Sempre que pensamos em melhorar os resultados do nosso negócio, independente do modelo que seja, é fundamental avaliarmos as estratégias, processos e ações que tomamos ao longo do nosso dia-dia.
Como agência de e-commerce e atender diversas lojas virtuais em projetos de marketing digital, começamos a notar uma diferença enorme entre aqueles e-commerces que demonstravam um tremendo resultado e outros que não.
E desta forma veio alguns questionamentos, porque uma determinada empresa gera tanto resultado no digital e outras não?
A resposta é simples, os e-commerces que mais geram resultados possuem um excelente processo de marketing digital, ou seja, existem pilares que estes e-commerces de sucesso trabalham de forma eficiente.
Neste conteúdo vou trazer alguns dados de mercado e ao mesmo tempo, vou expor nossa visão sobre trabalhar esses 3 pilares que consideramos fundamentais para que o seu e-commerce continue crescendo e vendendo cada vez mais.
Crescimento do E-commerce ao redor do mundo
Todo ano costumamos acompanhar as pesquisas e tendências lançadas pela e-bit, onde conseguimos avaliar desde o desempenho de vendas, crescimento de ticket médio e alguns dos desafios no setor.
O mais impressionante é que o Brasil obteve um excelente crescimento, na qual você poderá ver abaixo:
Segundo a pesquisa tivemos um crescimento de 17,9%, isso prova quantas oportunidades temos para explorar no segmento.
Uma outra informação muito importante é o crescimento das vendas através do m-commerce, no relatório podemos checar as 5 principais categorias que tiveram destaque.
Crescimento dos pedidos através do m-commerce ao longo do tempo:
Fica nítido para qualquer gestor que investir em experiência do usuário, é fundamental para que você consiga elevar sua taxa de conversão.
Porém, voltando ao ponto inicial separei 3 pilares que consideramos muito importante para que você consiga ter cada vez mais sucesso em seu e-commerce.
- Tráfego
- Experiência
- Fidelização
Tráfego
Se formos avaliar o desempenho das marcas a uns 8 anos atrás, fica evidente que o maior esforço nas ações de marketing digital na época, eram sempre eram direcionadas em ações de fundo de funil, tais como google ads por exemplo.
Hoje devido ao volume de players entrando em vários nichos, gerar um bom tráfego através do google ads tem se tornado desafiador, visto que quanto mais players anunciando, maior será o CPC e consequentemente o CPA.
Ok, mas como podemos aumentar as vendas de maneira mais inteligente e que gere um custo menor?
A resposta correta é diversificando canais, quanto mais canais você possuir, maior é probabilidade de venda e também um menor custo dependendo do canal escolhido.
Tipos de canais de aquisição
- Mídia paga (Geralmente: Google Ads, Display, Facebook Ads, Instagram e Ads e mídia programática)
- Orgânico (Neste caso, uma boa estratégia de SEO pode ajudá-lo a ter um excelente resultado em suas vendas)
- Referência (Parceria com sites ou blogs que possuam audiência qualificada para o seu negócio)
- Remarketing (Excelente para estratégias de retenção)
OBS: Acima ressaltei os principais e mais comuns, porém existe a possibilidade de expandir através de outras mídias e até mesmo via marketing de afiliados.
Experiência
Avaliando os dados no setor, podemos notar que a experiência é fundamental para que sua empresa tenha um bom resultado em vendas, empresas que ainda não pensam na experiência do consumidor na versão mobile, ficará para trás e muitas vezes perderá boa parte dos pedidos.
Para você ter uma noção com o crescimento de vendas de smartphones, a maioria dos consumidores acabam por ter o seu primeiro contato com a marca através dos dispositivos móveis, sem contar que também há possibilidade de fechamento de pedido através deles.
Mapear a jornada do seu consumidor e propor melhorias, poderá ajudá-lo a ter uma taxa de conversão muito melhor, tenha certeza disso.
Uma outra dica em paralelo sobre este assunto é a importância de se trabalhar estratégias para elevar o seu ticket médio, um exemplo simples é este abaixo:
1- Oferta simples e direta sobre o produto, que neste caso é o Iphone
2- Produtos complementares ajudam no aumento do ticket médio, veja a sugestão abaixo:
Uma boa estratégia de produtos complementares além de melhorar a experiência do cliente, também pode gerar excelentes resultados em relação às receitas geradas no período.
Fidelização
É grande o volume de e-commerces de pequeno a médio porte que não criam estratégias de fidelização, isto porque estão sempre focados na aquisição de novos clientes.
De fato não há problema em permanecer captando tráfego qualificado e mais clientes para a loja, porém se você não possui nenhuma estratégia de fidelização, com certeza você está deixando dinheiro na mesa e a oportunidade de realizar vendas com um custo menor.
Recentemente aqui na Ciclo Digital, nós fizemos uma parceria com uma excelente ferramenta de ECRM, a Edrone.
De forma objetiva ela nos ajuda a trabalhar especificamente a base existente, dando a possibilidade de criarmos estratégias de retenção e fidelização, veja algumas das funcionalidades
- Recuperação de carrinho abandonado
- Programa de fidelidade
- Produtos visualizados
- Pós venda
- Lista de desejos
- Cross Selling
- Newsletter Dinâmica
- Newsletter por categoria
Estas são apenas algumas das funcionalidades, desta forma se você possuir uma boa estratégia, conseguirá colocar muita coisa em prática.
E qual resultado podemos esperar de ações de marketing voltada a fidelização?
O aumento do LTV (life time value) do seu negócio, gerando receita através da base existente.
Conclusão
Não há fórmula mágica para o sucesso, porém investir corretamente em cada pilar do processo de marketing e possuir estratégias eficientes faram com que você obtenha resultados excelentes.