A internet se tornou um ótimo lugar para você abrir seu próprio negócio e fazer dinheiro. Com o decorrer dos anos, o ambiente virtual deixou de estar voltado somente à informação e à diversão e passou a ser um meio lucrativo, dando origem a um mercado crescente de lojas virtuais.
Para gerenciar uma loja virtual não basta apenas fornecer bons produtos/serviços, criar uma estratégia eficiente de marketing e ter entregas rápidas, é necessário possuir também, um bom SAC.
É totalmente desconfortável quando o cliente tenta entrar em contato, seja para fazer uma reclamação, tirar dúvidas sobre produtos, ter mais informações do seu pedido ou até mesmo parabenizar por algo em sua loja, e não consegue. Além de ser desconfortável, pode ser letal para seu negócio.

Por isso, preparamos este post que trata sobre a importância do SAC para o e-commerce.

A satisfação do cliente, gera novos clientes

Um SAC de qualidade é um dos fatores mais eficazes para aumentar o número de clientes satisfeitos. Durante a compra, algumas perguntas são frequentes, como por exemplo, o tempo de entrega estimado e as formas de pagamento.
Portanto, fique atento e mantenha uma boa linha de comunicação com o consumidor, para que ele sinta sua empresa preocupada e disposta a ajudá-lo. Essa pequena ação ajuda a criar uma boa imagem da marca.

Se você acha que a venda acaba no pagamento, você está enganado

O pós-venda é um momento fundamental, o cliente comprou e recebeu o produto, porém, ele pode ter tido algum problema com o produto, e muitas empresas negam ou dificultam o contato com o cliente após a compra.
Não manter contato com o cliente, é um erro. A pessoa que já comprou, tem grandes chances de comprar novamente e tornar-se um consumidor frequente. Portanto, ofereça um excelente atendimento do início ao fim.
Da mesma forma que uma má experiência após o fechamento do negócio pode ser bastante depreciativo, pois esta pessoa certamente não ficará calada. Com certeza ela comentará com as pessoas mais próximas, eventualmente divulgará nas redes sociais e muito provavelmente fará uma reclamação formal em sites como o ReclameAqui.

A importância das redes sociais

É muito eficiente ter uma página no Facebook ou Twitter para receber mensagens dos consumidores em tempo real. As mídias sociais tem muito mais poder do que você imagina.
Por exemplo: um produto está em falta no mercado e só seu e-commerce tem. Ao ser divulgado nas redes sociais, o produto pode ser compartilhado por inúmeras pessoas e essa ação pode resultar em um alto índice de vendas.
As redes sociais são um ótimo meio de relacionamento e de conquista de novos clientes, mas é preciso ficar atento, reclamações também geram uma grande repercussão e podem manchar a reputação da empresa rapidamente.
Quando o cliente reclama de um produto ou serviço e recebe uma resposta da loja querendo saber como pode resolver o problema, o cliente deixa a irritação de lado e percebe que a empresa se importa com ele. Com isso, a situação é revertida e torna-se um fator positivo.
Dica: fique atento, monitorando as redes sociais, pois quando esse trabalho é feito da maneira correta, torna-se um instrumento poderoso para os seus negócios.

Saiba como responder perguntas frequentes

Telefone, e-mail, FAQs (frequently asked questions) são formas bem eficientes, que não devem ser esquecidas. Mesmo sem possuir uma loja física, esses recursos são importantes para resolver situações mais sérias, como clientes insatisfeitos que procuraram o “Reclame Aqui” ou “Procon”.
Sempre existe aquela dúvida que insiste em aparecer durante uma transação na internet. Saber quais são as questões mais frequentes e esclarecê-las de forma rápida, evita a desistência do consumidor, facilitando e potencializando o processo de compra.
A seção de perguntas e respostas frequentes mostra o interesse da empresa em auxiliar seus clientes. Procure manter a seção de perguntas sempre atualizada e de acordo com as dúvidas frequentes dos clientes. O SAC é muito mais que uma ferramenta de atendimento telefônico, ele pode ser a porta de entrada para gerar um número maior de vendas.
Ofereça aos clientes um atendimento qualificado, tire dúvidas e seja prestativo, tais atitudes deixam os clientes satisfeitos e com isso, eles acabam recomendando sua empresa para outras pessoas.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários, será um prazer interagir com você! Este texto foi publicado anteriormente no Blog da DDS.

Author

Estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Metodista de São Paulo, atuo como estagiária de marketing na empresa DDS, uma provedora de soluções de alto valor agregado em tecnologia para contact centers e PMEs. Apaixonada por todos os meios de comunicação.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.