção de valor fez com que o preço aumentasse ao longo dos tempos de $0,24/kg para $17,49/kg.
O preço é um outro fator que influencia a nossa percepção de um produto. Um exemplo estudado é a possibilidade de transformar a percepção sobre um vinho apenas por informar que é mais caro.
Uma vez que o preço influencia positivamente percepções de qualidade e, inversamente, influencia percepções de valor, os vendedores de produtos banais usam história, estória, exclusividade e escassez implícita para mudar nossa Percepção de Valor.
A Vouchercloud criou este infográfico com o intuito de apresentar a psicologia por trás de nossas percepções.
Infográfico Percepção de Valor
Percepção de Valor – Um infográfico pela equipe do Vouchercloud.