Ícone do site Profissional de Ecommerce

Onde um jogo de pôquer pode ajudar um e-commerce?

Onde um jogo de pôquer pode ajudar um e-commerce? Não, não estamos falando de um e-commerce de pôquer. O Blog da Dotstore  retirou um trecho muito interessante do best-seller “Satisfação Garantida”, de Tony Hsieh, CEO da Zappos.  Entre elas, uma comparação entre o pôquer e o mundo dos negócios. Isso mesmo! Uma análise desenvolvida por Hsieh, que extrai das técnicas do pôquer valiosas dicas para aplicação ao seu e-commerce. Veja:

“A escolha da mesa é a decisão mais importante que se pode tomar”.

Assim como escolher a mesa certa para jogar, estabelecer em qual segmento apostar no e-commerce é o que determinará seu caminho ao sucesso. Por isso, estude o mercado e analise seus potenciais; assim seus investimentos serão aplicados corretamente.

“Certifique-se que seu cacife é grande o suficiente para o jogo que você está fazendo e para os riscos”.

Em outras palavras, traduzido para o e-commerce, não prometa o que sua loja não pode cumprir. Isso em termos de produtos, inovações e, principalmente, logística.

“Não entre em jogadas que você não entenda, mesmo se vir muitas pessoas ganhando dinheiro com elas”.

Esse aspecto é muito interessante, pois ao ver projetos de sucesso, sempre há quem deseje imitá-las. Contudo, tenha o cuidado de estudar a necessidade e a preferência de seus consumidores antes de imitar ações.

“Não trapaceie. Trapaceiros nunca ganham em longo prazo”.

A transparência e a veracidade são essenciais para quem trabalha com público, ainda mais via internet. Sendo assim, faça dessas qualidades o princípio de seu negócio. Você só tem a ganhar!

“Diferencie-se. Faça o contrário do que o resto da mesa está fazendo”.

Encontrar a necessidade de seu público antes dos concorrentes significa conquistar a preferência dos consumidores. Nesse sentido, procure diferenciar-se dos demais e ampliar o desejo de consumo de seus potenciais clientes.

“Eduque-se. Leia livros e aprenda com os outros que o fizeram antes”.

Contar com a experiência sempre lhe auxiliará a ter uma nova visão sobre seu próprio negócio. Por isso, procure informar-se, a web, assim como os livros, periódicos e cursos, são oceanos de conteúdo que devem ser aproveitados para o crescimento de sua empresa. Atualize-se!

“Não seja convencido. Não seja exibido. Há sempre alguém melhor que você”.

Não veja seu negócio como o único, o superior. O mercado virtual recebe dia após dia, empreendedores interessados em conquistar espaço e vencer; sendo assim, faça seu trabalho com humildade, esteja disposto a aprender, a ouvir seus consumidores, a se aproximar dos clientes, dos sócios e dos parceiros.

Por fim, é importante destacar que, segundo Hsieh, o maior aprendizado do pôquer é focar no que é melhor em longo prazo. Ou seja, nos negócios, suas ações devem objetivar o sucesso de sua empresa e isso requer uma caminhada árdua, degrau por degrau. Sucesso!

Sair da versão mobile