Ícone do site Profissional de Ecommerce

Perfil do consumidor online: Quem compra na internet?

Qual o perfil do consumidor online? O crescimento do Comércio Eletrônico no cotidiano dos brasileiros e a grande participação dos mais jovens no segmento.

Já faz um tempo que a internet deixou de ser um lugar restrito, destinado apenas a jovens ou à classe A. Com o passar dos anos, a diversidade tornou-se uma característica marcante da web, que abriga homens e mulheres, jovens, adultos ou idosos, sem distinções entre faixa etária, gênero, etnia, classe social, religião, opção sexual ou qualquer outra.

A crescente presença de grupos distintos “obrigou” a internet a se preparar para absorver todo o tipo de conteúdo, de maneira que agradasse a todos. A diferença de interesses não se manifesta apenas no conteúdo, mas também em relação aos produtos escolhidos para a compra nos sites de e-commerce, que também tem crescido de maneira significativa nos últimos anos.
De acordo com dados divulgados pelo Ibope, o comércio eletrônico atraiu mais de 60% dos usuários brasileiros em agosto de 2013. Segundo o último estudo, o número de pessoas que utilizavam a internet já passava de 100 milhões. Esta pesquisa foi realizada por um novo grupo, o Ibope E-commerce, que pretende acompanhar o comportamento dos internautas em sites de comércio eletrônico, estudando com detalhes seu comportamento durante o processo de busca e de decisão de compra.
Neste mesmo período, as lojas virtuais obtiveram o maior tempo médio de visita, com 59 minutos, e os smartphones e tablets já representavam 65% e 34%, respectivamente, dos aparelhos utilizados para busca de informações sobre produtos e serviços do e-commerce brasileiro.
No primeiro semestre de 2013, os setores de cultura (26%), vestuário e calçados (15%) e informática (7%) se destacaram entre os itens mais procurados para a compra. O campo eletrônico obteve o maior índice de faturamento, com 23%.
Ainda segundo a pesquisa, os homens foram responsáveis por 51% das transações realizadas na internet. O Ibope ainda afirmou que, apesar do crescimento do poder de compra da classe C, as classes A e B ainda são maioria nas compras eletrônicas, com 64%. Focando na faixa etária dos consumidores, concluiu-se que 62% das pessoas que realizam compras pela web têm entre 15 e 34 anos.
Pode-se perceber que a faixa mais jovem ocupa um lugar bastante importante no e-commerce atual. De acordo com análise da ComScore, aproximadamente 80% dos adolescentes online na faixa dos 12 a 17 anos visitam sites de varejo e estão acostumados com tecnologia, funcionalidade e evolução.
Estes dados se configuram em uma grande oportunidade para os varejistas, que precisam desenvolver estratégias capazes de atrair a atenção dos compradores mais jovens, que estão acostumados com a tecnologia desde que nasceram. Para conquistar os adolescentes, as empresas podem, por exemplo, mostrar o preço dos produtos, já que este é um fator decisivo para a venda, principalmente porque este grupo geralmente não apresenta um poder de compra muito grande.
Leia também: Adolescentes no e-commerce: Um público-alvo promissor
Outra medida interessante é facilitar a busca, ordenando os produtos segundo preferências. Disponibilize também uma lista de desejos, fator que atrai o público com menos poder de compra, já que são escolhidos produtos que podem ser presenteados. Outros métodos também devem ser implementados, porém valem para todas as faixas etárias: check-out rápido, design chamativo, imagens de alta qualidade, entre outros.
Hoje em dia, além de tudo isso, é preciso estar atento aos movimentos das redes sociais, que formam uma parte importante da experiência de compra do adolescente no comércio eletrônico, procurando conteúdo e interatividade.
Em relação ao Facebook, por exemplo, a maioria dos usuários tem entre 18 e 25 anos. No Twitter, os mais adeptos estão na faixa dos 26 a 34 anos. No entanto, os usuários entre 16 e 32 anos, mais conhecidos como “millenials”, acessam as redes sociais pelo menos uma vez ao dia. O tempo gasto online diariamente por este grupo é de 23 minutos, em média.
A constante necessidade de estar atento a uma grande quantidade de coisas ao mesmo tempo construiu o imediatismo desta nova geração, que perde na capacidade de concentração. Se grande parte dos jovens não consegue ouvir sequer uma música até o final, como aguentará procurar muito tempo por um produto ou pela conclusão de sua compra?
É preciso acompanhar estas mudanças. Se a sua loja virtual ainda não se adaptou a elas, não perca mais tempo!

Sair da versão mobile