Omnichannel não é uma palavra nova para empresas de e-commerce, mas muitas ainda não a colocaram em prática ou não estão fazendo isso de forma assertiva.
Com isso, estão perdendo a oportunidade de estarem presentes em todos os canais de vendas nos quais o usuário deseja ou pode comprar.
Uma pesquisa recente da Social Miner aponta como o comportamento do consumidor mudou durante a pandemia, um dos pontos avaliados foram os canais preferidos pelo consumidor na hora de finalizar a compra, os sites continuam no topo da lista, com 72,2%, seguidos por aplicativos de e-commerce, 61,9%.
Mas o destaque aqui vai para a nova tendência: compras pelo WhatsApp, chegando à marca de 40,7%. Na sequência temos Facebook com 26% e Instagram, que teve uma representatividade de 28%.
Essas informações devem ser constantemente avaliadas e comprovam a importância da marca desenvolver uma estratégia para o omnichannel.
Esse processo pode envolver grandes desafios, tempo e investimento, mas os benefícios prometem ser maiores. Quanto mais canais as empresas cobrirem, mais possibilidades terão para fazer uma venda.
Por onde começo minha estratégia? Listamos algumas dicas para construir com sucesso uma estratégia omnichannel:
- Entender o ecossistema de e-commerce é sem dúvida o primeiro passo. Atualmente, os principais canais de vendas são lojas online, aplicativos próprios, marketplaces (como o Mercado Livre) e redes sociais.
- É essencial manter uma comunicação ativa e coerente em todas as plataformas em que a marca está presente. O consumidor espera uma resposta rápida e personalizada. Associado a isso, é necessário responder cordialmente e sempre se colocar no lugar do comprador.
- Redefinição de objetivos: com a incorporação de um novo canal de vendas, será fundamental priorizar as metas a ele associadas, além de não negligenciar as que já existem e que estão funcionando bem hoje.
- Priorizar a experiência de compra é um grande desafio para as empresas e está associado à redefinição dos objetivos de cada marca.
Não podemos oferecer algo em nossas redes sociais quando não temos estoque adequado ou compartilhar um valor diferente nas plataformas em que a marca está presente.
É por isso que ter uma voz unificada em todos os canais faz com que a marca pareça mais forte e mais coerente aos olhos do comprador. No momento em que vivemos, a experiência de compra determinará se o usuário comprará novamente ou não.
O omnichannel pode definir um novo rumo para qualquer empresa, porque se adapta rapidamente às flutuações no mercado digital.
Para as marcas, embora envolva esforço, tempo e investimento, também facilita a tarefa de se destacar no novo normal.
O que queremos dizer com isso? Toda empresa com uma estratégia omnichannel é constantemente desafiada a:
- Gerar uma experiência unificada em todos os seus canais de vendas.
- Promover flexibilidade e adaptação nas equipes: colocando todas as áreas da empresa em condições de se adaptar às mudanças e desafios que esse contexto propõe.
- Integrar canais online e offline, garantindo que eles transmitam a mesma experiência, qualidade de compra, serviço e satisfação.
Os consumidores estão constantemente navegando nas redes sociais para escolher um produto que provavelmente acabarão comprando na loja online.
Também em sua jornada, eles visitam os marketplaces para comparar produtos e, em seguida, escolhem o que mais gostam e o que melhor lhes convém: por preço, frete e prazo de entrega.
Aquele que tiver presente em todas essas buscas se destacam. E ser um negócio omnichannel pode ser o passo inicial para alcançar um boom nas sua vendas.